SE PREPARE PARA VISITAR PARIS
Paris é a capital da França e a cidade mais populosa do país. Além disso, quando pensamos em Paris não tem como não pensar em moda, arte, história, literatura e ideias revolucionárias e progressistas.
Portanto estar em Paris é algo mágico, ao menos eu me senti assim! E ver a Torre Eiffel, toda iluminada à noite é algo de tirar o fôlego!
E se você está planejando conhecer Paris, então leia este post até o fim, porque essas informações vão te ajudar muito a entender a Cidade Luz.
Reserve aqui seu walking tour gratuito por Montmartre.
Veja também: “Paris em 3 dias – O que fazer na Cidade Luz“
Um pouquinho de história
Paris tem mais de dois milênios de história e foi fundada pela tribo celta dos Parísios, que se estabeleceram na Ilha do Sena, (em francês, Île de la Cité), onde fica a Catedral de Notre-Dame, por causa da sua posição estratégica, lá pelos idos do século III a.C.
Depois, em 52 a.C. os romanos conquistaram a região e a nomearam como Lutécia (“lama”, em latim), pois quando o rio Sena enchia, deixava a vila que foi construída ali cheia de lama.
Idade Média
Mais adiante, na Idade Média, o império romano cai e Paris se torna um centro poderoso da religião na França, período em que as edificações religiosas começaram, como por exemplo, a Catedral de Notre-Dame.
Renascimento e Revolução Francesa
Já no período do Renascimento, Paris se tornou fonte de crescimento cultural e científico.
Durante a Revolução Francesa, Paris se tornou berço de uma nova era de pensamentos políticos e sociais, ideias estas traduzidas na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Com a queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, houve a queda da monarquia.
A Comuna de Paris
Em 1871, Paris foi sitiada por quatro meses até a França se render, durante a guerra franco-prussiana.
Enfim, quando as tropas prussianas se retiraram, os radicais franceses estabeleceram brevemente a Comuna de Paris, que foi o primeiro governo popular da história, formado por operários. No entanto, esse movimento durou cerca de dois meses, tendo um trágico fim, conhecido como a “Semana Sangrenta”, em que milhares de communards morreram.
Séculos XX e XXI
No início do século XX artistas de todo o mundo fixaram residência em Paris. Durante a Primeira Guerra Mundial, Paris não foi invadida pelos alemães, mas durante a Segunda Guerra Mundial os alemães conseguiram ocupar a cidade.
Finalmente, como Paris se reinventa a cada dia, hoje a cidade é uma metrópole composta por pessoas de todo o mundo, que encanta com seu charme, conquista aqueles que amam uma gastronomia de ponta e é centro global de arte, cultura e moda.
Você vai gostar de ler: “Roteiro noturno em Madri, a pé! Um guia imperdível!“
Se prepare para visitar Paris
Você vai encontrar banheiros públicos em todos os lugares!
É isso mesmo. Em Paris você não vai ter dificuldade de encontrar um banheiro público, mas talvez você esteja se perguntando por que isso é tão importante, então, eu vou explicar.
Quando você viaja com crianças, saber onde tem banheiros à disposição vai salvar a sua vida! Adulto até consegue se segurar, ou começa a buscar um banheiro antes de estar no limite, mas crianças só pedem quando não aguentam mais.
E se você me perguntar se os banheiros públicos são limpos, posso dizer que sim! Eles são autolimpantes e, após o uso, ele se lava e prepara o local para o próximo usuário.
Como usar os banheiros públicos em Paris?
Pode parecer loucura ter de explicar como utilizar um banheiro público, mas não é não! Alguns desavisados acabam passando aperto, mas você que acompanha este blog, vai estar com todas as informações necessárias!
Primeiramente, os banheiros públicos são gratuitos e unissex e, para usá-los, basta apertar o botão que fica do lado de fora do banheiro, porque a porta, automaticamente, vai se abrir. No entanto, se ele estiver ocupado, aguarde a pessoa sair e NÃO ENTRE!
Definitivamente, não entre! Aguarde a porta se fechar, pois o banheiro tem um processo de lavagem automático, e se você entrar logo após alguém sair, você vai ser lavado(a) junto com o banheiro.
Por fim, após a porta e fechar, você vai apertar o botão e, quando a porta se abrir, você terá um banheiro limpinho, com papel higiênico, espelho, lavatório, tudo à sua disposição.
Banheiros de lojas
Neste sentido, além dos banheiros públicos, você ainda tem os banheiros das galerias, shoppings e lojas, mas cuidado! Em uma galeria, os banheiros estão abertos para todos, mas nas lojas, o uso é exclusivo dos clientes.
Portanto, se você estiver com muita necessidade e estiver perto de uma loja, ao menos compre um cafezinho antes de pedir para usar o sanitário. Fica a dica!
Leia também: “O que fazer no Porto: Roteiro completo de 1 dia“
Escolha um arrondissement com numeração mais baixa
E você deve estar se perguntando: “O que que é um arrondissement? Vamos lá, calma que eu vou explicar. Os arrondissements são regiões administrativas, num total de 20.
Neste sentido, a maior parte dos atrativos turísticos ficam entre o 1º e o 9º arrondissement, portanto, se possível, tente se hospedar em um desses arrondissements. Claro que as hospedagens nessas regiões têm um preço mais elevado, mas vale a pena avaliar o custo-benefício.
No mapa, os arrondissements tem formato de espiral, então não espere que eles sigam uma ordem linear.
Caminhe!
Para conhecer Paris, você tem que caminhar. O que faz você sentir o clima parisiense é caminhar pelas ruas, observar as pessoas nos cafés, aproveitar os jardins, comer crepe (de Nutella) na rua e desbravar cada cantinho da cidade.
Da mesma forma em Paris os atrativos turísticos ficam bem próximos uns dos outros, portanto, caminhar é a melhor opção para aproveitar ao máximo a cidade luz.
Minha estratégia
Mas, claro que você, em algum momento, vai precisar usar algum tipo de transporte para acessar os atrativos mais distantes. A minha estratégia é a seguinte: Eu faço meu roteiro partindo de onde fiquei hospedada.
Desta forma, vou marcando os atrativos que vou conhecer em um dia, saindo do hotel. Para o dia seguinte, eu separo os que estão mais distantes, pego um transporte até o atrativo que será meu ponto de partida e depois, vou caminhando.
Deixe para visitar atrações fechadas no fim do dia no inverno
Vai visitar Paris no inverno? Então se prepare para pegar dias curtos e noites longas. Geralmente por volta das 16h30min e 17h anoitece. Sendo assim, comece seu dia conhecendo os atrativos ao ar livre e deixe para visitar museus, como o Louvre, galerias e outros atrativos fechados quando escurecer.
Veja também: “O que fazer em Amsterdã em 1 dia – Onde ir e o que ver“
Têm ratos em Paris, sim!
Para quem acha que as histórias de ratos em Paris são apenas mitos, eu lamento dizer que não são, não! Inclusive, aquele filme Ratatouille em que o ratinho deseja ser um “chef” de cozinha, representa muito bem a quantidade de ratos em Paris.
Ainda, existem cerca de 1.6 ratos por pessoa na cidade luz, colocando Paris entre as 5 cidades do mundo mais infestadas pelos roedores.
Montmartre, Notre-Dame e a Torre Eiffel são os locais onde esses pequenos, mas vorazes ratinhos, mais são vistos, pois devido ao turismo em massa, a oferta de comida é farta. Muitos turistas comem e descartam os restos de alimentos em qualquer lugar, sem responsabilidade alguma.
No entanto, todos esses roedores não podem tirar, nem apagar, o brilho dessa cidade linda e iluminada!
Leia também: “Turismo responsável: o que é?“
Agora é só curtir cada minuto da sua viagem nessa cidade linda e encantadora!
Abraços! 😊
Organize sua viagem aqui!
Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉
🚘 Aluguel de carro – RentCars
🗼 Passeios com descontos – Civitatis
🌎 Seguro viagem – Real Seguro Viagem
🏷️ Produtos em geral – Amazon
📶 Chip Internacional – Simpremium
🏧 Transferência Internacional – Wise
✈️ Passagens aéreas com desconto – Vai de Promo
🛫 Guias locais, experiências – iFriend
Boa viagem! 😉