Puebla e Cholula: Dois “pueblos mágicos” imperdíveis!

México

|

Você já assistiu aqueles filmes que se passam em cidades do interior, tudo coloridinho parecendo casinha de boneca? É assim que melhor eu poderia descrever, rapidamente, Puebla e Cholula.

Pueblos mágicos” é como são chamadas essas cidades no México. Fazem parte de um programa turístico, criado em 2001, que reconhece o trabalho dessas cidades em proteger e guardar a riqueza cultural local.

Decidimos conhecer Puebla e Cholula saindo da Cidade do México. Chamamos 2 Uber (um para cada família, pois éramos um grupo de 8 pessoas). Quando cheguei à rodoviária, minha amiga me chamou e disse que o motorista que a levou até ali (o Pedro) estava se oferecendo para nos levar até Puebla pelo valor da passagem do ônibus. O carro dele era enorme! Quase uma van na verdade. Aí, conversamos um pouco mais e ele disse que seria nosso guia na cidade também. Gente, não poderia ser melhor, né? Pagar o valor da passagem de ônibus para ir no conforto e rapidez de um carro com um guia local de graça! Todos à bordo!

Fechamos com o Pedro o passeio e embarcamos na van rumo à felicidade! O Pedro é uma pessoa maravilhosa, gentil e agradável. Se você for para a CDMX, anote aí o contato dele: +55 52 55 2796-1505. Ele trabalha com um grupo de 40 amigos. Então, se ele não puder te levar, um amigo vai aparecer. Gostamos tanto dele que combinamos o transfer ao aeroporto, mas ele nos informou já tinha um compromisso e que 2 amigos dele, em carros menores, viriam nos buscar.

Se você for de ônibus, organize-se para chegar bem cedo em Puebla e vá direto para Cholula. Visite esta cidade na parte da manhã e aproveite a parte da tarde para visitar Puebla. É tudo bem corrido, por isso sugiro que você pegue um táxi de Puebla até Cholula.

Nós decidimos começar por Puebla, já que teríamos um carro só para nós e, melhor ainda, pelo tempo que fosse necessário.

Uma dica: Vale também fechar esse passeio com uma agência. Eles te levam direto aos pontos mais interessantes sem que você tenha que se virar com transporte. O meu caso foi uma exceção, já que nós éramos um grupo de 8 pessoas e uma van caiu do céu! Em época de pandemia, entendo que vale negociar muito mais que em tempos normais.

Puebla

Depois de negociarmos com nosso novo amigo, partimos para Puebla. O trajeto todo durou em torno de duas horas, mais ou menos.

Tentamos fotografar o vulcão Popocatépetl no caminho, mas ele se escondeu entre as nuvens…🙄

O nome completo de Puebla é “Heroica Puebla de Zaragoza“, e é a quarta maior cidade do México, sendo a capital do Estado de Puebla.

Há uma lenda que diz que Puebla de los Angeles (nome original) se chama assim porque teriam sido os anjos a traçar suas ruas retas. Um de seus apelidos é Angelópolis.

Puebla, vizinha de Cholula, foi construída pelos espanhóis com o intuito de “apagar” a cultura indígena de sua vizinha, que era um importante centro religioso dos povos pré-hispânicos que habitavam aquela região.

A cidade possui, em média, uma igreja em cada quadra que, se somarmos, dá quase uma igreja para cada dia do ano!

Ao contrário de muitas outras cidades no México onde os espanhóis aniquilaram a civilização que já existia, Puebla não era habitada. Pois é, toda a arquitetura e planejamento da cidade foi feito do zero, 100% estilo espanhol. As igrejas, que geralmente eram construídas sobre os templos religiosos dos outros povos, aqui em Puebla foram erguidas em locais onde não havia nada.

Se você tiver mais tempo, vale a pena dormir na cidade para conhecê-la com mais calma e aproveitar também a gastronomia local.

Como chegar a Puebla saindo da Cidade do México?

Vamos lá: você pode pegar um Uber ou táxi do Centro até o Teminal de Autobuses Oriente (TAPO), ou se preferir, pegue o metrô- linha 1 – e desça na estação San Lazaro. Pronto! Você já estará ao lado do terminal. Ali você vai embarcar no ônibus da viação ADO.

Quando você desembarcar em Puebla precisará pegar uma condução até o centro da cidade (táxi, Uber ou ônibus).

O trajeto leva em torno de 2:30, portanto, saia cedo para não chegar tarde na cidade. Tudo fecha por volta das 17:00/ 18:00. Siga o link ADO para conferir valores atualizados e horários. Compras com antecedência podem ter um descontinho.

Zócalo

Começamos pela praça (zócalo). Tudo muito limpo e conservado. Em cada cidade que você vai tem um zócalo, porque essa palavra virou sinônimo de praça rsrs!

Para quem gosta de economizar muito, anota aí: Tem internet gratuita na praça!

Catedral de Puebla

Catedral Basílica da Imaculada Conceição

Logo ali ao lado do zócalo fica a Catedral, que é a sede da Arquidiocese e também é conhecida como Catedral Basílica da Imaculada Conceição. Ela foi construída num estilo neoclássico misto.

Uma curiosidade: A igreja tem 2 torres, mas uma delas não tem sino. Diz a lenda que um rio subterrâneo passa sob essa torre e, se colocassem sinos ali, ela desabaria por causa do excesso de peso.

Funciona de segunda a sábado das 9:00 às 20:00.

Igreja de Santo Domingo

Saindo da Catedral fomos conhecer Igreja de Santo Domingo. Fica a poucas quadras do Zócalo. Esta igreja em si não tem nada de especial, mas ela dá acesso à capela da Virgem do Rosário. Porque esta capela é tão importante? Ah, ela é toda trabalhada em ouro!!!

Funciona às quartas-feiras de 9:00 às 12:45 e de 15:30 às 18:00, às quintas-feiras de 9:00 às 12:45 e das 15:30 às 18:00 e, às sextas-feiras, das 9:00 às 18:00.

Rua dos Doces

Continuamos a caminhada e chegamos à Calle de los Dulces. Uma perdição! Minha glicose subiu só de eu ver tantas guloseimas. A rua não é tão longa, mas tem muitas lojinhas. Escolha uma, ou mais, e divirta-se! Os preços são bem justos e você vai encontrar de tudo, até doce de tamarindo com pimenta. Acabei comprando quebra-queixo, camotes de frutas (que parecem doce de batata doce com sabor de abacaxi, laranja dentre outros) e alguns outros doces bem gostosos.

Camotes sabor laranja

Mercado El Parián

O mercado El Parián é onde você encontra todo tipo de souvenir para levar para casa. A cerâmica de Puebla, chamada de “Talavera” é o que mais representa a cidade, por suas cores e detalhes coloridos. Acabei comprando um relógio para colocar na minha casa.

Cerâmica Talavera

Claro que estava quase tudo fechado, mas conseguimos encontrar umas lojinhas abertas para não voltar sem nenhuma lembrancinha. A loja estava com a porta aberta só até a metade. Me abaixei e me enfiei lá dentro rsrs!

Túneis de Puebla

Se você tiver um tempinho, não deixe de visitar os túneis de Puebla. Estavam fechados para visitação devido à pandemia quando eu fui. Não se sabe ao certo para que eram utilizados, mas a teoria mais plausível é que foram usados na expulsão do exército francês que havia invadido a cidade cerca de 150 anos atrás.

A entrada custa 25 pesos para adultos, 10 pesos para estudantes e PNE (pessoas com necessidades especiais) e 5 pesos para menores de 12 anos. Funciona de terça a domingo das 10:00 às 16:00.

Menor vulcão do mundo: Cuexcomate

Olha que lindinho esse vulcãozinho bem no meio da praça! Só para vocês saberem, os vulcões tem problemas comigo… Em Quito tentei subir o Cotopaxi, mas o tempo mudou e quando estávamos na metade do trajeto, tivemos de descer porque ventava, chovia e estava um frio tenebroso (e eu com as duas crianças rsrs!), mas quando descemos, o sol brilhava… aff… (vou contar essa história no post do Equador).

Aí, chego no menor vulcão do MUNDO, e a pandemia me impede de entrar. Não tem tanto para ver lá dentro, mas eu queria entrar.

Mas, a verdade é que o Cuexcomate não é um vulcão. Ele é um gêiser inativo, mas devido à sua forma foi apelidado de vulcão, mas parece mesmo, né? Existe uma escada que leva até o interior da cratera. O cone que o gêiser construiu em torno de sua abertura tem 13 metros de altura e 23 metros de diâmetro.

Não me deixaram entrar, mas como eu estava com uma cara de cachorro que caiu da mudança, me deixaram ultrapassar o isolamento e dar uma volta ao redor do Cuexomate.

Eu tocando o Cuexcomate!

Como chegar?

O Cuexcomate fica a uns 5 km de distância do centro histórico de Puebla. Dá para ir de ônibus (a passagem custa 6 pesos). Pegue os R-3 na esquina da Heroes de 5 de Mayo com a Av. de la Reforma, a 3 quadras do Zócalo. Estes ônibus param ao lado do vulcão. Para retornar ao centro de Puebla, basta pegar o mesmo ônibus do outro lado da praça.

A entrada custa 11 pesos.

Cholula

San Pedro Cholula fica a 10km de Puebla. Foi um grande centro religioso dos povos pré-hispânicos (ou pré-colombianos) e é uma das cidades mais antigas do México. Calcula-se que ela tenha uns 2000 anos de existência.

O nome Cholula tem sua origem na antiga palavra náuatle cholollan, que significa “local de refúgio”.

Algo que muita gente não sabe é que San Andrés Cholula e San Pedro Cholula são duas cidades diferentes, cujo limite é uma rua, portanto, todo mundo se refere a “Cholula”, simplesmente! Mais fácil de acertar rsrs!

Geralmente quem visita esta cidade está fazendo um bate e volta da CDMX, combinando com uma visita a Puebla, portanto é muito importante escolher o que se quer ver e fazer, porque a visita é bem corrida, e quando digo bem corrida, não estou exagerando.

Se você tem dúvidas se vale a pena visitar a cidade uma cidade em tão pouco tempo, a minha resposta é SIM! Vale muito a pena!

Aqui vai um resumo dos pontos mais importantes para que você possa escolher alguns, ou todos, dependendo de seu roteiro! Os pontos destacados são aqueles que se concentram no centro. As duas últimas igrejas são as mais distantes, mas retratam muito a cidade e a cultura local, portanto eu não poderia deixar de incluí-las. Se você estiver por conta própria, vá de táxi para não perder tempo.

– Zócalo

– Mercado Municipal

– Zona Arqueológica

– Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

– Igreja San Francisco de Acatepec

– Igreja Santa Maria de Tonantzintla

Zócalo

Los Portales à esquerda, a estátua de Benito Juárez no centro e a igreja de São Pedro ao fundo

Depois que saímos de Puebla partimos para o Zócalo. Geralmente existem pessoas na praça vendendo chapulines ou grilos fritos, como queiram chamá-los rsrs! Custam em média 30 pesos a porção. Infelizmente não havia ninguém vendendo os grilos… fiquei na vontade. 🙁

Ali no Zócalo você vai encontrar a Igreja de São Pedro, Los Portales, também chamado de Portal Guerrero, que são um um conjunto de 46 arcos e a estátua de Benito Juárez, que foi um presidente mexicano de origem indígena (zapoteca), que resistiu à ocupação francesa, derrubou o imperador e restaurou a república. Governou o México por 5 mandatos seguidos (de 1858 a 1872). Além disso, ainda lutou para modernizar o país. Um grande homem de 1,37m de altura! Sou fã dele e os mexicanos muito mais! Arrasou!

Mercado Municipal San Pedro

b3eWhatsApp Image 2021-03-11 at 17.17.50

Já passava das 13h quando chegamos em Cholula e estávamos famintos! Nosso destino seguinte não poderia ser nada mais, nada menos que o Mercado Municipal, que é parada obrigatória para quem vai a Cholula.

Ali você encontra de tudo: comidas típicas, artesanato, roupas, flores e muito mais por preços super acessíveis. A comida está sempre fresquinha. Vale muito a pena ir ali provar os sabores da cidade, mas eu aviso: O conceito de higiene deles não é o mesmo conceito nosso. Eu precisei fingir não ver que a comida estava sendo manipulada sem uma luva. Isso mesmo. Eles servem você colocando a mão no alimento sem nenhuma proteção. Para pegar o dinheiro eles colocam uma luva que está totalmente distante das regras de higiene…

Depois de comprarmos nosso almoço para comer na praça, porque só vendem para levar devido à pandemia, rodamos o mercado e ninguém estava vendendo os benditos grilos. Fazer o que, né? Deixar para a próxima.

Finalmente fomos degustar as iguarias que compramos: chili empanado e recheado com queijo, cemita (sanduíche típico do local), mole, tortilla de milho azul, tortilla comum, suco de jamaica (como eles chamam o hibisco) e uma verdura, que parece brócolis, cheia de queijo e empanada (me esqueci o nome…). Consegui comer tudo isso? Claro que não, mas provei um pouquinho de cada coisa rsrs!

Zona arqueológica de Cholula

A grande Pirâmide de Tepanapa, ou Grande Pirâmide de Cholula é o maior sítio arqueológico de uma pirâmide no Novo Mundo, bem como a maior estrutura piramidal já registrada. Foi um importante centro religioso dos povos pré-hispânicos.

Quando você compra a entrada para a zona arqueológica, poderá visitar 3 lugares:

– Os túneis – que levam à pirâmide e possuem uma média de 8km quilômetros de extensão. A parte aberta à visitação tem mais ou menos 400 metros.

– A pirâmide – que está apenas parcialmente escavada na sua base (mede 450 metros de lado e 65 metros de altura);

– O museu – que abriga as peças encontradas em escavações.

Não conseguimos visitar a zona arqueológica porque estava fechada devido à pandemia… 😌

A entrada custa 70 pesos e funciona diariamente das 9:00 às 17:30. Endereço: Calle 14 Pte. S/N, San Miguel, Zona Arqueológica San Andrés Cholula.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Santuário da Virgem dos Remédios

Também conhecida como Santuário da Virgem dos Remédios, essa igreja fica no topo da Grande Pirâmide de Cholula. Foi construída ali para demonstrar o poder da igreja católica em face dos deuses dos indígenas que habitavam a região. Antes dos espanhóis conquistarem a cidade, o local era dedicado ao deus Quetzalcoatl.

Igreja San Francisco de Acatepec

Igreja San Francisco de Acatepec

Foi construída por volta de 1730 ao estilo barroco mexicano, mas o que mais atrai é que a parte interna que é toda decorada com ouro de 23 quilates. A riqueza de detalhes nas paredes e teto é algo impressionante! É muita cor, é muito brilho! Dizem que nem tudo que reluz é ouro, mas ali dentro é sim. Pena que não deixaram fotografar o interior.

A fachada é de mosaicos de cerâmica Talavera combinado com tijolos vermelhos.

Tem um pequeno cemitério no quintal da igreja.

Devido à pandemia a igreja está funcionando, mas tem limitação no número de pessoas no seu interior. A visitação é gratuita, mas as doações são bem vindas.

Endereço: Puebla 6, La Purísima, San Francisco Acatepec, 72875 San Andrés Cholula.

Igreja Santa Maria de Tonantzintla

Igreja Santa Maria de Tonantzintla

Assim que cheguei lá vi os portões fechados e bateu aquele frio na espinha! Sim, realmente a igreja estava fechada, mas nem tudo estava perdido! Nosso guia e amigo, o Pedro, chamou o conterrâneo, deu aquele papo (parecia até que estava acostumado com o jeitinho brasileiro rsrs!), e conseguiu liberar a entrada.

Só permitiram duas pessoas por vez, mas e daí? Eu já estava ali e poderia aguardar a minha vez!

Aqui também não é permitido tirar fotos de seu interior, mas é tudo magnífico! A igreja é em estilo barroco folclórico ou indígena, uma das únicas neste estilo. Essa igreja tem uma mescla de cristianismo e o mundo pré-hispânico, trazendo o sincretismo religioso. As imagens que adornam o interior da igreja são compostas por anjos com penachos de plumas, flores, plantas, frutos mexicanos, imagens santas e figuras de crianças, tanto mestiças quanto com rostos europeus.

Os franciscanos permitiram que os indígenas depositassem ali suas aptidões artísticas e religiosas. Por isso esta igreja é tão importante para cultura local. Foi, talvez, o único lugar onde os povos que habitavam a cidade antes da chegada dos espanhóis puderam continuar, de certa forma, com parte de seus cultos e costumes, ainda que disfarçados.

Funciona todos os dias das 9:00 às 18:00, mas devido à pandemia tudo estava irregular.

Conclusão:

Como eu não tinha muito tempo na CDMX, fiz um bate e volta, mas se você puder, programe-se para cobrir este roteiro em dois dias, pernoitando em Puebla. Assim você conseguirá aproveitar muito mais o que as duas cidades oferecem, que por sinal é muita coisa! Tenha certeza que você não vai se arrepender!

Depois de cobrir este roteiro estávamos mortos com farofa, mas felizes por ter contato com a cultura dessas duas cidades.

Espero que esse post tenha tirado dúvidas e ajudado na organização do seu roteiro. Se precisar de mais alguma informação, entre em contato!

Se você nunca visitou o México, leia o post “O que saber antes de ir ao México?” Tem muita informação importante lá.

Quer saber como economizar para poder viajar? Leia o artigo “Economizando para a viagem”.

Vejo vocês no próximo post.

🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu