Seguro Viagem: Entenda para que serve e como contratar

Artigo, Viagem

|

Entendendo o seguro viagem

Se você nunca viajou para fora do país, atenção: Não dá para ficar sem o seguro viagem. Vou explicar o porquê.

Aqui no Brasil, quando alguém passa mal ou sofre um acidente e não tem plano de saúde essa pessoa pode, prontamente, buscar um posto de saúde ou um hospital que tenha emergência/urgência.

Para isso, não importa se você é brasileiro ou não, o SUS atende a todos, mas, não estou aqui fazendo propaganda, é que o SUS é uma conquista e temos de nos orgulhar em tê-lo.

Neste sentido, são raros os países que têm um sistema público de saúde gratuito tanto para os cidadãos como para os estrangeiros.

Importância do Seguro Viagem

Daí a importância de fazer um SEGURO VIAGEM, cobrindo todo o período que você ficará fora, desde o momento do embarque até o desembarque.

Certamente ninguém viaja pensando em precisar de atendimento médico, mas não dá para contar somente com a sorte. O seguro também dá proteção em caso de cancelamento ou atraso de voo, extravio de bagagem, interrupção da viagem, despesas jurídicas, entre outros. Afinal, quem está viajando quer relaxar e curtir o momento!

TODO PAÍS EXIGE O SEGURO VIAGEM?

Não. Existem países que não fazem esta exigência, mas não aconselho NINGUÉM a fazer uma viagem desprotegido. Você não vai ficar mais pobre se fizer o seguro, mas poderá empobrecer se não fizer e precisar pagar despesas hospitalares em outro país.

OS SEGUROS SÃO IGUAIS PARA TODOS OS PAÍSES?

Não. Na Europa, por exemplo, para cumprir a obrigatoriedade do Tratado de Schengen, o seguro deve ter uma cobertura mínima de € 30.000.

Tratado de Schengen – é um acordo de livre circulação de pessoas que fazem parte dos países integrantes deste tratado. Fazem parte: Todos os países da União Europeia (exceto a Irlanda) e 4 países que não são membros da UE (Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça). Lembrando que o Reino Unido deixou a União Europeia em 31 de janeiro de 2020.

Lista completa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

QUAL É O MELHOR  SEGURO?

Não existe o melhor seguro. Existe aquele que cabe no seu bolso e cuja cobertura vai de encontro às suas necessidades.

Se você não pratica esportes radicais e não tem nenhuma doença preexistente, certamente não precisará de um seguro com este tipo de cobertura.

A dica é: busque uma cobertura dentro da sua realidade.

E se você tiver dúvidas quanto à idoneidade da seguradora, procure no Reclame Aqui informações sobre a empresa que você escolheu.

Desta forma você poderá avaliar quem tem prestado um serviço de melhor qualidade. Porém, é importante observar que algumas pessoas reclamam porque não leram as regras do contrato, principalmente a parte do reembolso e, provavelmente, enfrentarão dificuldades.

Por isso, leia com bastante atenção o contrato! Quando você organiza tudo sozinho, com certeza vai economizar, mas precisará ficar atento aos detalhes.

A dica é: Verifique se o plano que você está fazendo cobre as despesas diretamente ou se você precisa pagar e pedir o reembolso depois. Alguns seguros indicam o local onde a pessoa deverá ser atendida, não sendo necessário pagar; já em outros, você procura o local onde quer ser atendido, paga as despesas, pega os recibos e documentação solicitada pelo plano e depois solicita o reembolso à seguradora, claro, até o limite do valor da cobertura.

COMO CONTRATAR UM SEGURO?

Antes de mais nada, pesquise. Faça cotações porque o mesmo tipo de cobertura pode ser oferecido por uma seguradora por um preço X e em outra, por um preço bem mais em conta.

Para facilitar nossa vida, existem sites nos quais você pode comparar planos com a mesma cobertura, simultaneamente, como, por exemplo, a Real Seguro Viagem.

 

Você pode contratar:

1 – diretamente no site da empresa;

2 – em agências de viagens;

3 – com empresas especializadas em seguros;

4 – direto com a companhia aérea escolhida para a viagem;

5 – no site onde as passagens aéreas foram adquiridas;

6 – com as operadoras de cartões de crédito;

7 – no site do seu banco;

8 – com seu plano de saúde (verifique se é aplicável ao seu plano).

 

COBERTURA PARA COVID-19

O seguro viagem comum não tem cobertura para covid -19. É necessário fazer uma cotação especial. Além disso, importante observar que o seguro não é prorrogável. Isso quer dizer que se você viajar e pegar covid faltando apenas 3 dias para retornar ao seu país, você terá que solicitar ao plano uma “prorrogação”, que pode ser aceita ou não pela seguradora. Antes de fechar negócio, peça explicações para situações como esta.

 

POSSO CONSEGUIR UM SEGURO VIAGEM GRATUITO?

Sim, você pode conseguir um seguro gratuito através de determinados cartões de crédito, mas verifique se o seguro é valido para o destino escolhido. Além disso, os seguros dos cartões não dão cobertura para gestantes e pessoas que vão praticar esportes radicais. As apólices destes cartões são emitidas pela AIG Seguros.

Mastercard Platinum

Oferece cobertura para o titular do cartão, o cônjuge e filhos dependentes (até 18 anos). A passagem precisa ser adquirida com o cartão ou através do programa de pontos dele. Esse seguro tem uma cobertura médica boa, mas não cobre itens como extravio de bagagem, etc. A cobertura é de até 30 dias consecutivos.

Mastercard Black

Cobre, além dos itens do Platinum, despesas com hospedagem de animal, atraso/ perda de bagagem, cancelamento de viagem e atraso de embarque. A cobertura é de até 60 dias consecutivos.

Visa Platinum

Oferece cobertura para o titular, desde que a passagem tenha sido adquirida com este cartão ou através de pontos pela utilização dele. A cobertura é de até 60 dias, dentro do período de 12 meses.

Visa Infinite

Além dos itens do Platinum, oferece o serviço de reembolso em caso de cancelamento da viagem e um seguro de bagagem. A cobertura é de até 60 dias, dentro do período de 12 meses.

Aí bate aquela dúvida: Já que o seguro do cartão não é tão abrangente, devo fazer um seguro, nem que seja básico? Bem, isso depende de cada um. Avalie os prós e os contras para a sua realidade e seja feliz em sua viagem, protegido!

EXISTE ALGUM OUTRO SEGURO GRATUITO?

Se seu destino é Cabo Verde, Itália ou Portugal, você poderá se beneficiar de acordos previdenciários que o Brasil possui com estes países, permitindo que cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil possam ser atendidos na rede pública de saúde daqueles países como os cidadãos locais.

O PB4 ou PTBR-13

O PB4 ou PTBR-13 é o nome do seguro para Cabo Verde e Portugal.

Em Portugal o sistema público não é gratuito. Se lembra que eu disse no início do post que são raros os países em que a saúde pública é gratuita? Pois é, o brasileiro em Portugal terá direito a pagar a mesma coisa que um cidadão português pagaria por uma consulta. Sem o PB4, esse valor seria bem mais alto.

IB2

Na Itália o sistema público é gratuito para os cidadãos italianos. O brasileiro terá que apresentar o certificado para garantir o atendimento.

O Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM pode ser emitido no site do Governo FederalVocê poderá conferir no site quem tem direito e quais os documentos necessários para a emissão.

Porém, é importante ressaltar que estes seguros são somente para atendimento médico, não incluindo bagagem e etc.

Agora você já pode começar a pesquisar e se preparar para sua viagem, mas com proteção.

Este post foi útil para você? Então, compartilhe com um amigo! 🙂

Ah, se desejar, deixe aqui um comentário ou conte-nos sua experiência. Você já precisou usar o seguro viagem? Como foi?

Até mais!

😉

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu