Deserto do Atacama: 13 dicas úteis para planejar sua viagem

Atacama, Chile

|

13 Dicas Essenciais para Viajar para o Deserto do Atacama

 

O Deserto do Atacama, no Chile, é um destino de tirar o fôlego e, que oferece uma experiência única e inesquecível. No entanto, com seu clima extremo e localização remota, é importante estar preparado antes de embarcar em sua viagem. Aqui estão 13 dicas essenciais que vão te ajudar a aproveitar ao máximo a sua aventura ao Deserto do Atacama.

Leia também: Deserto do Atacama: Opções do que fazer.

Agora, tome nota!

1 – Tomadas e voltagem

Assim como no Brasil, no Chile as tomadas são de três pinos, mas os furinhos não são compatíveis.

Isso porque no Chile os três furos são retos e aqui no Brasil, não. Desta forma, se você tiver equipamentos com tomadas de dois pinos, elas se encaixarão perfeitamente.

Para usar as tomadas de três pinos, basta levar um adaptador de dois pinos que o problema estará solucionado!

O padrão de voltagem no Chile é o 220v. Por isso, atenção! Jamais ligue aparelhos 110v no 220v, pois certamente irão torrar. No entanto, se o aparelho for bivolt, você não precisa se preocupar.

2 – Posso dirigir no Chile?

A resposta é sim! Basta ter uma CNH brasileira válida. Como o Brasil e o Chile fazem parte do Mercosul, não é necessário ter a PID (Permissão Internacional para dirigir).

 

3 – Se possível, planeje sua viagem com antecedência

Tente planejar sua viagem para o Deserto do Atacama com antecedência. Isso inclui reservar passagens aéreas e acomodações. As passagens aéreas costumam ser bem mais caras se você as comprar muito próximo à sua viagem.

Neste sentido, o Deserto do Atacama é um destino turístico popular, por isso é melhor garantir suas reservas com antecedência para evitar complicações de última hora. Garanta também seu seguro-viagem, porque ele é item de sobrevivência para qualquer viajante. Para o Chile não é mais obrigatório, mas eu não viajaria sem um.

E, se você não entende muito bem o que é um seguro-viagem, leia esse post que eu explico tudinho lá.

 

Seguro Viagem Geral 2

 

4 – Beba bastante água – HIDRATE-SE!

Uma das coisas mais importantes ao viajar para o Deserto do Atacama é manter a hidratação em dia. O ar seco do deserto pode desidratar uma pessoa rapidamente, especialmente durante os dias quentes.

Certifique-se de beber muita água durante todo o dia e leve água em todas as excursões. Também é uma boa ideia evitar álcool e cafeína, pois eles podem aumentar a desidratação e nós não queremos isso, não é?!?

5 – O que levar

Arrumar as malas é algo que me traz muita felicidade, porque me faz sentir que a viagem está próxima, mas devemos prestar atenção em alguns itens específicos que serão usados em cada lugar. No caso do nosso amado Deserto do Atacama, seguem as dicas. Anote aí:

– Inclua todos os itens necessários, como protetor solar e chapéu, óculos escuros e roupas confortáveis. Reaplique periodicamente o protetor solar nas partes do corpo que ficam mais expostas, como pescoço, mãos e rosto.

– Leve hidratante, protetor labial, colírio que imite a lágrima e soro fisiológico. Devido à baixa umidade, esses itens são extremamente importantes.

– Leve sapatos confortáveis usados. A dupla dinâmica “sal e barro vermelho” certamente vai detoná-los. O Atacama é um deserto com muitos salares. Meus sapatos simplesmente descolaram a sola, pois o sal não perdoa.

– Coloque touca, casaco, roupa térmica, meias térmicas, cachecol e luvas na mala. No deserto faz frio à noite e, em alguns passeios, como a visita aos Gêisers del Tatio, você certamente vai precisar.

O dia começa frio, depois esquenta e, quando vai anoitecendo, esfria de novo!

E a dica é: Vista-se em camadas. Conforme for esquentando, você vai retirando as camadas. É o famoso efeito cebola!

– Separe sua roupa de banho por que quem resiste a um mergulho? Em alguns passeios você terá a oportunidade de se refrescar.

– Leve uma câmera e muitos cartões de memória ou, um celular com memória suficiente, pois o Deserto do Atacama é um lugar belíssimo e você vai querer capturar todas as suas maravilhas. Fica a dica! 😊.

 

Laguna Piedras. Devido à alta concentração de sal, é impossível afundar

6 – Entendendo os passeios

Pode parecer estranho esse “entendendo os passeios”, mas é isso mesmo! Os passeios geralmente são de um dia inteiro ou de meio período. Portanto, no dia que você escolher passeios de meio período, poderá optar por colocar um na parte da manhã e outro na parte da tarde.

Porém vamos esclarecer algumas questões: Nem todos os passeios acontecem todos os dias. Por isso, se você puder reservar com antecedência, isso seria perfeito, mas se não der, pesquise bastante e tente organizar seu itinerário da melhor forma possível para você.

7 – Como escolher a agência de viagens no Atacama

As agências de viagens no Atacama ficam na Calle Caracol e nas ruas transversais a ela. Mas, quando falamos “agências” esqueça tudo o que você já viu.

As agências são portinhas pequeninas. No geral, todas elas têm um atendimento muito bom, mas alguns detalhes vão fazer a diferença.

Anote aí:

– Verifique se a agência oferece oxigênio. Em alguns passeios a altitude ultrapassa os 4.000 m acima do nível do mar, por isso é importante que a agência leve oxigênio.

– Pergunte sobre o reembolso, caso o passeio não aconteça. Eu ia fazer o Tour Astronômico, mas as noites não estavam boas para a observação e o passeio foi cancelado. No dia seguinte eu fui buscar meu “rycoh” dinheirinho de volta. Não tive problemas, mas, repito, se informe antes como é feito.

– Os preços também variam muito entre as agências. As que cobram mais caro oferecem, geralmente, um serviço de transporte e alimentação mais incrementados. Nos passeios que duram o dia inteiro, as agências montam piquenique porque, obviamente, no meio do deserto não tem restaurantes.

8 – Deserto do Atacama com crianças: É possível?

Ir ou não ir para o Deserto do Atacama om crianças? Eis a questão! Antes de viajar eu busquei muito se alguém tinha viajado com crianças pequenas, pois minha preocupação eram os passeios de maior altitude, como o Salar de Tara e os Geysers del Tatio.

Nas minhas buscas eu pude ver que a maioria das agências não levavam crianças menores de 14 anos para esses passeios, provavelmente ninguém queria se responsabilizar, caso a criança passasse mal.

No entanto, eu sou brasileira e não desisto nunca! Decidi ir para o Atacama com meus filhos de 4 e 10 anos. Chegando lá, comecei a buscar alguma agência que levasse os dois, até que encontrei uma que aceitou.

O nosso combinado foi que deixaríamos estes dois passeios de maior altitude para os últimos dias da visita. Assim, as crianças teriam tempo para se adaptar ao clima local. E as agências fazem isso com quase todo mundo.

E, neste sentido, geralmente o mal da altitude é sentido horas após a chegada, mas, sim, algumas pessoas passam mal quando fazem os passeios nas maiores altitudes.

Por fim, cumprimos o combinando e deu tudo certo! Nenhum de nós teve o temido soroche, mas vimos várias pessoas que passaram mal.

Minha opinião

As crianças se adaptam muito melhor que os adultos. Mas, se você não se sentir confortável, não as leve, ou faça apenas os passeios de menor altitude. Minhas crianças amaram o deserto! É como se eles já fizessem parte daquele ambiente exótico. Eu faria tudo de novo, e tenho certeza de que as minhas crianças também!

9 – Leve a sério o mal de altitude

Como eu já mencionei anteriormente, o Deserto do Atacama está localizado em uma altitude elevada, e o mal da altitude pode ser uma preocupação real, portanto, leve a sério essa questão e dê tempo para que o seu corpo se acostume com a altitude antes de se envolver em qualquer atividade que exija muito esforço.

10 – Quando ir?

Olha que maravilha: O Deserto do Atacama pode ser visitado o ano inteiro! Mas você precisa saber de alguns detalhes, portanto, vamos aos esclarecimentos:

Verão

Muita gente pergunta se chove no Deserto do Atacama e a resposta é sim. Chove, e se chover muito pode atrapalhar seus passeios, porque as estradas ficam interditadas e o centrinho da cidade fica todo cheio de lama. Isso é comum? Não, mas não podemos prever com exatidão os fenômenos naturais.

Desta forma, o período das chuvas vai de janeiro a março, porém os maiores índices de chuva ocorrem no mês de fevereiro.

Eu visitei o Atacama no mês de janeiro e não caiu uma gota d’água durante os dias que eu estive por lá.

E quanto ao calor? Bem, faz frio e faz calor em qualquer estação do ano. No verão as temperaturas ficam entre 5°C e 30°C. Como o clima não é úmido, você não vai ficar suando e isso já ajuda muito, ao menos para mim.

Inverno

A notícia boa é que no inverno as temperaturas não são tão diferentes das que ocorrem no verão, por isso, prepare-se para pegar algo entre 1° C e 25°C.

A parte ruim é que se nevar muito, as estradas são interditadas para evitar acidentes e, portanto, alguns passeios podem ser cancelados. O período das nevascas vai de junho a setembro.

Também acho que dar um mergulho não vai ser tão agradável, mas existem aqueles que estão dispostos a se sacrificar pelo prazer de nadar!

Aí vem a dúvida cruel: Então, quando ir? Se puder escolher, dê preferência pelos meses de abril, maio, outubro e novembro. Se não puder, vá quando você tiver disponibilidade.

Eu gosto de me arriscar. Visitei Machu Picchu em pleno janeiro, que é mês de chuva contínua, e deu tudo certo!

11 – Que moeda levar

No Deserto do Atacama a melhor opção é levar dólares em espécie e trocar por pesos lá. Seja como for, a maioria das agências dão descontos maiores nos passeios se os pagamentos forem feitos em dinheiro.

Além do mais, você não terá dificuldade para trocar seus dólares, porque existem várias casas de câmbio no centrinho, na Calle Toconao.

Antes de viajar eu havia pensado em levar Pesos Chilenos daqui do Brasil, mas o câmbio era péssimo. Na verdade, toda moeda com baixa comercialização sai bem mais cara e você não encontra com facilidade, portanto, repito: Leve dólares!

Do mesmo modo, evite usar cartão de crédito. Isso porque alguns estabelecimentos exigem um valor mínimo para aceitar o cartão. Claro que a maioria das lojas, restaurantes e agências não vão se recusar, mas vale avisar, não é?

12 – Documentos necessários

Brasileiro não precisa de visto

Nós brasileiros não precisamos de visto para ir ao Chile e podemos ficar até 90 dias no país. Se você precisar ficar além desse período, aí sim, vai precisar solicitar um visto chileno.

Comprovação de vacinação

E notícia boa agora! Não é mais necessária a comprovação de vacinação contra a Covid-19. No dia 9 de maio de 2023 o Ministério da Saúde Chileno divulgou a informação. Que alívio, não é?

Documentos de identificação aceitos

Do mesmo modo, servem como documentos de identificação para entrar no Chile:

  • Seu RG, desde que atualizado. Algumas pessoas, como eu, tem seu RG desde que tinham 14 anos de idade. Esse RG não serve! Outra coisa, CNH também não é aceita.
  • Passaporte com pelo menos 6 meses de validade restantes.

Comprovação de condições para suprir despesas

O turista também deve comprovar um valor mínimo diário de US$46 para cobrir suas despesas.

Comprovante de hospedagem e passagens de volta

Leve com você também o comprovante de hospedagem, que pode ser a reserva do hotel ou a carta convite e as passagens de volta.

 



Booking.com

13 – Respeite o meio ambiente e a cultura local

O Deserto do Atacama é um ecossistema frágil e é importante respeitar o meio ambiente. Certifique-se de seguir todas as regras e regulamentos e não deixe rastros quando sair. Isso inclui aquela casca de banana que você comeu. Leve-a de volta com você para fazer o descarte adequado.

Além disso, respeitar os costumes locais também é uma forma de respeitar os que ali vivem.

Ser um turista consciente de suas responsabilidades é essencial. E para saber mais sobre “Turismo Responsável”, veja esse post.

Já está com vontade de conhecer o Deserto do Atacama? Espero que essas dicas ajudem bastante no seu planejamento.

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu