ROTEIRO DE 3 DIAS EM PARIS PARA VOCÊ APROVEITAR AO MÁXIMO A CIDADE LUZ!
Certamente Paris é um destino muito cobiçado e tem tantos atrativos que a gente tem até dificuldade de escolher o que fazer.
Além disso, Paris é muito procurada por casais apaixonados, que desejam um lugar romântico para imortalizarem a união e, por este motivo, é muito comum ver ali na Torre Eiffel casais sendo fotografados.
Mas, é claro que Paris também é a cidade da arte, da cultura e da história e, por isso, separei aqui um roteiro básico para quem nunca esteve em Paris. Em uma segunda viagem dá para incluir outros atrativos.
Leia também: “Sintra: O que fazer em 1 dia (bate-volta a partir de Lisboa)“
Roteiro de 3 dias:
Se você acha que três dias são suficientes para conhecer Paris, lamento informar que não são! Sete (ou mais) dias seriam ideais, mas se você não tem muito tempo na cidade luz, com esse roteiro de três dias em Paris você conhecerá o básico da cidade.
Dia 1
Você pode começar o seu dia no Louvre e depois, fazer o caminho inverso, mas eu coloquei o roteiro nessa ordem porque visitei Paris no inverno e escurece cedo, portanto, preferi visitar os atrativos de rua primeiro e terminar dentro do Louvre.
A dica é: Já comprou seu chip internacional? Você não vai ficar sem conexão, não é?
E para os leitores do blog nós temos um cupom de desconto de 20%. É só usar o cupom patriciapraticandoviagem.
Ópera Garnier
Você pode até não se lembrar do nome deste teatro, mas certamente já ouviu falar na obra “Fantasma da Ópera”. Pois é, essa obra incrível foi inspirada na Ópera Garnier.
Ainda, o edifício é lindo, em estilo neobarroco e foi construído a pedido de Napoleão III. Separe algo em torno de uma hora para visitar o local. A visita pode ser feita com um tour guiado ou com um audioguia gratuito. Nesse caso eu considero melhor fazer a visita só com o audioguia.
A Ópera Garnier abriga a Ópera Nacional de Paris, que é a primeira companhia de ópera de Paris. Se tiver tempo, compre um ingresso antecipado, escolha seu assento e assista a um espetáculo inesquecível!
Funciona diariamente das 10h às 16h, sendo que o último horário de entrada é às 16h15min. O prédio fecha às 17h, mas antes de ir verifique se o local não estará fechado para manutenção ou para algum evento ocasional.
Galeries Lafayette
Podem dizer que é só um “shopping”, mas não é não! A galeria por si só já é uma obra de arte. Ainda, no topo desse edifício tem um mirante gratuito onde você pode admirar a beleza da cidade, com vista privilegiada.
Depois, pegue o metrô e vá para a Avenida Champs Elysées. Desça na estação Arco do Trinfo.
Avenida Champs Elysées
Vamos começar pela Champs Elysées. Caminhar por ali é um glamour só! Eu me senti muito chique, passeando por essa avenida cheia de lojas de luxo, restaurantes, cinemas e cafés (será que existe algo mais parisiense que um café?).
Além disso, a Champs Elysées é uma das avenidas mais famosas do mundo!
Leia também: “Onde ficar e onde comer em Barcelona: hotéis e restaurantes“
Galeries Lafayette da Avenida Champs Elysées
Na Avenida Champs Elysées tem uma filial das Galeries Lafayette Paris Haussmann. Essa não é a mais famosa, mas vale a pena entrar para conhecer. Além disso, tem banheiro gratuito!
Arco do Triunfo
Ali pertinho fica o Arco do Triunfo. Ele foi construído por Napoleão Bonaparte em homenagem às suas conquistas. O Arco do Triunfo tem 50 metros de altura, 45 metros de largura e 22 metros de profundidade.
Dá para visitar a parte interna e o monumento tem um mirante com uma vista excelente de Paris.
Não deixe de ler: “O que saber antes de ir à Holanda?“
Place de la Concorde (Praça da Concórdia)
Seguindo pela Champs Elysées, você vai encontrar a Place de la Concorde. Foi aqui que aconteceu a execução de Maria Antonieta e do rei Luís XVI e inúmeras outras pessoas.
Nessa praça fica um lindo obelisco, o Obelisco de Luxor. Ele foi um presente do vice-rei do Egito e tem mais de 3.300 anos de existência. O obelisco foi retirado do Templo de Luxor e em 1835 foi colocado no centro da praça.
Você vai gostar de ler: ” Passeio de 1 dia a pé em Londres (tem mapinha!)“
Jardim das Tulherias
Continuando a caminhada, siga para o Jardim das Tulherias. O local é excelente para relaxar e aproveite os cafés, porque não dá para deixar essa experiência de lado!
Esse jardim foi construído para adornar o entorno do palácio das Tulherias, local onde a rainha consorte da França, Catarina de Médicis, gostava de passar seu tempo livre.
O jardim fica aberto ao público do último domingo de setembro ao último domingo de março das 7h 30min às 19h 30min e, do último domingo de março até o último domingo de setembro das 7h às 21h. A entrada é gratuita!
Palais Royal
Depois de conhecer o Jardim das Tulherias, aproveite para conhecer os jardins do Palácio Real. Ele fica em frente à ala norte do Louvre e nunca foi um palácio real, como o nome sugere. O local foi residência do cardeal Richelieu, que doou o palácio para a coroa francesa, tendo sido residência de Luis XIV quando ele era criança.
Hoje em dia, o palácio abriga órgãos do governo, como o Conselho de Estado, o Conselho Constitucional e o Ministério da Cultura.
As pessoas vão até ali para ler, aproveitar os cafés (gente, Paris é repleta de cafés!) e tirar fotos nas Colunas de Buren, que foram instaladas em 1986. Essas colunas têm listras pretas e brancas e têm alturas diferentes. São ao todo 260 colunas.
Ainda, visite as galerias de Philippe Égalité. Ali existem várias lojas para você explorar.
O jardim e o pátio ficam abertos diariamente, mas atenção aos horários: de 1 outubro a 31 março abre das 7h30min até às 20h30min; de 1 abril a 31 maio, funciona das 7h às 22h15min; de 1 junho a 31 de agosto, abre das 7h às 23h e, de 1 setembro a 30 setembro abre das 7h às 21h30min.
Você vai gostar de ler: “Dicas do que fazer em Barcelona em 1, 2, 3 ou 4 dias“
Museu do Louvre
O Museu do Louvre, em Paris, é o maior museu de arte do mundo. São 400 salas com mais de 35 mil peças em exposição. Dá para ver tudo em um dia? A resposta é não!
Ainda que você tenha disposição, você não terá tempo de ver tudo e, a visita pode acabar se tornando cansativa. Certamente depois de 4h andando dentro do Louvre você não se lembrará do que viu no início da visita.
Portanto, a dica é: escolha as coleções que você deseja ver.
Entrada gratuita
O Museu do Louvre oferece entrada gratuita para todos os visitantes na primeira sexta-feira do mês, a partir das 18h (exceto em julho e agosto). Mas fique de olho porque esses ingressos precisam ser reservados com antecedência pelo site oficial.
Mas, se você não conseguir entrar de graça, vale a pena pagar para conhecer este museu, que por si só, já é uma enorme obra de arte! A entrada custa 22€.
Funcionamento
O Museu do Louvre funciona às segundas, quintas, sábados e domingos das 9h às 18h; às quartas e sextas das 9h às 21h. O museu não abre às terças e nem em 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
A entrada é permitida até 1h antes de o museu fechar.
Leia também: “O que fazer no Porto: Roteiro completo de 1 dia“
Dia 2
Jardim de Luxemburgo
Esse jardim está na lista dos lugares mais visitados de Paris e você não paga nada para desfrutá-lo. Eu estive em Paris em pleno inverno, então, acabei não passando por ali porque estava bem frio e escurece cedo na Europa nesse período. Mas, olhando pelo lado bom, fica mais um motivo para eu voltar a Paris! 😉
O Jardim do Luxemburgo fica no Palácio de Luxemburgo, que pertence ao Senado Francês.
Ali você vai ver, além das flores, é claro, estátuas, lagos, um pomar e um restaurante.
Esses jardins foram criados por Maria de Médicis, em 1612, que era viúva de Henrique IV, pois ela queria recriar os jardins que ela conheceu na sua infância, em Florença.
Bairro de Saint-Germain-des-Prés
O bairro de Saint-Germain-des-Prés é elegância pura e um importante centro cultural. Por ali já passaram artistas como Pablo Picasso e escritores como Jean-Paul Sartre.
Saint-Germain-des-Prés é cheio de museus, restaurantes, galerias de arte, livrarias, lojas de grife e muita boemia!
Ainda, a igreja mais antiga de Paris, a Igreja de Saint-Germain-des-Prés, fica localizada ali também. Ela foi construída na era medieval, por volta do século VI, foi destruída durante as invasões dos Normandos e foi reconstruída entre os séculos X e XI.
O que você não pode deixar de ver neste bairro:
– A Igreja de Saint-Germain-des-Prés
– A Rua Bonaparte, cheia de lojas.
– O Café de Flore, que foi frequentado por intelectuais, escritores e artistas famosos como Picasso e Giacometti.
– O Musée d’Orsay, que abriga obras-primas de Van Gogh, Monet e Degas.
Você vai gostar de ler: “O que saber antes de ir à Espanha“
Notre Dame
Quando fui a Paris, a Notre Dame estava fechada para reformas, pois em 2019 a igreja ardeu em chamas por horas, e o teto e a torre central desabaram. Mas, para a nossa alegria, a Catedral reabriu no dia 07 de dezembro de 2024.
A Notre Dame é a terceira maior igreja gótica do mundo, ficando atrás apenas da catedral de Colônia, na Alemanha, e da catedral de Milão, na Itália.
Um pouquinho sobre a Notre Dame
O nome completo da catedral é Catedral de Notre-Dame de Paris, que significa Catedral de Nossa Senhora de Paris e começou a ser construída em 1163. A catedral fica na Île de la Cité, uma das ilhas do Rio Sena.
Funcionamento
A entrada na Catedral é gratuita, mas é preciso reservar pelo site da catedral.
A Catedral Notre Dame está aberta diariamente das 8h às 19h, e até às 22h às quintas-feiras.
Sainte-Chapelle
A Sainte-Chapelle é uma capela gótica que fica pertinho da Catedral Notre Dame, na Île de la Cité, e foi construída no século XIII por Luís IX para funcionar como capela do palácio real.
Essa capela não é mais importante que a Notre Dame, mas seus vitrais são lindos e contam a história do Antigo e do Novo Testamento. Vale a pena a visita!
A dica é: Vá durante o período da manhã ou antes do pôr do sol para conseguir boas fotos, pois o interior da igreja é escuro.
Funcionamento e valores
A Sainte-Chapelle fica aberta das 9h às 17h. Você deverá chegar com 30 minutos de antecedência. A entrada custa 13€ para adultos e menores de 18 anos não pagam. O Ingresso combinado (Sainte-Chapelle e Conciergerie) custa 20€.
Entrada gratuita
A entrada é gratuita durante os Dias Europeus do Patrimônio (o 3º fim de semana de setembro) e o 1º domingo do mês (de 1º de janeiro a 31 de março e de 1º de novembro a 31 de dezembro), mas precisa ser agendado no site. Você pode imprimir ou mostrar o ticket no celular.
Veja também: “Roteiro noturno em Madri, a pé! Um guia imperdível!”
Dia 3
Torre Eiffel
E que tal começar o dia nessa atração que o símbolo da França? A Torre Eiffel tem 330 metros de altura e foi construída entre 1887 e 1889.
A torre fica no Campo de Marte (Champs de Mars), uma das maiores áreas verdes de Paris. E sabe onde você vai conseguir as melhores fotos desse ícone? No Trocadéro, um espaço ao lado oposto da Torre Eiffel onde você tem uma visão privilegiada da torre.
Se puder, vá assistir ao pôr do sol ali no Trocadéro. Tenho certeza de que o espetáculo será inesquecível!
Ali você vai encontrar vários restaurantes e lugares para fazer um lanchinho rápido. Ah, tem estação de metrô ali também, a Trocadéro.
Tenha atenção!
Por ser um lugar muito procurado por turistas, fique de olho na sai bolsa, pois os batedores de carteira estão à espera de um turista desavisado.
Outra coisa, vários imigrantes ficam ali vendendo souvenirs. Eles são bem insistentes e, para mim, alguns passam dos limites. Ao chegar, eles já te abordam e querem tirar fotos suas para depois, oferecer seus produtos… eu não entreguei minha máquina de jeito nenhum!
Funcionamento
A Torre Eiffel funciona está aberta diariamente, das 9h30 às 23h45 (das 9h às 0h45 em julho e agosto).
Bairro Montmartre
Esse bairro representa a boemia da cidade e fica em uma colina. Ali você vai encontrar diversos artistas de rua, muitos vendedores, lojinhas que vendem macarons deliciosos e muitos turistas caminhando para explorar cada cantinho.
A dica é: Se você não conhece, o macaron é um biscoito feito de farinha de amêndoas, claras e açúcar. Os recheios são os mais diversos e saborosos o possível! Por fora ele fica com uma casquinha, mas quando você more, ele é fofinho! Não deixe de provar!
Para chegar até lá você pode pegar o metrô. Como vamos começar pela basílica, pegue a linha 2 e desça na estação Anvers, depois, pegue o funicular ou suba as escadas para chegar à Basílica de Sacré-Coeur.
Leia também: “O que fazer em Amsterdã em 1 dia – Onde ir e o que ver“
Sacré-Coeur
A basílica Sacré-Coeur (Sagrado Coração) é bem bonita e fica no topo da colina de Montmartre.
A vista lá de cima é bem bonita e as pessoas costumam prender cadeados românticos nas grades de proteção no entorno do pátio da igreja, afinal, na cidade do amor, o que poderíamos esperar?
A visita à basílica é gratuita e fica aberta ao público das 6h30 às 22h20. Basta enfrentar uma fila para conhecê-la. Agora, se você gosta de mirantes, não deixe de conhecer no mirante do domo da basílica, que tem 83 metros de altura. A entrada para o domo custa 7 € para adultos, 4 € para crianças de 4 a 16 anos e menores de 3 anos não pagam.
O domo abre de novembro a fevereiro, das 10h às 17h; de março a maio, das 10h às 19h; de junho a setembro, das 9h30 às 20h e em outubro, das 10 às 19h. Só fique de olho no tempo, pois os horários podem sofrer alterações.
Place du Tertre
A Place du Tertre é o point dos artistas e dos cafés. Os artistas expõem suas obras ao ar livre, dando um toque especial ao local. É um dos lugares mais visitados de Paris.
Não tenha pressa ao visitar essa praça. Observe os artistas trabalhando, sente-se e tome um café e curta o momento!
Muro Eu Te Amo (Mur des je t’aime)
Bem, não consegui conhecer esse cantinho romântico, então, aqui vai mais um motivo para eu retornar a Paris.
Esse muro é um mosaico de 40m² com cerca de 600 azulejos azuis. Ali, a frase “Eu Te Amo” está escrita em diversas em 311 idiomas e dialetos do mundo.
O Mur des je t’aime fica na Praça Jehan Rictus, logo na saída do metrô Abbesses, linha 12.
Moulin Rouge
O Moulin Rouge (Moinho Vermelho) foi construído em 1889.
Esse cabaré famoso, que já apareceu nos cinemas, é outro ícone de Paris. O moinho vermelho que fica na fachada é parada obrigatória para uma foto, ainda que você não entre para assistir um espetáculo.
Já compartilhe com quem vai para Paris com você! 🙂
Você vai gostar de ler: “Como chegar e como se locomover em Barcelona“
Organize sua viagem aqui!
Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉
🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com
🚘 Aluguel de carro – RentCars
🗼 Passeios com descontos – Civitatis
🌎 Seguro viagem – Real Seguro Viagem
🏷️ Produtos em geral – Amazon
📶 Chip Internacional – Simpremium
🏧 Transferência Internacional – Wise
✈️ Passagens aéreas com desconto – Vai de Promo
🛫 Guias locais, experiências – iFriend
Boa viagem! 😉