Roteiro de 1, 2 ou 3 dias em Vigo
Vigo certamente é uma cidade de tirar o fôlego! Primeiro pela beleza e, segundo, porque você vai subir muitas ladeiras o tempo todo!
A cidade de Vigo fica na província galega de Pontevedra, às margens do Oceano Atlântico, e é uma cidade que mistura história, modernidade e muita simpatia.
Além disso, Vigo está apenas a 35 km de Portugal, o que permite que o viajante possa conhecer dois destinos diferentes, com um deslocamento relativamente curto.
Portanto, veja o post até o fim e tenha um roteiro bem explicado para sua viagem a Vigo! 😉
Leia também: “Roteiro noturno em Madri a, pé! Um guia imperdível“
Dia 1
A pergunta é: Dá para conhecer Vigo em um dia? Bem, é possível percorrer os pontos principais da cidade em um dia, mas isso vai depender muito da sua disposição física.
Isto porque a cidade tem várias ladeiras e, se você não consegue andar rápido, ou ainda, não gosta de fazer nada correndo, o ideal é explorar a cidade em pelo menos dois dias e, além disso, mais de três mil anos de história não pode ser contada em poucas horas.
Ainda, no Natal a cidade de Vigo fica lotada e você vai precisar sair à noite para ver as luzes.
Você pode começar seu passeio pelo Centro Histórico de Vigo, também chamado de Casco Vello. Caminhe e se perca entre as construções que te fazem voltar à época medieval.
Reserve aqui seu walking tour gratuito pela cidade de Vigo.
Mercado da Pedra

Esse mercado fica na Rua da Ostras e, na verdade, não é um mercado, mas sim, uma rua com bares e restaurantes que vendem ostras e mariscos da região como prato principal.
No entanto, em meados do século XX, mulheres, que eram conhecidas como “ostreiras”, comercializavam ostras frescas no local, e assim, ao longo dos anos esse “mercado” se consolidou e, hoje, é um grande centro gastronômico da cidade.
Confesso que não tive coragem de comer as ostras, porque o medo de passar mal na viagem acabou me impedindo de provar essa iguaria, mas quem sabe na próxima vez?
Você vai gostar de ler: “Dicas do que fazer em Barcelona em 1, 2, 3 ou 4 dias“
Praça da Constituição

Continue caminhando e chegue à Praça da Constituição, que é a praça mais antiga do Casco Vello (Cidade Velha). Ali no entorno você vai ver a Concatedral de Santa Maria de Vigo, Rua dos Cesteiros e a Casa de Arines e Ceta.
Não deixe de ler: “O que saber antes de ir à Espanha“
Concatedral de Santa Maria de Vigo

Esta igreja também é conhecida como Catedral de Vigo, e seu estilo arquitetônico é o neoclássico, sendo o templo mais importante da cidade.
Ainda, esta igreja foi construída em 1811, sobre uma outra igreja.
Você vai gostar de ler: “Onde ficar e onde comer em Barcelona: hotéis e restaurantes“
Rua dos Cesteiros
Nesta rua, você vai poder admirar o trabalho dos artesãos da cidade. O comércio de joias e artesanato funciona ali desde os primórdios da cidade de Vigo.
Casa de Arines e Ceta

Ainda no entorno da Praça da Constituição e da Concatedral, você vai encontrar a histórica Casa de Arines e Ceta, construída no século XV e é o edifício mais antigo do centro histórico de Vigo, que hoje abriga a sede do Instituto Camões da lingua portuguesa.
Veja também: “Como chegar e como se locomover em Barcelona“
Praça Porta do Sol

Continuando seu pelo centro, você chegará à Praça Porta do Sol. Essa praça é o km 0 da cidade de Vigo.
Neste ponto você já está pertinho da Rua do Príncipe, que é uma das principais da cidade e, que tem umas lojas de marcas maravilhosas para você fazer umas comprinhas, mas vamos falar dela mais adiante.
Da mesma forma, é nesta praça que fica a escultura O Sireno, de Francisco Leiro, um homem-peixe, (um “sereio”), um dos símbolos da Vigo moderna.
Leia também: “O que fazer no Porto: Roteiro completo de 1 dia“
Praça da Princesa
Ali, coladinha na Praça Porta do Sol, você vai encontrar a Praça da Princesa, que é uma pracinha charmosa, com seus edifícios históricos e vários cafés e restaurantes, ideal para relaxar um pouco.
Durante a época medieval, nessa praça funcionava um comércio de lã, por isso até 1853, essa praça se chamava “Campo de Lã’, no entanto, quando a rainha Isabel II visitou Vigo com a sua filha Isabel, a praça passou a chamar-se Praça da Princesa.
Passeio de Afonso XII

Cerca de 350 m depois da Praça da Princesa você chegará ao Passeio de Afonso XII.
Essa praça tem um mirante incrível, conhecido como o Mirante da Oliveira, de onde você consegue observar o bairro histórico de O Berbés e ainda vai ter uma vista deslumbrante da Ría de Vigo (o mar de Vigo).
Oliveira de Vigo

Ali mesmo no passeio de Afonso XII, aproveite para fotografar a centenária Oliveira de Vigo, que é um dos símbolos mais importantes desta cidade.
Neste sentido, essa oliveira é filha das oliveiras históricas de Vigo, que enchiam a cidade antes de serem arrasadas pelos Reis Católicos, como punição, pois os nobres de Vigo apoiavam a “Beltraneja”, infanta castelã que reclamava a sua coroa.
Estátua “A Fada e o Dragão”

Ainda na Praça de Afonso XII você vai ver a estátua “A Fada e o Dragão. Geralmente as pessoas passam por essa escultura e não se dão conta de sua importância.
Neste sentido, essa escultura, obra do artista Xaime Quessada, é uma homenagem aos trovadores (poetas medievais), que cantavam a beleza do mar de Vigo e, por isso, está localizada de frente para o mar.
Ainda, não vou dizer que é linda, mas é importante para a cidade, portanto, vale registrar um pouco dessa história.
Castelo de São Sebastião

Ali na Praça de Afonso XII tem uma escadaria que dá acesso ao Castelo São Sebastião e ele foi construído durante o reinado de Filipe IV em Espanha, ao mesmo tempo que a muralha da cidade começou a ser edificada para protegê-la dos ataques dos portugueses e dos ingleses.
Hoje o que vemos são apenas ruínas, pois em 1719, os ingleses invadiram Vigo e o castelo ficou em ruínas, mas a vista lá de cima é muito bonita e vale a pena caminhar até lá.
Monte de O Castro (Fortaleza e Parque de O Castro)

Primeiramente quero dizer que se você subir caminhando, se prepare para subir muitos degraus! Eu gosto de me exercitar, então, não tive dificuldade, mas sei que a caminhada até o topo, onde fica a Fortaleza, é árdua!
No entanto, é possível chegar até uma parte mais alta de carro, mesmo assim você terá de caminhar um pouquinho.
E, de fato, ali você terá a melhor vista de Vigo! Ainda, foi nesse monte que os primeiros habitantes de Vigo se instalaram, tendo a cidade se desenvolvido a partir deste ponto e esta fortaleza fazia parte, junto com o castelo de São Sebastião, das defesas da cidade.
As Três Âncoras

Durante a subida você vai encontrar três âncoras, de frente para a Ría de Vigo, que pertenciam aos galeões espanhóis, que foram afundados na Batalha de Rande.
Essa batalha aconteceu em 23 de outubro de 1702, entre as coligações anglo-holandesa e hispano-francesa, durante a Guerra de Sucessão Espanhola.
De todo modo, conta a lenda que os galeões estava cheios de ouro e prata, mas não se sabe ao certo se isso é verdade ou, se esse tesouro já havia sido desembarcado quando foi afundado.
Ainda, na parte mais baixa do monte você vai poder passear pelo Parque d’O Castro, um verdadeiro jardim, cheios de árvores e inúmeras plantas.
Da mesma forma, é possível visitar um sítio arqueológico, com vestígios dos primeiros habitantes de Vigo, com casinhas circulares em pedra do povoado castrejo (que dá nome ao monte).
Essas habitações foram reconstruídas e datam do século II a.C.
Rua Príncipe

Se você ainda tiver disposição, caminhe até a Rua Príncipe. Essa rua é perfeita para compras e, na época das promoções de fim de ano, os preços realmente são maravilhosos!
E não deixe de conhecer o MARCO – Museu de Arte Contemporânea. Esse museu não tem acervo permanente, exibindo apenas exposições temporárias.
Dia 2
Neste segundo dia você pode explorar o Distrito de Ensanche, que é o lado mais moderno da cidade e pode visitar alguns pontos mais distantes, mas que são muito interessantes.
Centro Comercial A Laxe

Você pode dar o pontapé inicial do seu roteiro, neste segundo dia, começando pelo centro comercial A Laxe, onde você vai encontrar várias lojas, restaurantes e áreas de entretenimento.
Monumento a Júlio Verne

Saindo do centro comercial, caminhe até o monumento a Júlio Verne, que foi um escritor francês, autor do livro “Vinte mil léguas submarinas”.
Neste livro, Júlio Verne dedica um capítulo à baía de Vigo, onde o famoso Capitão Nemo em seu submarino Nautilus, recupera um tesouro afundado para financiar suas viagens.
O monumento é bem interessante, pois Júlio Verne está sentado sobre tentáculos gigantes. Da mesma forma, aproveite para fotografar a marina, pois a vista é linda!
Ali perto fica o Real Clube Náutico de Vigo.
Alameda da Praça de Compostela

Saindo do monumento a Júlio Verne, siga para a Alameda da Praça de Compostela. Essa praça é cheia de estátuas, fontes e árvores, perfeito para relaxar um pouco. Ainda, a praça tem vários cafés e bares para degustar “unas tapas”, que são pequenas porções de petiscos e comidas.
E no período de Natal é nesta praça que o Mercado de Natal acontece.
Ermida da Nossa Senhora da Guia
Essa igreja fica distante do centrinho, cerca de quase 4 km, mas vale a pena conhecer. Foi edificada no ano de 1950, sobre uma ruína do século XVII e fica no Monte da Guia, local com uma vista privilegiada da cidade.
Museu do Mar
O Museu do Mar tem um vasto acervo permanente relacionado ao mar, mostrando a história da atividade pesqueira de Vigo, envolvendo desde o processo da pesca até a salgadura, congelamento e avanços nas embarcações, e por isso, tenho certeza de que vale a pena fazer uma visita e aprender um pouco sobre essa atividade típica de Vigo.
Parque de Castrelos
Esse é o maior parque de Vigo e é excelente para quem viaja com crianças, porque tem um parque infantil enorme e um lago cheios de cisnes, que a criançada vai amar!
Além de belos jardins e muitas árvores, o parque também conta com pistas para quem ama caminhar ou correr.
Paço – Museu Quiñones de León
E se você for ao Parque de Castrelos, não deixe de visitar o museu Quiñones de León, cujo acervo conta com peças do Museu do Prado, de Madri , e do antigo Museu Nacional de Arte Moderna.
Neste sentido, o museu ainda possui um anexo dedicado à seção arqueológica, com peças do período Paleolítico até à Idade Média, originários de Vigo e da sua comarca.
O museu funciona de terça a sexta, das 10h às 14h e aos sábados, dasa 17h às 20h. Aos domingos e feriados funciona das 11h às 14h. O museu não abre às segundas. A entrada é gratuita.
Praia de Samil
Uma outra opção para quem tem um dia extra na cidade é conhecer a praia de Samil. Essa é a maior praia urbana da região e tem vistas para as Ilhas Cíes.
Além disso, a infraestrutura é excelente, pois você vai encontrar bares, restaurantes, lugar para fazer piquenique, espaço para praticar esportes e estacionamento gratuito.
Dia 3
Ilhas Cíes

As Ilhas Cíes são o tesouro de Vigo e um dos lugares mais bonitos da Espanha, tanto que os romanos lhes deram o nome de “ilhas dos deuses”.
Desta forma, três ilhas fazem parte deste conjunto: a Monte Agudo, Faro e San Martiño, mas somente as duas primeiras podem ser visitadas em embarcações comuns, os “ferries”, que saem do porto de Vigo.
Ainda, essas ilhas são ligadas por uma praia chamada Praia de Rodas, que foi eleita a praia mais bonita do mundo pelo “The Guardian” em 2007.
De toda forma, a Ilha de San Martiño só pode ser acessada através de embarcações privadas, desde que a pessoa tenha autorização para isso.
No entanto, para proteger essas ilhas do turismo de massa, apenas 1.800 pessoas podem visitar as ilhas diariamente, portanto, se você tiver interesse em conhecê-las, agende com antecedência no site da Xunta de Galicia, gratuitamente ou direto com as companhias de navegação autorizadas: Cíes , Ons , Sálvora e Cortegada.
Espero que sua viagem a Vigo seja um sucesso e que você continue acompanhando o blog a cada novo post. 😊
Organize sua viagem aqui!
Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉
🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com
🚘 Aluguel de carro – DiscoverCars.com
🗼 Passeios com descontos – Civitatis
🌎 Seguro viagem – Real Seguro Viagem
🏷️ Produtos em geral – Amazon
📶 Chip Internacional – Simpremium
🏧 Transferência Internacional – Wise
✈️ Passagens aéreas com desconto – Vai de Promo
🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato
🛫 Guias locais, experiências – iFriend
Boa viagem! 😉



