Conhecendo a charmosa Bogotá

Colômbia

|

Bogotá: Capital da Colômbia. A cidade está situada a 2.600m de altitude e é a terceira capital mais alta do mundo! Se você perguntar:” O que fazer em Bogotá?”, a resposta será:” MUITAS COISAS!”

Por ser umas das maiores cidades da América do Sul, a oferta de atrações é imensa.

Se você estiver fazendo uma conexão longa no Aeroporto de El Dorado, poderá aproveitar para conhecer alguns pontos do Centro Histórico.

Em breve estarei postando um artigo sobre quando irqual o meio de transporte usar saindo do aeroporto, dicas de casas de câmbio, que roupas levar e onde ficarpara que você possa se preparar para sua viagem à Colômbia.

Além disso, você já ouviu falar do mal de altitude? Não? O “mal de altitude” ou “mal da montanha”, também conhecido como “soroche” é o mal estar causado pela baixa pressão de oxigênio em lugares que estejam a mais de 2.400m acima nível do mar, mas conto tudo isso no artigo “Como vencer os efeitos da altitude”, que estarei postando em breve!

Preparei um roteiro de três dias em Bogotá, fazendo um bate e volta a Zipaquirá, cidade a 50 km de Bogotá onde fica a catedral de Sal. Existem outras atrações que ficaram de fora? Certamente, mas acredito que as imperdíveis estão listadas neste roteiro.

Roteiro dia 1:

Nós chegamos no aeroporto em Bogotá por volta das 12:40 e no hotel por volta das 14h, então começamos o nosso roteiro por volta das 15:30. O ideal é descansar um pouco para aclimatar e o corpo acostumar com a altitude, mas eu não consigo! Largamos as malas no hotel e pé na estrada! Como ficamos hospedados na Candelária (Centro Histórico), começamos por ali.

– MUSEO DEL ORO

O museu é realmente fascinante. A riqueza do acervo é algo esplêndido! Não é à toa que ele é considerado um dos maiores do mundo. Todo mundo diz a mesma coisa? Sim! Porque é verdade. Gente, é muito ouro, ouro, ouro!!!😜

O museu é muito bem organizado. As salas são numeradas de um 1 a 4, facilitando assim a visitação que leva em média 1:30.

O acervo conta com mais de 34 mil peças do período pré-colombiano feitas do metal precioso. O ouro não era visto como um bem material, mas como algo que tinha uma conotação espiritual, pois para esses indígenas, o ouro estava relacionado ao sol, a fonte da vida.

Além das peças em ouro, o museu possui também peças em cerâmica, tecido e esculturas em pedra.

O museu foi fundado em 1939 com o objetivo de proteger o patrimônio histórico da Colômbia e é mantido pelo Banco de La República de Colombia. A Entrada custa 4 mil pesos para adultos e crianças não pagam. Aberto de terça a sábado, das 09:00 às 18:00 e fica na Calle 16, nº 588. Entrada gratuita aos domingos, das 10:00 às 16:00 horas.

O museu também oferece visita guiada de terça à sexta-feira. Não precisa agendar. Basta aguardar perto da bilheteria e acompanhar o guia quando começar o tour.

Espanhol: 11h, 15h e 16h

Inglês: 11h e 16h

– MUSEU DA ESMERALDA

Saindo do Museo del Oro, você já vai ver o prédio à direita.

A Colômbia é a maior produtora de esmeraldas do mundo! Produz cerca de 60% de toda a esmeralda do planeta. O Brasil, segundo maior produtor, produz cerca de 15%.

Os que tem mais de 40 anos vão se lembrar do filme “Tudo por uma esmeralda”, que se passa na Colômbia, com os atores Michael Douglas e Kathleen Turner (1984). Quem nunca assistiu fica a dica!

Esse museu não é lá algo imperdível, mas para mim valeu a pena. Antes de entrar eles passam um vídeo rapidinho, depois começa a visita. Eles mostram diferentes tipos de minas de esmeralda. A guia que nos acompanhou era muito divertida! Ela não falava português, mas se esforçava.

Não é permitido fotografar lá dentro, mas tem num cantinho preparado para isso, foto abaixo!

Depois de passar pelas réplicas de minas, finalmente chegamos à sala das esmeraldas. Gente, tem cada esmeralda MARAVILHOSA! Ao menos pude conhecer rsrs! A visitação leva em torno de 1:00.

Ah, a vista da janela é bem legal.

A entrada custa COP 10.000 para adultos e COP 5.000 para criançasAberto de segunda a sábado, das 10:00 às 17:00 e fica na Calle 16, nº 6 – 66, edifício Avianca, 23º andar – Parque Santander.

Se você quiser comprar alguma lembrancinha, “La casona del museo” vende umas peças em prata com esmeralda a um preço mais em conta. Fica ali pertinho do prédio do Museu da Esmeralda. Só andar alguns metros. Nessa rua você também vai encontrar várias lojas de souvenirs com preços bem camaradas. Não pague o primeiro valor. Se der uma choradinha os preços caem! 😊

Terminado o tour desse primeiro dia, ou melhor, metade de dia, fomos em busca de um local para comer. Ali na Candelária (Centro Histórico) não tem muita coisa aberta à noite não, mas encontramos uma lanchonete que vendia refeições também. Entramos para jantar e decidimos experimentar a aguapanela, que é uma bebida gelada feita de rapadura. Eu gostei! Se preparem que vem post sobre o que comer em Bogotá em breve!

Roteiro dia 2:

-ZIPAQUIRÁ (CATEDRAL DE SAL)

Algumas pessoas costumam fazer esse passeio na parte da manhã para ter a tarde para conhecer outros lugares. Eu viajo com duas crianças e vou de modo econômico, então, para mim isso não funcionou. Precisei de um dia inteiro para aproveitar o passeio.

Geralmente uso o transporte público, mas se o valor do carro por aplicativo for pouca diferença do que eu pagaria com passagens, opto pelo carro de aplicativo. Essa estratégia funciona para pequenas distâncias. Para locais mais longe, o transporte público ainda é a melhor opção financeira, mas esteja preparado para gastar um pouco mais de tempo em trânsito. É necessário avaliar custo benefício. Basta seguir o link para conhecer esta bela e fascinante cidade! Zipaquirá – Catedral de Sal.

Roteiro dia 3:

– CERRO MONSERRATE

E para iniciar nosso terceiro dia nessa cidade linda, decidimos começar pelo Cerro Monserrate.  Chegar até o ponto onde se pega o funicular ou o teleférico para subir o Cerro é fácil. Se você estiver nos arredores da Praça Bolívar ou da estação Las Águas do Transmilênio (clique no link para conhecer o mapa do sistema) dá para ir andando, mas apenas se você gosta de caminhar. É um morro e já existe a desvantagem da altitude, então, se você não gosta ou não quer, pegue um transporte até lá. Vi muitas pessoas falando que “dá para ir andando”, mas a realidade quando você chega lá é outra.

Além do funicular e do teleférico, é possível acessar o o topo através de uma trilha também, mas isso fica para aqueles que querem se exercitar!

Nós já estávamos perto da estação Las Águas, então caminhamos até lá. Levamos uns 40 minutos até bilheteria. O caminho é bem agradável.

Aproveitamos para tirar umas fotos nos jardins do Museu da Quinta de Bolívar, que foi residência de Simon Bolívar depois da guerra da independência. Essa residência foi transformada em museu e o acervo conta com seus pertences pessoais.

A entrada custa COP 4.000 pra adultos, COP 3.000 para estudantes e COP 2.000 para crianças de 5 a 12 anos e fica na Calle 21 No. 4A – 31 este. Abre de terça a sexta, das 9:00 às 17:00 e aos sábados e domingos, das 10:00 às 16:00. 

Obs.: Aos domingos a entrada é gratuita entre as 10h e 16h.

E depois continuamos subindo!

Uma dica! Se você for visitar o Cerro no domingo ou perto dos horários de missa, que ocorrem às 10:00 e 12:00 (segunda somente às 12:00), ou nos feriados, poderá pegar uma fila bem grandinha. Pegamos uma desse jeito, mas até que andou razoavelmente bem.

Subimos de funicular.

Lá em cima fica a basílica do Senhor de Monserrate, também conhecida como Santuário do Senhor Caído de Monserrate, em estilo neocolonial e foi terminada em 1925.

Este morro tem uma altitude de 3200m.

Olha a vista do mirante.

Lá de cima dá para ver o Cerro de Guadalupe.

Quer comprar souvenir? Tem uma feirinha lá em cima. Fui pesquisando e achei um quadrinho com um preço bem justo para a minha coleção. Mas, se você só quiser andar para explorar o local, aproveite a vista.

E descemos pelo teleférico.

Coloquei um videozinho da descida.

Visitar o Cerro no fim do dia também é uma ótima opção, pois ver o pôr do sol dali deve ser fantástico! Tem um restaurante lá em cima chamado Casa San Isidro. A vista é maravilhosa, mas o preço é turisticão! Quem quiser aproveitar, prepare o bolso!

Horário de funcionamento do teleférico e funicular: 

De segunda a sábado das 6:30 até 23:30. A bilheteria fecha às 22:30.

Aos domingos de 5:30 às 18:30. A bilheteria fecha às 5:30. 

Nos feriados das 6:30 às 17:30.

O acesso a pé funciona todos os dias das 5:00 às 13:00, mas está sujeito a modificações.

Valores:

De segunda a sábado: o bilhete de ida e volta custa COP 22.000 , mas os maiores de 62 anos pagam COP 18.000. Um único trajeto custa COP 13.000.

Aos domingos: o ingresso de ida e volta custa COP 13.000, mas os maiores de 62 anos pagam COP 10.500. Um único trajeto custa COP 7.500.

O acesso a pé é gratuito. Para acessar maiores informações, acesse idrd.gov.co.

Estes valores e horários estão atualizados, mas para maiores informações, basta acessar o site oficial: www.cerromonserrate.co

Fica situado na Carrera 2 Est nº 21-48 – Paseo Bolívar.

– PLAZOLETA CHORRO DE QUEVEDO

Depois de visitar o Cerro Monserrate, fomos a esta praça que é uma graça! Dizem que Bogotá foi fundada em 6 de agosto de 1538 neste local. Ela é cheia de casinhas coloridas e bares rústicos e estilosos!

Muitos artistas de rua trabalham ali. A praça também é reduto de estudantes universitários.

Está localizada na Calle 13 com a Carrera 2.

– MUSEU BOTERO

Saindo da Praça Chorro de Quevedo, partimos para o Museu Botero.

Fernando Botero é um artista plástico colombiano e é conhecido por suas esculturas e pinturas com personagens bem rechonchudinhos.

No ano 2000 ele resolveu doar suas obras (123 obras realizadas por ele mesmo) e uma coleção que possuía de outros artistas renomados (85 obras de arte internacionais, dentre elas obras de Monet, Salvador Dalí, Picasso, Renoir e muitos outros) ao Banco da República da Colômbia.

Não tem como não viajar nas esculturas e nas pinturas dentro do museu. Impossível passar correndo. É algo que merece ser apreciado.

A Entrada é GRATUITA!!! Aberto de segunda a sábado, exceto terça-feira, das 09:00 às 19:00 e aos domingos das 10:00 às 17:00. Fica situado na Calle 11 #4-41.

– CASA DA MOEDA

A Casa da Moeda fica ao lado do Museu Botero, tem comunicação interna através de um pátio, ligando os dois museus.

No seu acervo exibe moedas de ouro e de prata usadas desde o período colonial.

Claro que as peças mais valiosas estão protegidas num sala com portas de cofres, pois guardam peças religiosas originais, feitas com muito ouro, pedras preciosas, diamantes e pérolas. É muito ourooooo!!! Ah, e não pede tirar fotos nessa sala.

A exposição permanente possui umas 8.000 peças que incluem moedas, medalhas, notas, máquinas, mobiliários e elementos de cunhagem e emissão de bilhetes.

A entrada é gratuita (amoooo!) e fica na Calle 11 #4-93. Aberto de segunda a sábado, exceto às terças-feiras, das 9:00 às 19:00 e aos domingos das 10:00 às 17:00.

– CENTRO CULTURAL GABRIEL GARCÍA MARQUES

Continuando nessa mesma rua, um pouco mais abaixo, fica o Centro Cultural Gabriel García Marques. Ali acontecem várias exposições, inclusive de artistas locais.

É neste prédio que fica a sede da editora mexicana Fondo de Cultura Económica. O Centro Cultural também dispõe de um auditório com capacidade para 324 pessoas.

Além de livrarias e salas para workshops, o prédio tem também uma cafeteria. Depois de dar uma volta, se bater aquela vontade de comer algo o tomar um cafezinho divirta-se! O café colombiano é muito bom!

– PLAZA BOLÍVAR

Andando mais um pouquinho você chega a Plaza Bolívar. Esta praça é palco de várias manifestações populares. Foi fundada em 1500 e é nela que se encontram:

Catedral Primada é a primeira igreja de Bogotá e foi construída em 1539. Ao lado dela fica a Capela do Sagrado (foto acima).

É proibido tirar fotos no interior da Catedral em horários de missa, mas fomos num horário que ela estava vazia.

A praça tem uns moradores bem descontraídos: OS POMBOS! Ali ficam vários ambulantes vendendo saquinhos de milho a um valor equivalente a uns R$5,00. Os pombos? Eles amam! Só tenha cuidado quando eles começarem a sobrevoar as cabeças…

Capitólio Nacional é o prédio com a bandeira.

Por trás do Capitólio está o Palácio Nariño, residência oficial do presidente.

 E em frente está o Claustro San Agustín.

Ali pertinho fica o Santuário Nacional de Nuestra Señora del Carmen.

Os museus do Ouro e da Esmeralda ficam a 800m desta praça. Se você só tiver 2 dias inteiros, pode combiná-los com estes passeios porque fica tudo muito perto. Se você chegar tarde na cidade assim como eu cheguei, uma outra opção seria passar o fim do dia no Cerro Monserrate. Como já mencionei, viajo com crianças e depois de várias horas de voo preferi fazer algo nos arredores do hotel para não matá-los de cansaço rsrs!

Mas, antes de dizer tchau a esta bela e aconchegante cidade eu precisava relaxar tomando um cafezinho no Juan Valdez Café, um dos mais famosos do mundo!

Este roteiro é uma base para que você possa montar o seu. Crie e divirta-se! Espero que estas dicas tenham contribuído para que você tenha uma excelente viagem! Se precisar de mais informações basta entrar em contato através deste link.

Até!

😉

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu