Dicas do que fazer em Cancún, o Caribe mexicano!

México

|

 

 

Atualizado em 22/08/23

E quem não sonha com praias paradisíacas, sol, mar azul, coqueiros e muitas opções de diversão? Nessas poucas palavras podemos resumir o que é Cancún: Um paraíso caribenho mexicano.

Cancún fica no estado mexicano de Quintana Roo, na Península de Yucatán. Cancún é um dos principais destinos do Caribe.

Além de belezas naturais, a cidade oferece uma riqueza cultural muito grande, pois era habitada pelos maias, portanto, este é o destino perfeito para quem quer aproveitar para conhecer um pouco mais essa cultura fascinante!

Não importa se você busca agito, tranquilidade, romantismo ou aventura. Cancún oferece tudo isso e muito mais! Vamos juntos nos aventurar e desbravar estas terras!

E, antes de ir ao México, leia o post “O que saber antes de ir ao México?

Como chegar?

Cruzeiros

Você pode conhecer Cancún chegando através de cruzeiros. Geralmente eles fazem paradas na cidade e na Ilha de Cozumel para que os turistas possam disfrutar das praias.

Avião

Você também pode chegar por via aérea, como a maioria faz.

A única empresa brasileira que faz o trajeto até o México é a LATAM, indo somente até a Cidade do México. De lá, é necessário pegar um outro voo para Cancún. Existem outras companhias aéreas, saindo do Brasil para o México, mas os preços e as conexões nem sempre são boas opções, pois algumas conexões ocorrem nos Estados Unidos e se você não tiver visto, terá problemas.

A Aeroméxico, também faz o trajeto, fazendo conexão na Cidade do México.

Como se locomover?

Na parte externa do aeroporto você encontrará pontos de ônibus, táxis e vans. Os preços são tabelados, mas vale choro! No post de Playa del Carmen eu conto como foi a minha experiência saindo do aeroporto de Cancún.

Você será abordado por vários “representantes” oferecendo serviço de transporte. Fique tranquilo e escolha com calma. Uma outra opção é contratar um transfer com antecedência do aeroporto até a sua hospedagem. E se precisar de um indicação confiável, entre em contato com o Charlie. No post de Tulum tem o telefone de contato dele.

Ônibus

Se você optar por pegar um ônibus, desça no terminal ADO que fica no Centro de Cancún e, de lá, siga para a zona Hoteleira, caso você se hospede por ali.

Vans

As vans fazem um serviço de lotada. Se você não gosta deste tipo de transporte, talvez seja melhor pegar um táxi.

Aluguel de carro

Já do lado de fora do aeroporto, saindo pelo estacionamento, você vai encontrar várias locadoras de carro, mas Cancún é bem servido de transporte público. Os ônibus na zona hoteleira têm uma tarifa bem camarada (entre 10 e 12 pesos) e passam o tempo todo. Mas, se desejar, alugue um carro para ter um conforto maior.

Táxi

Para circular dentro de Cancun eu usei táxi e o app Didi e funcionou bem. Através do Didi você também consegue pedir comida.

Ouvi alguns relatos para não pegar táxi na rua, mas como eu sou do contra, peguei e me dei bem!

Minha experiência

Um dos táxis que pegamos na praia, retornando para o condomínio onde ficamos, nos levou por um caminho diferente do que eu tinha feito anteriormente com outro taxista.

Quando ele mudou o itinerário, eu logo perguntei por que estávamos indo por ali, mas o taxista explicou que queria nos levar em um ponto onde poderíamos ter um belo panorama da Zona Hoteleira.

Realmente era linda a paisagem! Vimos a Lagoa de Nichupté, que circunda a Zona Hoteleira pela parte de trás. Claro que rolou uma “propina” (gorjeta) ao final da corrida. Ele mereceu!

Como eu disse no post de Playa del Carmen, o combinado não sai caro. Antes de entrar no táxi, combine o valor. Uber não funciona na região.

Onde ficar?

Cancún é uma cidade cuja zona hoteleira é enorme. Onde ficar não é o problema, pois quase todas as pessoas ficam na zona hoteleira.

Algumas pessoas gostam de disfrutar das piscinas e das facilidades que os resorts oferecem. Primeiramente você precisa estabelecer seu objetivo: (i) você quer aproveitar o resort, comer beber e relaxar somente num lugar ou, (ii) você quer explorar?

Se você escolher a primeira opção, escolha um resort all inclusive bem legal, que caiba no seu bolso e seja feliz. Se você escolheu a segunda opção, o all inclusive não é para você. Ninguém vai pagar caro para não disfrutar do que pagou, né?

Zona Hoteleira

Nós ficamos num condomínio (fraccionamiento) um pouco afastado da zona hoteleira, mas a casa era enorme, tinha piscina no condomínio e, geralmente, eu pagava algo em torno de 150 pesos (cerca de R$ 40,00) para ir até às praias. Se eu fosse alugar um carro ainda teria o incômodo de ficar de olho no velocímetro para não levar multa.

Dentro da Zona Hoteleira dá para se locomover de ônibus, como falei anteriormente. Assim você gasta pouco e pode circular livremente pela área.

Então, conclusão:

– Se você reservou um dinheirinho e dá para pagar um hotel na Zona Hoteleira, perfeito!

– Você está viajando no modo mais econômico? Hospede-se fora da Zona Hoteleira. O custo-benefício compensa. Você gastará pouco com transporte.

Eu fiquei hospedada no condomínio abaixo, na “Casa Paraíso”.

Teste

Para quem vai ficar na Zona Hoteleira dica é: Esta região tem o formato do número 7. Hotéis mais ao norte, cuja numeração da Av. Boulevard Kukulcán é menor, tem o mar calmo, ideal para quem está com crianças. Os hotéis mais afastados, cuja numeração é maior, tem o mar bem mais agitado.

Roteiro dia 1

Playa Delfines

Playa Delfines

E que tal levantar cedo e partir para a praia? Aqui o mar é bem agitado. No dia que eu fui havia muitos salva-vidas tendo que controlar umas pessoas que estavam se aventurando no mar, mesmo havendo a indicação com bandeira vermelha mostrando que a correnteza estava forte.

O bom dessa praia é que você pode se enfiar debaixo dessas cabaninhas de palha e não precisa pagar nada! Amei!!!

Playa Delfines

Não se esqueça de tirar sua foto no letreiro Cancún para guardar de recordação. Deixei para tirar na praia Langostas. Tinha muita gente e eu odeio fila…

Museu Maya

Museu Maya de Cancún

Da praia Delfines partimos para o Museu Maya. Dá para pegar um ônibus até lá, mas preferimos caminhar pela Av. Boulevard Kukulcán, sentindo o ventinho do mar no rosto.

Este museu foi inaugurado em 1982 e guarda um dos acervos arqueológicos mais significativos da cultura maia do país, incluindo não só as peças mais relevantes do Estado de Quintana Roo, como também uma seleção de peças emblemáticas dos sítios de Palenque, Chichén Itzá, Comalcalco, dentre outros.

Teste
Teste
Teste

As salas e exibição, que são 3, ficam a 8m de altura. Dali é possível ver a Lagoa Nichupté. As salas possuem divisórias de vidro altamente resistentes a furacões (que bom, mas quem quer testar?!?).

É proibida a entrada com qualquer tipo de alimento, mas o museu possui guarda volumes, não se preocupe. Também não é permitido filmar no interior do museu, nem fotografar com câmeras profissionais, a não ser que você pague uma taxa. Fotos com câmeras de celular e câmeras comuns são permitidas.

Teste
Teste

A entrada custa 80 pesos e só aceitam peso mexicano e dinheiro em espécie. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, sendo o acesso permitido somente até às 17h e 30 min. Fica na Av. Boulevard Kukulcán km 16.5, Zona Hoteleira.

Ruínas de San Miguelito

La pirámide, Ruínas de San Miguelito

As ruínas ficam ao lado do museu. Esse era o nome de uma antiga fazendo que existia ali até 1950, período em que Cancún ainda era um pequeno povoado de pescadores. A área foi um importante assentamento maia no período de 1250 a 1550 d.C.

A pirâmide é o edifício mais alto do sítio arqueológico e existia um templo no seu topo. As cores da decoração eram predominantemente o azul e o vermelho.

Teste
Teste

Este sítio arqueológico não é tão grande e não tem a importância de outros como Cobá e Tulum, mas vale a pena conhecer.

O poço abaixo foi construído por volta de 1950 para abastecer a fazenda que existia no local, porque nesse período Cancún não possuía nenhum tipo de serviço público. As pedras usadas foram as extraídas das construções pre-hispânicas.

O poço é usado até hoje na manutenção do sítio arqueológico, mas a água não é de boa qualidade.

El pozo, Ruínas de San Miguelito

Leve protetor solar, chapéu, água e use sapatos confortáveis.

A entrada está inclusa no bilhete do museu. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h e 30 min.

La Isla Shopping

Depois de um dia aproveitando o sol e o mar, passear no shopping à noite e, talvez se aventurar em comprar algumas coisinhas não é uma má ideia, não é mesmo? Mas, se o orçamento não estiver favorável, não se preocupe! Vá passear no shopping sem compromisso, afinal, olhar não paga nada!

São 162 lojas de marcas nacionais e internacionais (Calvin Klein, Hugo Boss, Diesel, Massimo Dutti, Zara dentre outras), além de oferecer vários restaurantes. Para quem quer uma vista panorâmica da região, que tal um passeio de roda gigante?

Roda gigante Shopping La Isla

Funciona todos os dias das 10h às 23h e fica na Av. Blvd. Kukulcán, La Isla, Zona Hoteleira, 77500.

Roteiro dia 2

Isla Mujeres

Playa Norte, Isla Mujeres

Levante-se cedo e parta para a Isla Mujeres. Esta ilha maravilhosa tem um post só para ela. Bateu a curiosidade? Vai lá conferir tudo o que ela tem a oferecer!

Roteiro dia 3

Praia Langosta

 

Mais uma opção de praia nesse paraíso! Sei que soa redundante dizer que aquele mar azul turquesa é lindo, mas eu vou dizer sim, porque é!

As aves quase pousam em você pedindo comida. Eu não gosto de alimentar os animais na natureza, mas aquelas aves pareciam que iam nos carregar de tanto que elas ficavam em cima. Não podiam ouvir o barulho de um pacotinho de biscoito rsrs!

E para quem gosta de tirar aquelas maravilhosas fotos clichês, na praia Langostas tem um letreiro CANCÚN para fotos também!

Mercado 28

Mercado 28, Centro Cancún

Excelente para fazer uma refeição digna e comprar lembrancinhas. Os preços são bem justos e a comida é a mais variada o possível.

Aberto diariamente das 8h às 20h.

Walmart

Já que você pelas redondezas, por que não visitar o Walmart? Brasileiro gosta não é mesmo? Se você quiser levar uns souvenirs para casa, aqui o preço é bem em conta também, mas não tem a variedade do Mercado 28.

Mas, para quem quer comprar umas garrafas de tequila o preço do Walmart é bem acessível e, além disso, você ainda pode correr o risco de pegar um dia de promoção! Vai que… rsrs!

Outra vantagem do Walmart é que dá para pagar com pesos ou dólares, pois aceitam ambas as moedas. Fica na Avenida Cobá 21, 77500, centro Cancún.

Reserva Ecológica Municipal Ombligo Verde

Situado no coração de Cancún, esta reserva é ideal para curtas caminhadas, piquenique, relaxar enfim, um espaço verde ideal para quem busca sossego e contato direto com a natureza. É possível observar pássaros e animais silvestres.

O parque abre das 6h às 17h e a entrada é gratuita. Fica na Av. Ixcun 2, 32, 77508 Cancún.

Catedral de Cancún

Teste
Teste

A Catedral fica colada na reserva ecológica. O prédio não tem nenhuma beleza especial, mas o local é bem agradável e dá para aproveitar para conhecer a reserva.

Fica na Av. Puertos Manzana 1 lote 2, 77508.

O que mais eu posso fazer?

A partir de Cancún você consegue fazer muitos passeios. Se você tiver mais dias disponíveis, poderá arrumar seu roteiro com mais atividades. Nós montamos base em Playa del Carmen e Tulum para conhecer alguns lugares da lista, mas é possível conhecer estes lugares saindo de Cancún, fazendo passeios bate e volta. Seguem algumas opções:

– Conhecer Chichén Itzá,uma das sete maravilhas do mundo moderno;

 

 

– Visitar as Ruínas de Tulum;

 

Playa Tortugas – Além da praia ser linda, existem vários bares e dali também saem passeios para a Isla Mujeres.

 

– Conhecer os cenotes

 

– Visitar parques aquáticos como Xcaret, Xel-Há, Xplor e Garrafon Park.

Que moeda levar e quando ir?

Para saber que moeda levar, quando ir e muito mais, leia “O que saber antes de ir a Cancún e arredores?“. E você tem dúvida se precisa de visto para ir ao México? No post O que saber antes de ir ao México?” eu conto tudo!

Onde comer?

E você está disfrutando do paraíso, mas de repente, bate aquela fome! Aí você se lembra que precisa repor as energias, por isso vou mostrar algumas opções econômicas. Continue comigo!

Se você estiver no centro de Cancún:

Mercado 28

O que não falta é opção de comida típica entre outras neste mercado popular.

Walmart

Não tem como não passar perto de um Walmart e não entrar. Eles vendem uns feijões enlatados deliciosos! São os fríjoles charros. Um feijão-pinto cozido com cebola, alho e bacon, pimenta, tomate, coentro e carne de porco. Perfeito para levar para comer em casa, digo, para onde você estiver hospedado, caso não queira sair à noite para jantar.

Aproveitei para comer uma marquesita de Nutella…. que delícia! A marquesita é uma sobremesa nativa do estado de Yucatán. Ela é um crepe, enrolado como um taco, e o recheio você escolhe.

 

Ah, o mercado tem wi-fi grátis.

OXXO

Incrível como eles vendem de tudo! São mercadinhos pequenos (rede de conveniências), mas a variedade é enorme. Você vai encontrar de chip de celular a lanches.

Shopping Plaza Las Américas

Tem comida de valores diversos e vai agradar a todos!

A La Burger

Hamburgueria com valores camaradas e fazem entregas.

No mais, você não terá dificuldade de encontrar um local com preço bom para comer. Explore os arredores do Mercado 28, que certamente encontrará muitas outras opções com preços justos.

Se você estiver na Zona Hoteleira:

McDonald’s

Subway

Domino’s

Mercado Chedraui Selecto

Fica na altura do km 9 na Av. Kukulcán.

Botanero

 Fica perto do Chedraui e só funciona à noite.

Ambulantes nas praias

Eles geralmente vendem frutas cortadinhas (vi isso na praia Delfines) e ainda existem carrinhos em algumas praias vendendo tacos, mas observe que esses “carrinhos” estão vendendo para trabalhadores locais e não ficam o dia todo. Não é igual aqui nas praias do Brasil.

Estas são opções para quem está economizando, considerando que você está na Zona Hoteleira de Cancún e precisa gastar pouco.

O que fazer à noite?

Para os amantes da “night” Cancún tem um leque de opções imperdíveis, mas se prepare para coçar o bolso rsrs! As boates abrem a partir das 23h e encerram às 6h, então, se prepare para o agito!

Outro ponto importante é que as casas noturnas e bares estão, na sua maioria, localizados na Zona Hoteleira, o que facilita o acesso, já que a maior parte das pessoas buscam hospedagem nessa região.

Dica importante: As pessoas costumam se vestir muito bem para ir às baladas, então, prepare um look bem trabalhado ao arrumar as malas. Já para os bares à beira mar, o look é mais descontraído, mas nada de ir de chinelo, porque carioca vai de chinelo para tudo quanto é canto (inclusive eu…). Conclusão: melhor não fazer isso em Cancún, porém, se você for uma pessoa, tipo, “tô nem aí”, fique à vontade!

Coco Bongo

Assim como em Tulumexiste um Coco Bongo em Cancún para que você possa curtir muita música, shows de artistas famosos e muita badalação.

Hard Rock Café

Acredito que dispensa apresentações, mas você vai encontrar um cardápio bem variado (ao melhor estilo americano). Tem salada? Tem sim!

Señor Frogs

Tem um ambiente bem divertido onde os garçons fazem brincadeiras, e o ponto alto da diversão são os copos de 800 ml de cerveja.

The City Cancún

Considerado a maior casa noturna da América Latina. As festas bombam? Sim, e como!

Grand Mambo Café Cancún

Tudo preparado para que você possa curtir o melhor do ritmo do Caribe: bachata, salsa, merengue e muito mais aguardando por você! Ay, arriba!!!

Dady’O

Aqui predominam as festas com temas dos nos 80 e 90. Quer fazer uma viagem no tempo?!? Então, você achou o local perfeito!

Coliseo Cancún

Esse bar não tem o brilho e a cara da riqueza, mas é uma boa opção para quem quer se divertir e economizar ao mesmo tempo. Aqui você encontra música ao vivo e bebidas mais baratas.

Temos aqui algumas opções, mas você certamente poderá disfrutar de inúmeras outras, além de bares espalhados pela cidade.

Enfim, Cancún é perfeito para pessoas de todas as idades e de gostos variados.

Deixe um comentário ou uma sugestão se desejar. Conhece alguém que está precisando se informar sobre Cancún? Compartilhe o post!

Até mais!

😉

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

Veja também:

Bridgetown – Barbados

0
Tranquilidade em Carlisle Bay Eis que chegamos à terra da diva Rihanna e local de nascimento do rum! Enfim desembarcamos…

Philipsburg – St. Maarten

0
Curtindo os aviões em Maho Beach Depois de La Romana, nosso cruzeiro foi para St. Maarten ou Sint Maarten, como queiram!…
Menu