Superando a Barreira do Idioma

Viagem

|

Guia de sobrevivência: Como vencer a barreira do idioma?

 

Você vai viajar e, de repente, bate aquele medo porque você não fala o idioma do país escolhido para curtir suas férias? E agora?!? Calma! Nem tudo está perdido! Respire fundo e leia este post até o fim, que você se sentirá mais seguro e confiante para aproveitar seu passeio.

Antes de viajar, não se esqueça do seguro viagem. Aproveite e faça uma cotação agora.

 

 

Enfim, desbravar um país onde o idioma é uma barreira não é fácil. É necessário jogo de cintura e criatividade em muitas situações, mas a tecnologia também pode dar uma força nessa missão!

Então, se você pensa: “Ah, eu falo inglês e não terei problemas”, eu gostaria de dizer que você pode passar por dificuldades sim. Na Rússia e na Tailândia, por exemplo, as placas e indicações nem sempre estão disponíveis em inglês e um número reduzido de pessoas conhece esse idioma.

Portanto, o que fazer?

Nada de fazer cara de susto ou desconfiança! Siga essas dicas que você terá sucesso! Vamos ao que interessa:

1 – Aprenda palavras e termos básicos para situações corriqueiras

Primeiramente saber dizer o seu nome, perguntar o preço, agradecer, dizer que você não fala o idioma, dar bom dia, boa tarde e boa noite já ajuda muito. No entanto, muita gente vai dizer que tem dificuldade e que não consegue pronunciar nada em outro idioma.

Em outras palavras, eu sei disso porque na época que eu lecionava inglês e espanhol, sempre havia um ou outro aluno que pensava assim e se bloqueava. O que posso dizer é relaxe e se concentre que você vai conseguir. Neste sentido, usar o Google Tradutor para aprender essas palavras ou pequenas frases é uma opção.

Para isso, basta jogar a palavra ou frase que se quer aprender e ouvir o som. Anote esse som num caderninho, como nos exemplos:

Bom dia- gúd mórnin

Por favor – plíz

Em seguida, escreva a palavra em português e, ao lado, como se pronuncia aquela palavra ou frase no idioma desejado. No nosso exemplo aqui a palavra está em inglês, mas poderia estar em italiano, alemão e assim vai. Cada um faz a transcrição fonética como ficar melhor para entender.

 2 – Você tem um lado teatral?

Se sim, faça gestos e aponte para o que você quer, sem medo de ser feliz.

Por outro lado, se a resposta for não, ainda que timidamente, gesticule. Eu não falo francês, mas quando estive em Paris, fui à rua comprar um crepe e usei uma palavra ou outra nesse idioma (que eu me lembrava), mas o restante fui fazendo gestos rsrs!

Em suma, eu não queria usar o inglês porque geralmente os franceses são um pouco mais resistentes.

Exemplo:

Foi assim: Eu queria 3 crepes de Nutella para viagem. Falei o número 3 em francês, apontei para onde estava escrito Nutella e o “para levar” fiz o gesto de alguém carregando algo. Ficou tupiniquim? Ficou sim! Deu certo? Deu sim, e como! Finalmente o vendedor sorriu e me atendeu. 😁

Definitivamente não tenha vergonha de se expressar. Nem todo mundo que viaja sabe ao menos um idioma estrangeiro e, nem por isso deixa de conhecer o mundo.

3 – Use o aplicativo Google Tradutor

Além da funcionalidade que já mencionamos na primeira dica, existem outras formas de usar esse aplicativo. Ele traduz palavras que estão em imagens, faz tradução instântanea e transcrições de conversas. Ele também pode ser usado offline e é gratuitoooo! Isso mesmo! Que maravilha, não acha?

Você nem vai precisar de internet, porém é melhor ter. Aproveite e adquira seu chip de internet.


Seguros Promo

 

Mas, preste atenção: Se você é daqueles que deixa tudo para última hora não faça isso. Antes de viajar, já baixe o app para ter certeza de que ele estará instalado no seu smartphone e, que você não terá problemas para usá-lo offline depois.

Vamos entender como o Google Tradutor  funciona:

A – O primeiro ícone que aparece é o da câmera. Aqui você pode traduzir imagens com palavras, como por exemplo, uma placa ou um menu. Se você vai a um restaurante e quer saber o está escrito no menu, basta apontar a câmera e fazer a tradução daquele texto na imagem.

B – O segundo ícone que aparece é o da conversa. Aqui você pode escolher para qual idioma você quer traduzir o que você vai falar. Quando a pessoa com quem você estiver conversando for falar, basta você inverter o idioma lá na parte de baixo.

Se você clicar na mãozinha lá em cima, aparece uma mensagem que você pode mostrar para a pessoa com quem você quer falar, explicando que você gostaria de conversar usando o Google Tradutor. A frase já vai no idioma que você selecionou.

C – O terceiro ícone que aparece é o da transcrição. Através dele você pode salvar a transcrição da conversa. Mas, um detalhe: para usá-lo é necessário estar num local silencioso, caso contrário, o app não consegue identificar a fala do locutor.

Para salvar a conversa, basta clicar lá estrelinha na parte superior, à direita. Para consultar a conversa salva, vá na página inicial e clique no ícone na parte superior, à esquerda (ao lado de GOOGLE TRADUTOR).

No momento os idiomas disponíveis nesta funcionalidade são: alemão, espanhol, francês, hindi, inglês, português, russo e tailandês.

Se você me perguntar se existem outros aplicativos de tradução, vou responder que sim, mas não funcionam offline e não têm a mesma quantidade de idiomas disponíveis que o Google Tradutor oferece. Como meu lema é gastar pouco ou quase nada, nem testei. 😝

 

4 – Use audioguia onde é oferecido

Muitos pontos turísticos como museus e bibliotecas possuem audioguia em vários idiomas, inclusive em português e que já estão incluídos no valor da entrada (OBAAA!). O Português desses aparelhos geralmente é o de Portugal, mas serve, né? 😊

Dessa forma, você consegue mergulhar na história, sem sofrimento. Quando visitei a Casa de Anne Frank, em Amsterdã, usei um desses e funcionam muito bem!

Meus queridos leitores, espero que essas dicas contribuam para que a viagem seja um sucesso! Procurei não enrolar muito, não encher linguiça nas explicações e ser o mais direta o possível. Caso vocês tenham outras dicas, ou queiram comentar sobre as explicações, fiquem à vontade para compartilhar.

Não se esqueçam de compartilhar a informação com um amigo. 🙂

Até

😉

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

Veja também:

Menu