Playa del Carmen: um guia sobre o que fazer neste paraíso

México

|

A cidade é linda e as belezas naturais são seu maior encanto. As praias com seus coqueiros e águas cristalinas criam um cenário paradisíaco! Playa del Carmen está situada na zona turística conhecida como Riviera Maya.

Durante a era pré-colombiana, a região era conhecida como Xaman-Ha. Era daqui que as caravanas partiam em direção a Ilha de Cozumel para prestar culto à deusa Ixchel, ligada à lua e à fertilidade.

Ainda, o solo da região é formado de calcário, por isso não há rios, mas existem inúmeros cenotes que, na maioria das vezes, fazem parte de redes fluviais que chegam até o mar. Alguns tem água doce na superfície e água salgada na parte mais profunda.

Para saber mais sobre os cenotes, confere lá o post sobre eles. 🙂

E aí? O assunto interessou? Então continue lendo e vamos praticar viagem juntos, mas não esqueça do seu chip internacional. Ninguém quer ficar desconectado, não é mesmo?

 


Seguros Promo

Como chegar?

A maior parte das pessoas chegam em Playa del Carmen pelo aeroporto de Cancún. Não existe voo direto do Brasil para Playa.

Você já comprou suas passagens? Veja aqui os melhores voos! não perca tempo!


Seguros Promo

Cancún está a 55 km de distância de Playa, portanto, o trajeto de van/ carro leva em torno de 1h.

Neste sentido, nós estávamos na Cidade do México, então pegamos um voo na parte da tarde e chegamos no início da noite em Cancún. O voo da CDMX até Cancún leva, em média, 2h e 15min.

E para economizar tempo e dinheiro, decidimos montar base nas 3 cidades que gostaríamos de conhecer, começando por Playa, já que não ficaria tão distante assim de Cancún.

Depois, seguiríamos para Tulum e, finalmente, retornaríamos a Cancún, pois nosso voo de retorno ao Brasil sairia do aeroporto Internacional de Cancún.

Para tanto, organizamos esta logística porque para visitar Chichén Itzá, por exemplo, seria melhor estar em Tulum; para visitar Cozumel, melhor estar em Playa e, assim fizemos.

De Cancún para Playa

Muitas pessoas gostam da liberdade de decidir a hora de pegar a estrada, sem precisar ficar agendando horário ou se preocupando com transporte.

Se você for uma dessas pessoas, alugue já seu carro e disfrute desse paraíso!

 

Porém, aqui vão outras opções 🙂

Opção 1: Transfer

Existem várias locadoras logo na saída do aeroporto. Nós não fechamos transfer antecipado com nenhuma empresa, portanto, assim que chegamos ao aeroporto, começou a negociação.

Dentro do aeroporto, as empresas oficiais cobram em torno de 4.000 pesos. Nem pensar!!!

Portanto, saímos do aeroporto e fomos negociar com os representantes das vans que ficam na parte externa (porque não são os motoristas que ficam fechando negócio). Muita gente oferecendo van, mas os preços quase que tabelados.

Enfim, conseguimos o valor de 2.500 pesos mas, ainda assim estava caro. Depois de quase uma hora de negociação para cá e para lá (porque somos mochileiros e “pechincheiros” mesmo!), finalmente conseguimos uma van por 1.200 pesos!

Aí sim! Éramos um grupo de 8 pessoas, então estava saindo a 150 pesos por pessoas, o que ficava em torno de 40 reais, quase o valor da passagem do ônibus, com o diferencial de nos deixar na porta de casa, digo, da hospedagem rsrs!

Dica 1: Negocie sempre!

Negociação encerrada, nossa van abriu a porta para nos levar ao nosso destino.

Dica 2: Quando você fechar o transfer, combine exatamente o endereço onde você quer ficar. Geralmente as vans levam até o centro de Playa e, chegando lá, a pessoa precisa pegar um táxi até o hotel. Fique de olho!

Depois de uma viagem tranquila, Charlie, nosso motorista, nos deixou na porta do condomínio onde ficaríamos hospedados. Antes de sair, Charlie me chamou e perguntou quanto pagamos no transfer. Eu disse 1.200 pesos e ele se ofereceu para nos levar de volta por 900 pesos!!!

Uhuu! Eu informei que de Playa seguiríamos para Tulum, e ele falou que cobraria os mesmos 900 pesos. Negócio fechado! No post de Tulum você vai encontrar o contato dele.

Opção 2: Ônibus da OCC

Existe também o ônibus da OCC que faz o trajeto de Cancún para Playa. A passagem pode ser comprada dentro do aeroporto, mas a desvantagem é que você precisa descer no centro de Playa e pegar um táxi até o seu destino. Se você estiver com malas, isso certamente será um inconveniente. A passagem custa em torno de 160 pesos.

Opção 3: Táxi

Uma última opção, que não é nada atrativa é o táxi. O valor final vai ficar em torno de 1.000 pesos. 😬

Como se locomover?

Se você não alugou um carro, assim como nós, fique tranquilo para usar o serviço de táxi. Minha experiência com os táxis de rua foi super tranquila. O Importante é negociar o valor antes de entrar no táxi. O combinado não sai caro!

No entanto, se você ficar hospedado em algum condomínio, saiba que os táxis de rua, geralmente, não tem autorização para entrar. Os táxis de cooperativas locais têm autorização, mas cobram bem mais caro.

Finalmente, quando você for pegar táxi na rua, escolha um que esteja mais apresentável. Cheguei a pegar um mais velhinho e caidinho, mas cheguei ao destino, então o objetivo foi alcançado!

Dica importante! Uber não funciona na região.

Onde ficar?

Onde ficar depende do seu poder aquisitivo. Viajo low cost, gastando pouco, portanto, optei por uma casa que não ficava no centrinho de Playa.

Vantagem:

Casa grande num condomínio com piscinas, próxima ao Walmart.

Desvantagem:

Uma das maiores desvantagens de se hospedar em um local mais afastado do centro é precisar pegar táxi para se locomover. No entanto o valor não era alto, por isso saímos lucrando, considerando o que pagamos na hospedagem.

Frequentemente reservo minhas hospedagens pelo Booking.com. Nunca tive problemas com as reservas, porém sempre me guio pelos comentários das pessoas que avaliaram as hospedagens. Ali encontramos pessoas reais dividindo suas experiências.

Dica: Dê preferência para acomodações com pontuação acima de 7.

Dicas importantes sobre locais no centro de Playa del Carmen para se hospedar

Se você procura uma hospedagem tranquila, no Centro, evite os hotéis próximos à Quinta Avenida, no entorno da Rua 12, por motivos óbvios:

Ali é que se concentra a vida noturna e todo agito. Se você dorme igual a uma pedra, vá em frente! No entanto, se você acorda até com um gato andando na ponta do pé, fuja dali!

Assim também, se você se hospedar próximo ao Parque Fundadores você vai conseguir encontrar acomodações e restaurantes com precinhos camaradas, além de poder usar o transporte público com facilidade.

Agora, se você busca luxo e qualidade, anota aí: PLAYACAR – é um enorme complexo que possui resorts e hotéis. Quem gosta de golfe já pode comemorar! Existe um campo lá dentro.

Uma opinião pessoal: Eu penso que ficar num resort com all inclusive em Playa não é a melhor opção. Esse tipo de hospedagem é mais indicada para quem não quer sair do local. Em Playa del Carmen o legal é sair e bater perna! Se você for para Cancún também, aí sim, reserve seu all inclusive.

Roteiro dia 1

E estamos falando de viagens, mas não podemos nos esquecer do seguro viagem. Faça já o seu!

Cenote Azul

Cenote Azul com uma plataforma ao fundo para saltos!

Esse cenote é aberto e, em dia de sol, a sua cor azul fica ainda mais vibrante! A água é tão cristalina que dá para ver o fundo e as rochas.

Para quem gosta de dar uns pulinhos, tem uma parte mais alta que dá para saltar. Até eu me aventurei! Muito bom!

Se você não tiver um espírito muito aventureiro, dá para se sentar e fazer a pedicure! Os peixinhos estão ali mesmo, trabalhando de graça! E que tal? Olha o meu filho aí se divertindo!

Se você se esquecer de levar um lanchinho, não se preocupe. Apesar deste cenote não ficar próximo ao comércio, logo na entrada dele tem uma mercearia e você poderá se abastecer.

Além disso, o uso de protetor solar comum é proibido para não poluir as águas, mas nessa mercearia que mencionei, você pode comprar repelente e protetor biodegradável, caso não tenha levado o seu.

A entrada custa 120 pesos por pessoa e ele funciona das 9h às 17h.

O Cenote Azul é um dos mais baratos e de fácil acesso. O local é tão gostoso que decidimos ficar ali o restante do tempo que tínhamos programado para visitar outro cenote.

Na entrada você também pode alugar coletes salva-vidas e snorkel por uma média de 40 pesos cada.

O cenote não possui local para guardar volumes, então, faça como todos fazem: deixe seus pertences perto da água onde você ficará.

Como chegar?

O cenote fica localizado a 25km do Centro de Playa del Carmen, na Rodovia Cancún-Tulum. Portanto, no centro de Playa, basta pegar uma van em direção a Tulum e pedir para parar na frente da entrada do cenote. Fácil, não?

Se você decidir ir de táxi, pagará uns 150 pesos, o que dá uns 40 reais. Eu mesma preferi ir de táxi, porque somos 4 (marido, 2 filhos e eu), então saiu quase o valor da passagem da van, que fica em média 30 pesos por pessoa. 😋

Cenote Chaak Tun

Imagem de anncapictures por Pixabay

Este cenote é um dos mais próximos de Playa del Carmen, pois fica a cerca de 6 km da Quinta Avenida. Ele é um conjunto de 2 cenotes fechados, portanto, o local é bem escuro e a visitação só ocorre com a presença de um guia.

Ele estava no nosso roteiro, mas como mencionei anteriormente, estava tão gostoso lá no Cenote Azul, que acabamos não visitando o Chaak Tun.

Neste cenote não existe local para comprar nada, então, carregue sua garrafinha de água para que você possa se hidratar.

Cenote de águas cristalinas

A águas do Chaak Tun parecem um espelho pela quantidade de cálcio presente nas água. Uma das teorias de os maias terem baixa estatura era o consumo em excesso de cálcio, fazendo com que os ossos enrijecessem, impedindo assim, o crescimento deles. Os mais altos tinham em média 1,50 de altura.

A entrada custa 450 pesos por pessoa, já incluindo colete, snorkel, roupa, sapatilhas, roupa de neoprene (a água é bem fria), lanterna e guarda volumes e o tour dura cerca de 2 horas. Funciona de segunda a sábado das 9h às 17h e aos domingos das 9h às 13h.

A visita é guiada por questões de segurança, então atenção ao horário que você vai chegar ao cenote. De preferência, não chegue após às 14:30. Você não sabe o horário que o grupo vai sair e, pode acontecer que você chegue na hora que um grupo tenha acabado de partir.

Como chegar?

A melhor forma de chegar é de táxi, ou de carro se você tiver alugado um. De ônibus é melhor não tentar, porque você depois que desce ainda tem que andar uns 20 minutos.

Roteiro dia 2

Cozumel

Cozumel é uma ilha maravilhosa! Se você só tem um dia para conhecê-la, veja o que fazer, como chegar e todos os demais detalhes lá no post dedicado a ela.

Roteiro dia 3

Neste terceiro dia você pode aproveitar para curtir uma praia ou um dos parques temáticos que atraem cada vez mais turistas, combinando com uma volta no Centro depois do parque. Escolha suas atrações e aproveite!

Xcaret – Playa del Carmen

 

Ingresso do parque Xcaret

Esta é uma atração que você precisa de um dia inteiro para curtir. Na verdade, mesmo passando o dia todo no parque, você não vai conseguir aproveitar tudo o que ele oferece.

Portanto, a dica é: escolha o que você acha mais interessante e aproveite!

As principais atrações do parque são:

  • Nadar em rios subterrâneos.
  • Admirar a diversidade de espécies animais, como a Fazenda das Borboletas, o Aquário de Coral Reef e a Ilha das Onças.
  • Fazer um tour pela selva.
  • Assistir a apresentação do Xcaret México Espectacular (com mais de 300 artistas em palco).
  • Visitar as zonas arqueológicas.
  •  Charrería, Voladores de Papantla e muitas outras atrações

Funciona das 8h30 às 22h30 de segunda a sábado. Crianças menores de 4 anos não pagam e, de 5 a 11 anos pagam metade, desde que apresentem documento de identidade nas bilheterias do Parque. O valor da entrada para adultos é 2.078. 81 pesos e, para crianças maiores de 11 anos, 1.039. 31 pesos.

Para maiores informações, acesse o site oficial.

Parque Fundadores

Na verdade é uma praça que fica bem pertinho da praia. Na pracinha, se você olhar para frente vai ver o mar e, se olhar para trás, vai ver a Quinta Avenida. Show! A praça estava sendo reformada quando estive lá.

Voladores de Papantla

Essa apresentação acontece várias vezes por dia na praça Parque Fundadores e uma pequena ajuda financeira (a propina) será solicitada daqueles que estiverem assistindo. Afinal, eles não vão se apresentar gratuitamente.

Trata-se de um antigo ritual de fertilidade praticado por diversos povos mesoamericanos desde muito antes da colonização. Essa apresentação acontece em vários pontos do país, inclusive na Cidade do México.

Portal Maya

O portal e uma estátua gigante, de quase 20 metros de altura de um homem e uma mulher dando as mãos e é considerado tradicional cartão postal de Playa del Carmen. Fica situado na praça Parque Fundadores.

O portal é criação do mexicano José Arturo Tavares e foi construído como um marco do fim do calendário maia e do começo uma era de amor e prosperidade.

Capilla Nuestra Señora del Carmen

Essa capela fica no final da Quinta Avenida, bem próxima ao Terminal Marítimo, de onde saem os ferrys para a Ilha de Cozumel.

Aos domingos, em alguns horários, há celebração de missas em inglês.

Detalhe: O altar da capela tem vista para o mar! 😍

Quinta Avenida

Essa é a principal avenida de Playa del Carmen e possui cerca de 2km de extensão. Você quer agito? Vá para a quinta Avenida. Você quer fazer compras e comer bem? A resposta é a mesma!

E se você precisar trocar seus dólares? Ali você encontra diversas casas de câmbio, não preocupe!

Para quem gosta das comprinhas de viagem, aqui é o local certo. Você vai encontrar shoppings com lojas de grifes famosas como Victoria’s Secret, Nike, Forever 21, Zara, Lacoste, L’Occitane dentre outras.

O shopping Paseo del Carmen é o mais antigo, fica a céu aberto, próximo do Terminal Marítimo. O shopping Quinta Alegria é mais novo e fica no meio da Quinta Avenida.

Para aqueles que gostam de um bom restaurante, a Quinta Avenida oferece inúmeras opções para aproveitar a culinária mexicana, além de cozinha argentina, italiana e muito mais.

O que mais eu posso fazer?

Que tal fechar passeios com quem entende?

 

O que vai fazer em Playa del Carmen?

Casas noturnas

Você pode aproveitar as casas noturnas e bares da Quinta Avenida, no entorno da Rua 12, como por exemplo, o Mandala e o Coco Bongo – lembrou do Máscara?!? Pois é, existe uma filial do Coco Bongo em Playa. A entrada não é barata, gira em torno dos USD 50 (ou mais), mas a bebida é liberada. Os shows começam por volta das 23h. Ao todo são uns 20 shows por noite.

Cavernas do Rio Secreto

Esta é uma opção para aquele dia de chuva, para que não haja frustração. Ele é um cenote subterrâneo, que fica a cerca de 15 minutinhos de carro do centro de Playa del Carmen. Possui 12km de extensão.

Nadar com tartarugas na praia de Akumal, que fica a 40km da cidade

Não curto, mas não posso deixar de mencionar. No post sobre “Turismo responsável” eu explico um pouco sobre atividades turísticas envolvendo animais. Vale a pena conferir.

3D Museum of Wonders.

Este museu é excelente para quem está com crianças. O mais interessante do museu é que as exposições são interativas e dá para tirar fotos divertidas que parecem fazer parte dos quadros. As crianças vão amar!

Praia Playacar

Esta é uma praia privativa, do lado direito do Terminal Marítimo (para quem está indo para o terminal). Ela é privativa, mas qualquer um pode acessá-la através de uma passagem que fica ao lado do Terminal. Fica a dica!

Praia Mamitas

A praia Mamitas tem uns Beach Clubs bem badalados.

Praia Punta Esmeralda

Fica depois da Calle 48 Norte. Praia bem tranquila e menos frequentada que as do Centro.

Praia de Playa del Carmen

Localizada do lado esquerdo do Terminal Marítimo (para quem está indo para o terminal). Essa é bem popular.

Onde comer?

Se você quer restaurantes mais baratos, perto do Parque Fundadores você conseguirá melhores preços.

O El Doctorcito é um restaurante mais frequentado pelos locais, então você vai comer bem, mas sem luxo. Eles servem deliciosas tostadas de frutos do mar, ceviches e tacos de peixe e camarão. Fica próximo à rodoviária de Playa del Carmen.

Para quem quer algo mais requintado, temos o Señor Frogs, com decoração bem divertida e oferece excelentes porções, cervejas e drinks em geral, e o Mayan Bistrô, que oferece opções como massas, pizzas, carnes, peixes e excelentes drinks. Certamente vão ser ótimas opções!

Que moeda levar e quando ir?

No post “O que saber antes de ir a Cancún e arredores?” tem dicas de quando visitar a região, que roupa levar e qual moeda você deve utilizar. Para ficar por dentro, vai lá conferir. Quer saber sobre o sargaço? Conto tudo lá no post de Cozumel.

Meus queridos, espero que tenham gostado do artigo. Aproveitem para deixar um comentário ou uma sugestão. 🙂

Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu