Viña del Mar e Valparaíso: Dicas do que ver e fazer em 1 dia

Chile

|

Viña del Mar e Valparaíso: Luxo e cores lado a lado!

 

Viña del Mar e Valparaíso são duas cidades que ficam coladinhas uma na outra. Elas são tão coladas que é difícil dizer onde uma começa e onde a outra termina.

No entanto, a principal diferença entre elas é que uma é a “prima rica”” e a outra, a “prima pobre”.

Viña del Mar (a prima rica) é uma cidade costeira, onde vive a classe alta. A cidade possui um cassino e é bem elitizada.

Valparaíso (a prima pobre) é uma cidade portuária, tem muitos morros e a cidade é bem alegre e colorida. A paisagem de cima dos morros é simplesmente de tirar o fôlego! Dali é possível admirar o Oceano Pacífico em seu total esplendor!

E se você achar que eu estou exagerando, vá conferir (e é claro que você quer mesmo, não é?!?).

Enfim, apesar das diferenças, as duas cidades se completam perfeitamente e não podem ficar fora da sua visita ao Chile.

Você também vai gostar de ler: “Deserto do Atacama: 13 dicas essenciais para planejar sua viagem”.

Ah, você não pode viajar sem segurança, por isso, aproveite e garanta já seu seguro-viagem! Ele é seu companheiro de todas as horas. 😊

 

Seguro Viagem Geral 1

Localização e um pouco da história das cidades

Localização 

Valparaíso e Viña del Mar ficam localizadas no Chile, na região conhecida como “Valparaíso”, a cerca de 130km de Santiago.

Origem dos nomes

Viña del Mar tem esse nome porque hoje, onde existe uma fazenda chamada Siete Hermanas, havia vinhedos, que ficaram conhecidos como “la viña de la mar”, pois a cidade é costeira. Finalmente o nome acabou virando “Viña del Mar”.

Já o nome de Valparaíso traz duas versões: a primeira seria atribuída a Juan de Saavedra, que havia batizado o porto em 1536 com o nome de Valparaíso em homenagem à sua aldeia natal de Valparaíso de Arriba, na Espanha.

Uma outra versão diz que o explorador Juan Bautista Pastene, chamou o loca de “Val Paraíso”(Vale Paraíso) e que acabou virando Valparaíso.

Características

A cidade de Valparaíso se sustenta basicamente das atividades portuárias. Possui mais de 40 cerros para você explorar. Claro que em um dia você verá, no máximo uns dois, mas fica a dica para você retornar. 😉

Ainda, a cidade foi fundada em 1544 e seu Centro Histórico foi declarado em 2003, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Viña Del Mar é uma cidade pequena e vive basicamente do turismo. É considerada a capital turística do Chile.

Bem, independente da origem dos nomes e de suas características, as cidades são lindas e se você tiver tempo para explorá-las com mais calma, vale a pena visitar uma em um dia, pernoitar e visitar a outra no dia seguinte.

E não fique desconectado na sua viagem. Ficar sem comunicação é horrível, por isso, adquira já seu chip internacional.


Seguros Promo

Como chegar

Geralmente as pessoas chegam por Santiago e depois, partem para Valparaíso e Viña del Mar. Vamos ver as opções de transporte até essas cidades:

Aproveite e adquira suas passagens aéreas aqui.


vai-de-promo

De ônibus

Você consegue ir para essas duas cidades, pegando o ônibus em Santiago. No entanto, o trajeto de ônibus é mais demorado, levando em torno de 2 horas. As empresas mais procuradas são a Turbus, a Condor e a Pullman Bus.

Os ônibus costumam sair de 15 em 15 minutos e partem de dois terminais diferentes para ambas as cidades.

O Terminal Alameda 

Este terminal fica na Av. Libertador Bernardo O’Higgins 3750. Fica perto do metrô, por isso é bem fácil chegar lá.

O Terminal Pajaritos

Este terminal é mais distante do centro, mas nada impossível de chegar. Avalie a distância de onde fica a sua hospedagem e escolha o terminal que for mais prático para você.

As passagens custam em média, 5.000 CLP.

De carro

Se você quiser chegar mais rápido, alugar um carro é uma boa opção. O trajeto leva em torno de 1h e 30 min. A estrada é muito boa e sua viagem será tranquila.

 

Passeio guiado

Eu fiz o passeio guiado com uma agência e gostei muito. Sozinha eu não conseguiria cobrir todos os pontos de interesse, pois eu estava com crianças. A vantagem do passeio guiado é que te encontram no hotel e, na volta, você já fica no seu hotel também.

Primeiramente eu havia decidido ir por conta própria, mas depois, pensei bem e mudei de ideia. Com duas crianças, seria melhor ter mais conforto, ou seja, pagar um pouco mais, porém, ter mais tranquilidade.

Infelizmente não poderei indicar a agência com a qual eu fiz o passeio, pois, ela fechou por conta da pandemia…

Se o passeio guiado for sua opção, já reserve aqui o tour guiado com a Civitatis, que é nossa parceira e as avaliações são bem legais!

 

Onde ficar

Onde ficar é sempre um item importante na viagem.

Em Valparaíso a melhor região para se hospedar é nos cerros. O local é bem movimentado e por isso se torna mais seguro.

Já na parte portuária, a segurança não é tão boa. Geralmente regiões portuárias tendem a ser mais desertas à noite mesmo e, por isso, se você decidir ficar nessa parte do “el plan”, tome cuidado.

“El plan” é como essa região portuária é conhecida, por ser a parte baixa (plana) da cidade de Valparaíso.

Ah, você pode fechar sua hospedagem com nosso parceiro, o Booking.com.



Booking.com

Como se locomover

Saber como se locomover numa cidade facilita bastante o planejamento.

Os meios de transporte a seguir servem para você circular também entre as cidades (a pé é a exceção rsrs!). No entanto, observe qual será a melhor opção para você.

A pé

Andar a pé em Viña del Mar e em Valparaíso é uma excelente ideia. Os pontos turísticos são próximos e você ainda aproveita para admirar toda a beleza dessas duas cidades.

Aproveite para fazer um walking tour gratuito com a Civitatis!

 

Funiculares (Ascensores)

Esta é uma opção em Valparaíso, para que você possa subir os “cerros” sem fazer esforço.

Uber

Tem Uber nas duas cidades e funciona exatamente como aqui no Brasil. Em horários de pico, a tarifa dinâmica começa a funcionar e, por isso, veja se valerá a pena usá-lo.

Além do Uber, o Didi também funciona nas duas cidades.

Metrô

Para utilizar o metrô você precisa comprar o cartão Metroval, que é vendido nas estações e custa 2.000 CLP e já vem com crédito de 550 CLP.

Não se esqueça de carregá-lo com o valor que você utilizará durante o percurso, pois você paga apenas o trecho que utilizar. Mas atenção porque o preço varia, dependendo do horário que você utilizar.

Dica: ir de ônibus é mais barato.

O metrô funciona de segunda a sexta das 6h às 23h, aos sábados, domingos e feriados das 7h e 30 min às 23h.

Táxi

Táxi geralmente não é a opção mais barata para se locomover em lugar nenhum, mas se você pretende usar apenas em distâncias curtas, ok.

A tarifa básica para 2023 começa em 400 CLP, sendo que aumenta a cada 200 metros, em torno de 140 e 180 CLP. Para tarifas atualizadas dos táxis, veja aqui.

Carro

Se você estiver de carro, melhor ainda! Desta forma você consegue conhecer lugares mais afastados do centrinho, pois não vai perder tempo com deslocamento.

 Ônibus

Andar de ônibus certamente é bem mais barato que qualquer outro meio de transporte que falamos aqui.

No entanto, o ônibus é um meio de transporte mais lento e não passa toda hora. Para quem está fazendo um bate e volta em Valparaíso e Viña del Mar, por conta própria, acredito que esta não seja a melhor opção.

Mas, se você for passar mais tempo nestas cidades, use e abuse do ônibus! O valor das tarifas gira em torno de 800 pesos.

Roteiro de 1 dia (Bate e volta de Santiago)

O roteiro é longo, com várias paradas, mas vale a pena. Eu não fiz esse passeio por conta própria (como mencionei anteriormente). Como eu só tinha um dia disponível, fazer o passeio com uma agência seria mais produtivo.

Veja também: “Deserto do Atacama: Opções do que fazer”.

Valparaíso

Na hora marcada nossa van estava nos aguardando. Entramos e fizemos mais uma parada para pegar mais um turista e, então, seguimos em direção a Valparaíso. Assim que chegamos, vimos uma escultura de bronze enorme!

Monumento à Solidariedade

 

Esse monumento de 12m de altura foi inaugurado em 1995. Ele é formado por quatro cabos de cobre entrelaçados, representando a união. A ideia é que, através dessa união, é possível fazer coisas grandes.

Achei bem interessante o significado do monumento.

Sede Parlamento

 

No caminho, passamos pela sede do parlamento chileno, que fica em Valparaíso. Até 1990 ele ficava em Santiago.

Casa de Pablo Neruda – La Sebastiana

 

Eu estava bem ansiosa para chegar à casa de Pablo Neruda “La Sebastiana”. Eu já tinha conhecido a “La Chascona”, em Santiago e faltava só mais uma para eu fechar as três casas.

Infelizmente não consegui conhecer a casa “Isla Negra”.

Enfim, começamos a subir um “cerro” (morro, em espanhol) e a nossa primeira parada foi exatamente na casa de Pablo Neruda “La Sebastiana”.

Esta casa recebeu esse nome em homenagem ao espanhol Sebastián Collado, que foi quem iniciou a obra da casa. Neruda adquiriu o imóvel de Sebastián, que faleceu antes do término da casa.

Nesse sentido, Pablo Neruda dizia que Don Sebastián era um poeta de construção!

O museu fica na Calle Ferrari 692 e a entrada custa em torno de 8.000 CLP. Crianças pagam meia.

Cerro Alegre e Cerro Concepción

Saindo da “La Sebastiana” fomos caminhar pelos cerros Alegre e Concepción.

Chegamos até lá de van porque estávamos no passeio guiado, mas para quem vai sozinho, existem os ascensores que te levam até o topo. Caso você deseje colocar o treino em dia, suba a pé mesmo!

Nessas colinas você vai encontrar muita arte de rua. São muitos murais coloridos, muito grafite, chão pintado e muita gente circulando por onde quer que você vá. Enfim, podemos dizer que esses morros são muito alegres!

E a vista lá cima? Nossa, é tudo muito lindo! Além do colorido da arte de rua, dá para ver a imensidão do Oceano Pacífico. No entanto, existem pessoas que não gostam deste tipo de arte, por isso, não gostam muito de Valparaíso. Eu achei o máximo!

Enfim, continuamos caminhando até chegar à rua que liga os dois cerros. Ali tem uma escadaria (Escalera Templeman) onde está escrita a frase: “We are not hippies. We are happies”, ou seja, “Nós não somos hippies. Nós somos felizes”.

Aproveitamos para registrar uma foto do lugar com o nosso grupo.

Porto de Valparaíso (Muelle Prat)

 

Depois, descemos para conhecer o porto de Valparaíso. Tirei uma foto perto de uma placa que tinha um aviso de tsunami… confesso que dá uma sensação estranha saber que aquela área é propícia para isso, mas a gente ignora e continua desbravando o local!

Ali é possível fazer passeios de barco, mas meu tour pelas duas cidades não incluía tempo livre, portanto, terei de experimentar esses passeios em uma outra oportunidade.

Além disso, existem várias lojas ali nos arredores do porto e durante o dia o local é bem movimentado.

Praça Sotomayor

Em frente ao porto fica a Praça Sotomayor. O nome da praça homenageia Rafael Sotomayor, que foi um importante ministro de Estado do século XIX e foi também herói civil da Guerra do Pacífico.

Além disso, a praça também abriga o Monumento a Todos os Heróis de Iquique, guardando restos mortais de combatentes navais de Iquique e Punta Gruesa.

Mirador 21 de Mayo

Saindo da praça, nos dirigimos ao Mirador 21 de Mayo. Esse mirante tem uma vista privilegiada do porto. Dos cerros você consegue ver o oceano, mas deste mirante a vista é top!

Ainda, você pode usar o Ascensor Artilleria para chegar até lá.

Ah, aproveite para comprar umas lembrancinhas lá em cima. Os preços estavam bem justos quando visitei o local. Gosto muito de levar para casa algo que me lembre os lugares por onde passei.

Viña del Mar

Depois do Mirador 21 de Mayo, partimos para Viña del Mar. Nossa primeira parada foi no Relógio de Flores.

Relógio de Flores

 

O local costuma ficar bem cheio. É um monte de gente disputando lugar para tirar fotos, mas lugar turístico é assim mesmo. Tenha paciência!

Ainda, esse relógio fica perto da praia Caleta Abarca. As flores estão ali o ano todo e ele foi construído para a Copa de 1962, tendo sido trazido da Suiça. Os ponteiros são enormes e medem cerca de 3m.

Playa Reñaca

 

O visual é bem bonito! A cidade vive basicamente do turismo e uma das suas características são as construções em forma de degrau. É tudo muito organizado, o que dá um charme especial ao lugar.

Nessa região você vai encontrar muitos restaurantes, bares e casas noturnas.

Cassino

 

E para os que gostam de fazer uma “fézinha”, o Cassino é bem convidativo. Acabei não entrando porque menores de 18 anos não podem entrar e eu estava com as crianças.

E, se eu tentasse fugir deles somente para espiar o interior do cassino, era bem capaz de eles invadirem o local atrás de mim e eu não queria passar vergonha rsrs!

No entanto, não pense que a única atração do cassino são os jogos de azar. Ali acontecem também vários shows e você ainda pode provar a gastronomia da cidade dentro do cassino.

Museu Fonck

 

Seu nome completo é Museu de Arqueologia e História Francisco Fonck.

Infelizmente nesses passeios bate e volta você não consegue explorar tudo o que deseja. Não tivemos tempo para visitar o museu, mas na parte exterior existe um moai.

Moai” é uma estátua da Ilha de Páscoa que também é conhecida como “cabeça de Páscoa”.

Essa cabeça que fica na parte de fora do museu Fonck foi retirada da Ilha de Páscoa em 1954. Além dessa, mais uma foi removida do seu local de origem e se encontra nos Estados Unidos… (prefiro não comentar…). Mas vou comentar sim!

Para mim, peças históricas deveriam ficar em seus locais de origem, pois fazem parte do patrimônio do país ao qual pertencem. Pronto, falei!

O Museu Fonck tem um excelente acervo sobre a cultura Rapanui, ou seja, sobre os habitantes da Ilha de Páscoa.

Ao lado do museu tem uma loja com preços nada camaradas. Ali são vendidas joias feitas com lápis-lazúli, que é uma pedra azulada e que foi muito utilizada pelos faraós em suas joias e é bem comum no Chile.

Leia também: “Conhecendo a Charmosa Bogotá”.

Onde comer

Em Valparaíso

Certamente nos Cerros Alegre e Concepción você encontrará a maior concentração de cafés, bares e restaurantes, pois é ali que se concentra o turismo. Isso significa também que os valores são mais altos.

No entanto, se você não quer gastar tanto, desça os morros e busque opções mais em conta na parte baixa (“l plan”). Essa região tem restaurantes que servem os PF’s (prato feito), que lá eles chamam de “menu del día”.

Em Viña del Mar

Quem vai à Vinã del Mar geralmente opta por comer frutos do mar. Eu almocei no Restaurante Mediterrâneo, que fica na Av. Borgoño, 15.314, na Reñaca e a comida estava muito boa!

 

Porém, os restaurantes por ali não são muito baratos, mas de vez em quando vale a pena pagar um pouco mais para ter uma experiência mais apurada!

A região por si já tem um custo de vida mais elevado. Lembre-se que Valparaíso é a prima pobre e Viña del Mar, a prima rica.

Mas, anote aí algumas opções mais baratas:

Oz Foods – Blanca Estela 1258 local 1 Concón.
Pecado Del Inka – 12 Norte 1114, Centro.
Empanadas Mauricio – Av. Patricio Lynch 37 1 Reñaca.

O que mais você pode fazer?

Valparaíso

Passeio de barco no porto de Valparaíso

Esses passeios duram em torno de 30 minutos. Durante o passeio você verá embarcações antigas e poderá apreciar as histórias contadas sobre as lendas locais.

Tirar bastante fotos das artes de rua

Cada rua é uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Fotografe tudo e leve as memórias com você.

Viña del Mar

Conhecer a Quinta Vergara

Um local de área verde para você relaxar. Ali ficam o Museu Nacional de Bellas Artes e um Anfiteatro onde acontece o Festival da Canção de Viña del Mar.

Visitar o Museu Palacio Rioja

Esse museu foi residência de Fernando Rioja, um banqueiro espanhol. Ali você verá a mobília que pertenceu ao banqueiro e que foi trazida da Europa.

Curtir as praias

Existem três praias no centro: El Sol, Blanca e Acapulco. Costumam ficar bem cheias, pois estão próximas aos pontos turísticos, mas vale a pena conhecer.

E você? Gostou de praticar viagem comigo neste post? Então não se esqueça de compartilhar o post com os amigos.

Até!

😉

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu