Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno?
A ideia de documentar e selecionar as maravilhas do mundo não é algo novo.
Provavelmente você já ouviu falar das 7 maravilhas do mundo antigo, não é? Inclusive essas maravilhas foram cantadas por uma escola de samba do Rio de Janeiro, a Beija Flor de Nilópolis, no samba enredo” a Oitava das Sete Maravilhas do Mundo” no carnaval de 1981.
No entanto, essas maravilhas da arquitetura e arte antigas foram quase todas destruídas, com exceção das Pirâmides do Egito (Pirâmides de Gizé).
Desta forma, para que o legado da humanidade no mundo das artes e arquitetura pudesse continuar sendo admirado e prestigiado, veio a ideia de eleger as novas Maravilhas do Mundo Moderno.
E para isso, houve uma eleição mundial, e no ano de 2007, ocorreu a apresentação dos monumentos vencedores.
Agora, fique comigo e vamos ver um pouquinho sobre cada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno!
Lista das 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Cristo Redentor, no Brasil
Ah! Eu não poderia começar este post com nenhuma maravilha do mundo moderno, senão o Cristo Redentor!
Essa atração turística representa não só o Rio de Janeiro, mas o Brasil como um todo, e com seus braços abertos sobre a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor esteve na voz de Toquinho, Vinícius de Moraes, Nara Leão, Cazuza e muitos outros intérpretes da música brasileira.
E não acaba aí, não! O Cristo Redentor já apareceu em filmes no cinema e em vários relatos na televisão. E, seja como for, se você decidir visitar o Rio de Janeiro, você não pode deixar de conhecer essa maravilha do mundo!
Ainda, a construção da estátua do Cristo Redentor teve o intuito de simbolizar paz e proteção para a cidade do Rio de Janeiro. A estátua fica no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar e a sua inauguração foi no dia 12 de outubro de 1931. A vista lá de cima é simplesmente incrível!
Dentro do pedestal existe uma capela, sob a administração da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Leia também: “Roteiro de 1 dia: O que fazer na zona portuária do Rio de Janeiro?”
Machu Picchu, no Peru
Machu Picchu é a cidade perdida dos incas e você deve incluir na sua lista de lugares incríveis para conhecer na vida.
A montanha que vemos nas icônicas fotos do local se chama Huayna Picchu.
Neste sentido, a cidade situa-se na Cordilheira dos Andes, no Peru, a 2.400 m acima do nível do mar. Essa região fica no vale do rio Urubamba, pertinho de Cusco, que é a antiga capital do Império Inca , com provável construção por volta do ano de 1.420.
No entanto, já existem estudos que mostram que sua construção ocorreu antes desta data. Machu Picchu teve seus tempos áureos entre 1450 e 1550.
Ainda, a cidade foi fundada por solicitação do imperador Inca, que se chamava Pachacutéc e os incas construíram a cidade inteira com pedras e é possível que a “pedra” tenha sido o material escolhido porque os Incas consideravam as pedras algo sagrado.
Do mesmo modo, acredita-se a escolha deste local, em uma montanha se deu para que os incas pudessem ficar mais próximos aos deuses, pois eles eram muito religiosos.
A cidade possuía duas partes, sendo uma urbana e a outra dedicada à agricultura.
Finalmente, na parte urbana você vai ver o Templo do Sol, a Residência Real, o Templo Principal, a Rocha Sagrada, entre outros pontos importantes desta cidade que é um verdadeiro tesouro histórico.
Não deixe de ler: “Os tesouros literários do Real Gabinete Português de Leitura”.
Chichén Itzá, no México
Chichén Itzá fica no México e foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1988.
Aproveite para ver um post completinho sobre Chichén Itzá, com todos os detalhes sobre a cidade maia.
Primeiramente, Chichén significa “boca do poço” e Itzá está se refere aos fundadores, os Itzáes “feiticeiros da água”, e que, juntando tudo, seria algo como “boca dos feiticeiros da água”.
Enfim, quando você for visitar, não deixe de contratar um guia, pois os guias são pessoas da localidade que vão te explicar, com riqueza de detalhes, sobre a importância e as curiosidades sobre a cidade que foi capital do povo maia.
Além do El Castillo, conhecido como Pirâmide de Kukulcán, que significa “a Serpente Emplumada” (Kukul = sagrado e “can” = serpente, ou seja, serpente sagrada), a cidade maia tem outras atrações.
Caminhando pelo complexo, você vai encontrar o campo de jogo de bola mesoamericano (juego de pelota como os espanhóis chamaram), a parede de crânios, o Templo dos Guerreiros, entre outras atrações.
E aqui vai uma dica importantíssima! Faz muito calor, então leve água, óculos escuros, use sapatos e roupas confortáveis, e não se esqueça de um chapéu ou boné e seu protetor solar.
Você vai gostar de ler: “Isla Mujeres -Veja o que fazer e dicas para roteiro de 1 dia”
Coliseu, na Itália

O Coliseu é um anfiteatro que fica no centro de Roma, Itália e seu nome verdadeiro é Anfiteatro Flávio ou Flaviano.
Este monumento, que resistiu a terremotos e saques, foi palco de inúmeros combates de gladiadores e espetáculos como simulações de batalhas marítimas, execuções, caça de animais selvagens entre outros.
Ainda, a construção do Coliseu durou cerca de 8 anos (de 72 d.C a 80 d.C) e podia abrigar até 80 mil pessoas. O anfiteatro tem 188 metros de comprimento e 57 metros de altura.
A visita leva em torno de 2h, se você fizer a visita sozinho e, com um guia, pode levar em torno de 1h. Você também pode incluir no roteiro a visita ao subterrâneo, ao Foro Romano e ao Monte Palatino, que fazem parte esse complexo arqueológico.
Quando você for conhecer essa maravilha do mundo moderno, se prepare! Use calçados confortáveis, leve água e lanchinho, pois você vai caminhar muito!
Se possível, faça a visita guiada, pois o guia vai te explicar detalhes da construção, curiosidades, e você não vai querer perder nenhum detalhe, não é?
Veja também: “O que fazer no Porto: Roteiro completo de 1 dia”
Petra, na Jordânia

Quem é fã de Indiana Jones nunca vai se esquecer da cena do filme “Indiana Jones e a última cruzada”, em que ele e seu pai buscam o Santo Graal e a fachada da cidade que abriga este artefato é nada mais, nada menos que Petra.
Enfim, tietagem à parte, Petra, que significa “pedra” em grego, é uma cidade histórica e arqueológica ao sul da Jordânia.
A cidade foi esculpida em rocha e, também é conhecida como “Cidade Rosa”, devido à cor das pedras do local.
Ainda, a cidade de Petra com data de fundação girando em torno de 312 a.C., foi um eixo importante nas rotas comerciais. Ali encontram-se diversos túmulos reais, tumbas, ruas cheias de colunas, portões arcados, um teatro que comportava cerca de 8 mil pessoas, obeliscos e altares.
Até 1812 o mundo não conhecia Petra, até que o explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt, trouxe a notícia dessa joia da arquitetura, que merecidamente, se tornou uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Não deixe de ler: “Sintra: O que fazer em 1 dia (bate-volta a partir de Lisboa)”
Grande Muralha da China, (na China!)

A construção da Muralha da China se deu para proteger o território chinês das invasões de outros povos e fazer controle de entrada de produtos, assim como imigração e emigração.
Essa muralha corta a China de leste a oeste, e tem mais de 20 mil quilômetros de extensão! Não é à toa que também é conhecida como a Grande Muralha.
Um fato interessante é que a Muralha da China é uma verdadeira colcha de retalhos, e eu vou explicar o porquê.
Primeiramente, ao longo dos anos, vários governantes chineses construíram muralhas para evitar a invasão de outros povos, principalmente dos mongóis.
Porém, lá pelos idos de 220 a.C., o imperador chinês Qin Shing Huang teve a ideia de conectar todas as muralhas que haviam sido edificadas, para formar apenas uma.
E essa construção foi até o período da dinastia Ming (1368-1644). Por este motivo, a muralha não é uniforme, pois cada parte foi construída com um tipo de material.
Em algumas partes, como na região de Pequim, utilizaram blocos de pedras de calcário; em outras partes, granito ou tijolos. Nas áreas onde havia escassez de material existem até feixes de galhos de plantas compondo as paredes da muralha.
Enfim, essa foi uma grande obra militar, que contou com cerca de um milhão de operários. No entanto, estima-se eu cerca de 80% morreram de frio e fome.
E a dica é: Se prepare para subir e descer bastante! O caminho não é regular, por isso, use calçados confortáveis.
Não deixe de ler: “Paris em 3 dias – o que fazer na cidade luz“
Taj Mahal, na Índia

O Taj Mahal é um monumento cujo objetivo da construção foi homenagear o amor!
Na verdade, o Taj Mahal é um mausoléu que o imperador Shah Jahan mandou construir em homenagem à sua esposa preferida, Aryumand Banu Begam, que após dar à luz o seu 14º, faleceu. Ele, carinhosamente, a chamava de “joia do palácio” (Mumtaz Mahal).
Só por essa linda história de amor, já valeria a visita a esse monumento. No entanto, o Taj Mahal também esbanja beleza.
O mausoléu foi construído entre 1632 e 1653, em mármore branco e pedras preciosas, por cerca de 20 mil homens, que vieram de várias partes do Oriente.
Ainda, o mausoléu possui salas secundárias, mesquitas, jardim e lago e atrai milhões de turistas todos os anos.
Após o imperador Shah Jahan ser morto por um de seus filhos, o sepultaram ao lado de sua esposa.
Leia também: “Dicas do que fazer em Barcelona em 1, 2, 3 ou 4 dias”
Espero que você tenha gostado do post! Agora, é só começar a planejar sua viagem por uma dessas 7 Maravilhas do Mundo Moderno e pé na estrada!
Abraços!
Organize sua viagem aqui!
Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉
🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com
🚘 Aluguel de carro – RentCars
🗼 Passeios com descontos – Civitatis
🌎 Seguro viagem – Real Seguro Viagem
🏷️ Produtos em geral – Amazon
📶 Chip Internacional – Simpremium
🏧 Transferência Internacional – Wise
✈️ Passagens aéreas com desconto – Vai de Promo
🛫 Guias locais, experiências – iFriend
Boa viagem! 😉