Os tesouros literários do Real Gabinete Português de Leitura

Brasil, Rio de Janeiro

|

Descobrindo os tesouros literários do Real Gabinete Português de Leitura

 

 

Quantas vezes você já assistiu um filme de mistério, em que os protagonistas entravam em uma biblioteca fantástica, com milhares e milhares de livros, devidamente organizados em prateleiras que iam do chão até o topo do edifício?

Pois bem, eu já assisti vários filmes com bibliotecas assim e dava até vontade de estar lá!

Neste sentido, o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro é uma dessas maravilhas.

 Dica: Se você não é do Rio de Janeiro, mas deseja conhecer a cidade, antes de viajar leia nosso post sobre seguro viagem. Tenho certeza que será util. 😉

Essa biblioteca é considerada a 4ª mais bonita do mundo, segundo a revista Time (julho de 2014)! Que orgulho para a Cidade Maravilhosa!

Venha comigo e entre no paraíso do conhecimento nesse lugar incrível, que é repleto de livros raros, manuscritos e artefatos históricos, dando aos visitantes uma visão única da história e cultura portuguesas.

Vamos juntos descobrir o seu passado fascinante! 😊

Sobre a criação do Real Gabinete

O Real Gabinete Português de Leitura foi fundado em 14 de maio de 1837 no coração do Rio de Janeiro (minha terra!).

Um grupo de 43 imigrantes portugueses do Rio de Janeiro decidiu se reuniu na Rua Direita, 20 (atual Rua Primeiro de Março), na casa do Doutor António José Coelho Lousada. O intuito era promover a cultura portuguesa na região.

Abertura ao público

Inicialmente era uma biblioteca privada, com acesso exclusivo à comunidade portuguesa, mas rapidamente ganhou popularidade entre o público e em 1900 tornou-se uma biblioteca pública, onde qualquer pessoa poderia ter acesso.

Pouco tempo após a abertura ao público, Benjamin Franklin de Ramiz Galvão, considerado um dos mais ilustres intelectuais brasileiros, foi convidado por Ernesto Cibrão, então Presidente da instituição, com a missão de trabalhar em um novo catálogo do acervo bibliográfico.

Hoje, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, a biblioteca é uma das maiores atrações culturais do Rio de Janeiro. 

Os endereços por onde o Real Gabinete Português de Leitura já passou

O Real Gabinete Português de Leitura nem sempre funcionou em seu atual endereço. Assim que foi fundada, a biblioteca funcionava na Rua São Pedro, 83, num sobrado, e em 1842 foi transferida para a Rua da Quitanda, 55.

No entanto, a coleção de livros e manuscritos continuou a crescer e um novo espaço ainda maior foi necessário. Por isso, em 1850, a biblioteca foi transferida para a Rua dos Beneditinos, 12.

Em 1871 a diretoria do Gabinete se sentiu obrigada a se mudar, pois o prédio em que estavam já não supria as necessidades da associação. Portanto, a diretoria decidiu adquirir o prédio onde funcionava o Hotel São Pedro, na Rua da Lampadosa (atual Rua Luís de Camões).

Em 1822 a diretoria adquiriu o terreno vizinho para ampliar as instalações.

Explore a arquitetura histórica

O edifício foi projetado por Rafael da Silva e Castro, arquiteto português, e foi construído entre 1880 e 1887. O estilo é o neomanuelino. Esse estilo arquitetônico nasceu no período em que Dom Manuel reinava em Portugal (1491-1521), por isso “neomanuelino”.

Esse estilo foi utilizado devido a uma inspiração nacionalista que surgiu no século XIX.

Interior

Já na entrada você vai se deparar com esse chão!

 

 

Um dos principais atrativos do Real Gabinete Português de Leitura é sua arquitetura diferenciada. Ao entrar na biblioteca, não se esqueça de admirar as decorações nas paredes, que dão um toque de elegância e um toque de antiguidade ao espaço.

Eu, pessoalmente, fiquei babando!

Ainda, não deixe de olhar para o teto. Ali existe uma claraboia linda, cuja estrutura é toda de ferro e um lustre fascinante!

 

Essa mistura de cores vibrantes e estilos medievais vai dificultar ainda mais a saída desse lugar tão especial! Eu tive dificuldade para sair. 😊

A fachada

 

 

A bela fachada do Gabinete teve inspiração na fachada do Mosteiro dos Jerônimos, conforme podemos comparar na foto abaixo.

 

E na Torre de Belém!

 

 

A fachada foi toda feita em Pedra de Lioz e o artista responsável foi Germano José de Salles, um escultor português. Essas pedras foram trazidas de Portugal em navio.

Além disso, quatro estátuas de figuras ilustres adornam a fachada: Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Dom Henrique e Vasco da Gama. 

Características e coleção da biblioteca

A biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura destaca-se pelo seu deslumbrante design interior.

Da mesma forma, os visitantes poderão admirar o piso revestido de mármore, madeira ornamentada e estantes de nogueira.

Candelabros, estuques rococós, mobiliário neoclássico e outros candeeiros decorativos tornam o espaço ainda mais bonito, proporcionando aos visitantes uma experiência inesquecível.

O acervo da biblioteca é um dos mais impressionantes de toda a América Latina. É composto por mais de 350.000 volumes de obras impressas, incluindo manuscritos e livros do século XV ao século XIX.

Faça um Tour pelas Obras Literárias Portuguesas

Faça uma viagem pelas profundezas do conhecimento e explore mais de 350.000 volumes repletos de histórias ou poemas artes, literatura e ciência portuguesas.

Não importa se você gosta de literatura antiga ou histórias contemporâneas mais populares; sempre há algo escondido entre essas páginas para ser descoberto!

Explore as obras raras de poesia e grandes narrações que foram escritas por autores portugueses ao longo dos séculos. Divirta-se descobrindo tesouros literários como o “Auto da Índia” de Gil Vicente ou o icônico romance “O Primo Basílio” de José Maria de Eça de Queiroz.

Mergulhe nos escritos únicos de Camilo Castelo Branco sobre sociedade e valores morais ou deixe-se cativar pela poesia de vanguarda de Fernando Pessoa.

Experimente obras clássicas de autores portugueses famosos de todos os séculos – dos contos clássicos aos modernos!

Passeie pelas vastas coleções e leve para casa um pedaço da rica cultura de Portugal! Acabei me empolgando na narrativa rsrs!

Obras raras

Entre as obras raras que a biblioteca possui, podemos citar a edição “prínceps” de ” Os Lusíadas”, de 1572, as “Ordenações de Dom Manuel” por Jacob Cromberger, editadas em 1521; os “Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram”, editados em 1539; “A verdadeira informaçam das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez”, de 1540.

 

 

Ainda, a instituição possui manuscritos autografados do “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e o “Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias. Guarda também várias edições raras e volumes ilustrados, como o Atlas de Ptolomeu datado de 1519.

E aí? Se interessou?!?

Experimente a sala de leitura culturalmente rica que tem algo para todos

O Real Gabinete Português de Leitura oferece mesas para leitura.

Com o seu ambiente confortável e convidativo, você poderá facilmente se perder na vasta seleção de livros que a biblioteca tem para oferecer.

 

Passe o tempo folheando livros ou faça uma pausa na agitação do movimentado Rio de janeiro, dedicando-se a uma leitura tranquila.

Seja descobrindo novas histórias ou mergulhando em obras-primas da literatura clássica, você certamente encontrará algo para desfrutar dentro desta biblioteca mágica!

Exclusividade do Real Gabinete Português de Leitura

Em 15 de março de 1935, através do decreto nº 25.134, o Real Gabinete recebeu do governo português o privilégio de receber um exemplar de cada livro publicado por um editor português.

Desta forma a biblioteca se mantém atualizada, possuindo um exemplar de todas as obras que são publicadas em Portugal.

E a exclusividade não termina aí! Esta é a única instituição fora de Portugal que tem este benefício.

Informações importantes!

O RGPL fica na Rua Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2221-3138. Funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. Não funciona aos sábados, domingos nem feriados.

Olha a rua aí!

As pessoas geralmente levam em torno de 45 min para visitar a biblioteca.

A entrada é gratuita!

Como chegar?

Apesar de a Rua Luís de Camões não ser uma rua tão conhecida pelos cariocas, e digo isto porque sou carioca e sei que realmente as pessoas não conhecem, o local é de fácil acesso.

Metrô

Se você decidir chegar de metrô, basta descer na Estação Uruguaiana e caminhar cerca de 350m. é muito rápido e fácil.

VLT

Mas se você optar pelo VLT, desça na parada Tiradentes e caminhe cerca de 190m.

Uber/ Táxi

Estas são as opções para quem não quer se preocupar em buscar o destino e funcionam muito bem.

Ônibus

Existem inúmeras linhas vindo de várias partes, portanto, vai ser melhor você buscar no Google Maps a melhor opção.

Carro

Esse assunto é delicado… o centro do Rio não é o melhor lugar para buscar estacionamentos. Você pode acabar estacionando beeeem longe. Mas, para não deixar ninguém sem opção, você pode estacionar no Edifício Garagem Menezes Cortes ou em um estacionamento particular na Av. Passos:

Av. Passos 49

Av. Passos 93

Regras para visitar o local

A regra número um do lugar é: Não toque em nenhum livro! Pode parecer meio grosseiro, mas algumas pessoas gostam de tocar os objetos, portanto, se prepare para admirá-los somente!

Além disso não é permitido comer ou beber, por razões óbvias!

Também não é permitido falar ao celular, nem apoiar objetos como bolsas e mochilas nas mesas.

Tour virtual

Se você está fora do Rio de Janeiro, mas não quer deixar de visitar o Real Gabinete, aproveite para fazer um tour virtual e conheça essa belíssima biblioteca.

E aí? Gostou das informaçõe? Não se esqueça de compartilhar com os amigos!

 

Até a próxima!

😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu