Farol Santander, São Paulo: Tudo o que você precisa saber

Brasil, São Paulo

|

Farol Santander, São Paulo

 

Se você está procurando uma maneira única de conhecer São Paulo, não deixe de visitar o Farol Santander. Este edifício histórico oferece vistas deslumbrantes da cidade a partir do seu mirante, bem como uma variedade de exposições culturais e artísticas. Seja você um morador local ou um turista, assim como eu, uma visita ao Farol Santander certamente será o ponto alto de sua viagem, literalmente!

Por isso, fique comigo e leia o post até o fim e descubra tudo o que você precisa saber sobre os ingressos, horários e atrações disponíveis neste famoso ponto turístico da cidade.

Leia também: Seguro viagem: Entenda para que serve e como contratar

E vamos de história: A criação do Farol Santander

O Farol Santander é um edifício histórico localizado no coração de São Paulo.

Foi construído originalmente em 1947 como sede do Banco de São Paulo (BANESPA), e foi adquirido pelo Banco Santander em 2008. Por isso, muita gente conhece esse prédio como Banespão e/ou Prédio do Banespa (faz todo sentido!).

O prédio passou por uma reforma enorme e foi reaberto ao público em 2018, como centro cultural e atração turística.

Neste sentido, os visitantes podem aprender sobre a história do edifício e seu papel no desenvolvimento da cidade, através de exposições interativas e visitas guiadas.

Portanto, não perca a chance de explorar este marco icônico e sua rica história. Vale muito a pena!

E que tal fazer um walking tour gratuito pelos arredores?

 

Arquitetura e Design

A arquitetura do edifício foi inspirada no estilo Art Decó, que é um estilo que teve início na Europa por volta de 1910 e, entre 1920 e 1930, teve seu ponto alto, declinado entre 1935 e 1939.

A fachada do prédio teve poucas alterações e parece com o Empire State Building, que também foi inspirado no estilo Art Decó.

Desta forma, o Farol Santander é um exemplo impressionante desse tipo de arquitetura. O edifício apresenta uma grande entrada, com uma escadaria de mármore e o interior é decorado com móveis da década de 1940, dando aos visitantes um vislumbre da rica história do edifício.

E quer uma dica de onde se hospedar? Leia o post sobre o Intercity the Universe Paulista. Ele está no Booking! 😉


Booking.com

Exposições e Eventos

Esse prédio recebe uma grande variedade de exposições e eventos ao longo do ano, incluindo exposições de arte, programas educacionais e exposições interativas.

Depois de visitar o Farol Santander, realmente posso dizer que há algo para todos, pois, as crianças vão amar as exposições interativas, os aventureiros vão se deleitar na pista de skate e, além disso, o prédio tem muita história para contar

O edifício tem uns andares específicos que contam sua história. São os andares da Memória, e eu vou explicar sobre tudo isso mais adiante. Continue lendo o post!

Enfim, esse é um destino de visita obrigatória para quem viaja para São Paulo (e para quem mora em SP também!).

Você vai gostar de ler: “O que fazer em São Paulo: 12 lugares para conhecer

Por dentro do Farol Santander 

A dica é: Visite o Farol Santander sem pressa!

Geralmente as pessoas levam em torno de duas horas para fazer a visitação, mas se você for tomar um belo café, reserve mais tempo.

Agora eu vou mostrar como funciona a visitação. Existem quatro grupos de andares: Memória, Experiências, Exposições e Gastronomia. Portanto, vamos passar por cada categoria para que você possa entender o que vai encontrar em cada uma.

Memória

Hall do Térreo

Assim que você entra no prédio é impossível não notar aquele lustre enorme e lindo! Ele tem 13m de altura e pesa quase 1,5 tonelada!

Sabe o que mais você vai encontrar ali? A bilheteria, uma lojinha para comprar souvenirs (Loja da Cidade) e uma cafeteria (Café do Hall).

Memória do 2 (2º andar)

Nesse andar você terá uma experiência incrível, passando por dentro de um túnel de espelhos, onde há uma projeção de imagens, contando a história do Farol Santander, desde a idealização até a sua construção. Ali você verá também flashes da história de São Paulo.

Minha experiência

Eu passei por ali, mas não fiquei muito tempo. Aquela quantidade de luzes passando rapidamente e aqueles espelhos começaram a me dar um pouco de náuseas. Se você tem labirintite, não entre!

A maioria das pessoas passam ali e não sentem nada, mas eu senti, por isso, nem fotografei nem gravei nada. Saí rápido.

Memória do 3 (3º andar)

Este andar é um verdadeiro túnel do tempo e vou explicar o porquê.

A gente conhece as agências bancárias atuais cheias de computadores e vários caixas para atender as pessoas, mas na década de 50 isso era totalmente diferente, e é exatamente o que este andar-museu nos mostra.

Ali você vai encontrar o mobiliário da época em que o edifício era um banco. Você se imaginaria hoje, buscando as informações de alguém em um caderno ou em um porta cartão como o da foto abaixo?

Eu simplesmente amei essa experiência, de poder ver como funcionava uma agência bancária nos anos 50. Tenho certeza de que você também vai adorar.

Memória do 5 (5º andar)

Neste andar estão expostos os móveis que eram parte da sala da presidência e os móveis estão dispostos em sua composição original. Neste andar existe ainda uma exposição permanente com os presidentes que fizeram parte da história desse banco.

Eu achei o máximo a sala de reuniões. Fica passando um áudio, como se fossem pessoas falando em uma reunião. Dá um ar fantasmagórico ao local. Adorei!

Para quem ama móveis antigos, esse andar é uma tentação!

Vista 360º do 4 (Por Vik Muniz)

Vik Muniz é um artista plástico brasileiro e suas obras são feitas com materiais reciclados.

No 4º andar você encontrará uma de suas obras, que faz parte da exposição permanente do Farol Santander.

O nome da obra é Vista 360º e é uma recriação da vista ao redor do edifício, mas para você entender que a obra é feita de material reciclado, você precisa chegar bem perto.

No dia que eu visitei o Farol Santander havia muita gente, então não consegui tirar aquela foto inteira da sala.

Mirante e Café do 26

O que eu posso dizer sobre a vista deste mirante? É simplesmente top! Ver São Paulo de cima é uma experiência ímpar. Para ser exata, neste mirante estamos a 160 m de altura. Este edifício já foi o mais alto de São Paulo.

Leia também: O Rio de Janeiro visto de cima

E, em meio a tantos arranha-céus, ainda existem umas poucas árvores, criando um contraste entre a natureza e as construções (comecei a filosofar!).

O local é muito seguro. O mirante inteiro é protegido com vidro, por isso, é seguro para adultos e crianças. Nos vidros existem indicações dos pontos que serão observados naquela direção, como a Catedral da Sé, a Avenida São João, o Pico do Jaraguá, o Edifício Martinelli entre outros.

É bem legal ficar ali, identificando os lugares, mas não se esqueça de abusar das fotos!

Dica: Tente visitar o local em dias de céu claro e sem chuva.

Ainda, você encontrará um binóculo para ver de pertinho os pontos turísticos ao redor do edifício.

E assistir ao pôr do sol deste mirante deve ser uma experiência incrível! Eu fui de manhã, portanto, não tive essa oportunidade. Preciso retornar!

E se bater aquela vontade de comer uma coisinha gostosa, aproveite o Mag Café.

Experiências

Loja da Cidade (térreo)

A Loja da Cidade, que fica no hall de entrada, foi criada com o objetivo de oferecer produtos que retratem o espírito da Cidade de São Paulo, no que se refere à diversidade e pluralidade que são vistas na cidade.

Arena do 8

É neste espaço que acontecem os eventos e o local comporta até 120 pessoas. Foi aqui que aconteceu o Seminário ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) 2023, da qual faço parte e atuo como Diretora de Eventos na gestão 2022 – 2024.

Pista do 21, por Rajas Skatepark

E é nesta pista que os aventureiros e apaixonados por esse esporte vão se divertir. Eu não entendo nada desta modalidade, mas os praticantes deste saberão o que significa uma pista de madeira com 300m2 de transições, wallrides, corrimãos, palcos, caixotes e quarters!

Eu visitei o andar e vi várias coisas “radicais”! Ali você pode fazer aulas para aprender o esporte.

 

Importante! Os ingressos adquiridos para a visitação do Farol NÂO dão direito a visitar este andar.

Loft do 25

Esse espaço não está aberto à visitação, pois é destinado exclusivamente à realização de eventos. Possui 400m² e comporta até 98 pessoas.

Exposições (19, 20, 22, 23 e 24)

Estes andares são destinados às exposições temporárias. Quando eu fui, tive o prazer de ver a exposição “AS CANTORAS E A HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL”. Foi um mergulho na história do rádio.

Essa exposição abrange o período de 1930 a 1950, que foi a “época de ouro” do rádio no Brasil.

Ainda, havia também vários aparelhos de rádio expostos. Para os mais jovens, isso deve ser algo de outro mundo! Na minha, casa quando eu era criança, nós tínhamos um toca disco acoplado a um rádio, que era o “dois em 1”. E isso já era o máximo!

 

E 24 cantoras da época têm seus trabalhos lembrados nesta exposição.

Aproveitei a oportunidade para entrar no clima!

A outra exposição que estava acontecendo era a “Impermanente Flores Flutuando em um Mar Eterno”, do TeamLab. Foi simplesmente lindo! Aquele monte de flores flutuando e a melhor parte, é que você poderia interagir.

Lápis de cor e papel estavam disponíveis para você fazer seu desenho e vê-lo flutuar pelas paredes. Em algumas partes, ao tocar a parede, apareciam vários ramos de flores. Muita tecnologia envolvida!

E a sensação de relaxamento? Que delícia!

E não perca a oportunidade de tirar umas fotos em dois espaços bem legais. Eles ficam fora das salas de exposições, entre um andar e outro.

A dica é: Desça pelas escadas entre os andares 24º e 23º e registre sua presença!

Gastronomia

Bar do Cofre, por SubAstor

O Bar do Cofre tem esse nome porque o bar fica literalmente dentro de um cofre. É isso mesmo! Na época em que o edifício era um banco, ali era o cofre forte e ele fica no subsolo do Farol Santander.

Como o lugar é pequeno, se desejar ir com um grupo, melhor fazer uma reserva antecipada.

Boteco do 28, por Bar da Cidade

Este bar na cobertura serve coquetéis, lanches leves e petiscos, tudo bem do jeito paulistano, utilizando ingredientes frescos e de origem local. E a empresa que valoriza o pequeno agricultor é uma empresa responsável!

Leia também: Turismo Responsável: o que é?

E o que você acha de poder se alimentar, apreciando as vistas deslumbrantes da cidade? O máximo, não?

O Boteco do 28 funciona de terça a domingo, das 11h e 30 min às 20h. Após às 20h e às segundas é possível alugar o espaço para eventos.

Cozinha do 31, por Accademia Gatronômica

Este espaço é uma escola de culinária e comporta até 38 pessoas. Quer saber mais sobre a cozinha gastronômica? Veja aqui.

Atenção: Os ingressos comprados para este andar NÃO dão direito a circular pelos demais andares.

Acessibilidade

É muito fácil chegar ao Farol Santander utilizando o transporte público ou carro.

Se sua opção for carro, não se preocupe com estacionamento. Ali ao redor tem estacionamento funcionando sete dias por semana e com horário estendido nos finais de semana e feriados, no entanto, os valores são meio salgados…

Caso você opte pelo transporte público, desça na estação de metrô São Bento (linha 1, azul) e caminhe cerca de 190m. Pegar um carro por aplicativo é uma boa ideia também, pois você economiza o dinheiro do estacionamento.

O edifício conta também com banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso, áudio guias e comunicação em braile, por isso, esse é um passeio para todos!

Além disso, o prédio também está localizado perto de várias outras atrações turísticas populares como, por exemplo, a Rua 25 de Março. Cuidado para não gastar todo seu rycoh dinheirinho lá!

Dica: O Centro Histórico não é o lugar mais seguro que eu conheço, mas basta ficar atento se desejar dar uma volta por ali.

Endereço e horário de funcionamento

O Farol Santander fica na Rua João Brícola, n° 24, Centro Histórico de São Paulo e está aberto de terça a domingo, das 9h às 20h. Porém, anote aí: Os ingressos são vendidos até às 18h somente, mas não se preocupe, pois você pode permanecer lá dentro até às 20h.

Telefone para contato: (11) 3553-5627.

Como comprar ingressos

O Farol é um local muito visitado no Centro Histórico de São Paulo e, para não ficar sem seu ingresso, a melhor opção é fazer a compra antecipada online e, no momento da compra você agenda o horário em que pretende fazer a visita.

Assim, após a compra, basta apresentar o comprovante na entrada para ter acesso ao local.

Dica: Compre seu ingresso online para evitar filas e lembre-se de verificar as regras de cancelamento e reembolso antes de efetuar a compra. 😉

A entrada inteira custa R$ 35,00. Clientes Santander e Santander Select pagam R$ 31,50. Estudantes, aposentados, crianças até 12 anos, pessoas acima de 60 anos, entre outras classificações pagam R$ 17,50.

Para adquirir ingressos, ver a lista completa de quem paga metade, quais os documentos são aceitos como comprovação e valores atualizados, veja aqui.

O ingresso dá direito a visitar:

– O Espaço Memória, que corresponde aos seguintes andares: 2º, 3º e 5º;

– A Vista 360º, que fica no 4º andar;

– As exposições temporárias dos andares 19º, 20º, 22º, 23º e 24º;

– O Mirante do 26º andar.

Atenção!

1 – A entrada é gratuita para crianças até 2 anos e 11 meses.

2 – Para acessar o Hall do Térreo e o Boteco do 28º você não precisa comprar entradas.

E é isso, pessoal! Se gostou das dicas, deixe aqui seu comentário e aproveite para compartilhar com os amigos essas informações.

Até!

😉

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu