Como criar um roteiro de viagem dia a dia

Artigo, Viagem

|

Criando seu roteiro de viagem dia a dia

 

Viajar é uma delícia, mas uma viagem exige vários passos a serem seguidos. Quem viaja precisa saber com antecedência o que fazer e, para isso, a criação de um roteiro de viagem dia a dia é indispensável.

Neste post vamos nos concentrar na criação do roteiro. Fique comigo até o final!

Portanto, vamos considerar que você já sabe para onde vai viajar, já definiu o período, já comprou as passagens e agora, precisa decidir o que você quer ver e fazer.

Leia também: “Superando a barreira do idioma

Roteiro de viagem: o que é?

O roteiro é um guia que te orienta sobre o que fazer, quando fazer, como se deslocar de um ponto a outro, entre outras informações.

Essa organização otimiza seu tempo e você não fica igual um barco à deriva, pensando no que fazer. O seu roteiro de viagem não precisa ser engessado, com horários rígidos e cheio de obrigações.

Numa viagem você precisa aproveitar os momentos e, para isso, você não pode viver uma maratona.

Neste sentido, coloque no seu roteiro as atrações que você realmente não quer perder e alguns itens opcionais, caso sobre tempo ou, você queira substituir uma atração por outra.

Planejamento da viagem

Como o foco deste post é o roteiro, vamos considerar que você já comprou as passagens, já fez seu planejamento financeiro, conforme explicado no post “11 passos para planejar uma viagem por conta própria”, e está se concentrando no roteiro propriamente dito. Ah, se você não leu o post com os 11 passos, aproveite para ver agora!

Você pode fazer um roteiro de viagem dia a dia, bem explicadinho, nos mínimos detalhes, colocando horário de chegada e saída de cada lugar ou, apenas listando o que você quer fazer, na ordem que deseja fazer cada coisa.

Enfim, vamos ao passo a passo para começar a criar seu próprio roteiro.


vai-de-promo

1 – Pesquise sobre o local

É muito importante saber sobre a cultura local e entender como as pessoas se vestem e se comportam para não ofendermos ninguém ou, até mesmo, infringirmos regras locais.

Desta forma, pesquise sobre os hábitos dos moradores, como eles se cumprimentam, se existe algum gesto que é considerado ofensivo entre outras coisas.

Quer um exemplo prático? No Reino Unido o famoso “V” da paz, com a palma da mão virada para você, pode significar que você está sendo uma pessoa insubordinada ou, na pior das hipóteses, que você está mandando alguém tomar naquele lugar…

Bem, nós não queremos nenhum tipo de mal-entendido em terras além-mar, certo?

Outro exemplo prático foi a polêmica envolvendo o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, no Irã.

O atleta recebeu um presente de uma artista iraniana, que tem 85% do corpo paralisado e que pinta quadros com os pés. Em agradecimento, Cristiano Ronaldo deu um abraço e um beijo na jovem.

Aí você deve estar pensando: “Como ele é amoroso!” Pois bem, lá no Irã esse gesto é considerado ADULTÉRIO! E, adultério lá é crime, punido com 100 chibatadas!

Por fim, eis a importância de entender um pouco da cultura local, principalmente em países cuja cultura é tão diferente.

2 – Com quem você está viajando?

Esse é um item muito importante e deve ser observado com carinho por quem está preparando um roteiro.

Respeitar o ritmo de cada um é ter um roteiro de viagem de sucesso. Não adianta você colocar um itinerário com muita caminhada, se você está viajando com crianças ou idosos. Pense nisso! A viagem precisa ser prazerosa para todos os componentes do grupo.

No entanto, se você estiver viajando sem companhia, vá em frente e coloque o que desejar e siga seu ritmo.

3 – Pesquise sobre restaurantes

Comer é uma das melhores partes da viagem. Eu gosto muito de perguntar como o prato é feito, perguntar sobre os ingredientes e tudo o que eu puder descobrir sobre a história daquele prato.

Em alguns lugares, a comida é muito apimentada, em outros, os pratos são feitos com base em frutos do mar ou muitos condimentos.

Porém, muita gente tem restrição alimentar, devido a alergias entre outras questões e, ainda, existem pessoas que realmente não gostam de determinados alimentos e nem estão abertas para experimentá-los.

Por isso, pesquise sobre a comida local, seus ingredientes e sobre restaurantes com custo-benefício bom. Existem apps de restaurantes, como por exemplo, o TripAdvisor, Yelp e iFood que mostram a opinião de pessoas reais, que já usaram o serviço daquele restaurante.

4 – Hospedagem

Intercity The Universe Paulista

Busque informações sobre a localização do hotel e opiniões dos viajantes sobre aquela acomodação.

Booking.com

O Booking.com é uma excelente ferramenta. Ali você encontrará opiniões que vão ajudar você a decidir sua hospedagem.

Geralmente eu faço reserva em hospedagens com nota acima de 8,5. Seja como for, já fiquei em hospedagens com nota inferior e, realmente ou eram bem mais simples as instalações ou eram mais afastadas das atrações.

Portanto, analise o custo-benefício de reservar uma hospedagem um pouco mais cara, mas que ofereça café da manhã e fique próxima às atrações. Às vezes o preço nem é tão mais alto e você ainda poderá desfrutar de um certo conforto.

Neste sentido, é importantíssimo analisar a localização. Não adianta pegar uma hospedagem muito barata que fica a quilômetros de distâncias das atrações, pois você vai gastar tempo e dinheiro com o deslocamento.



Booking.com

Blogs de viagem

Outra base de dados excelente são os blogs de viagem (defendo a classe!). Os blogueiros costumam deixar suas avaliações sobre as hospedagens e isso ajuda muito na hora escolher uma acomodação.

Reserva com cancelamento gratuito

Dê preferência para as reservas com cancelamento gratuito. Caso haja algum contratempo, você consegue cancelar a sua reserva sem custos.

5 – Atrações

Primeiramente, entenda seu perfil de viajante. O que você gosta de fazer? Não adianta você colocar um museu “master blaster” no seu roteiro se você nem gosta desse tipo de atividade.

Outra coisa, não caia na onda de colocar tudo o que dizem ser imperdível. Pode ser imperdível para uma pessoa, mas não para a outra.

Por isso, defina que tipo de atividades você prefere e, só assim, escolha as que lhe agradam.

Ainda, pesquise sobre as atrações que vão entrar no seu roteiro de viagem para saber os melhores dias e horários de visitação.

Verifique também quando essa atração funciona, pois a maioria fecha um dia durante a semana para fazer manutenção.

E a dica é:  Veja se a atração oferece algum dia ou horário gratuito.

Alguns museus oferecem dias e horários gratuitos ou com desconto especial. Tente encaixar esse dia gratuito no seu roteiro.

Opiniões dos viajantes

Ler sobre o que as pessoas falam da experiência delas na atração que você deseja conhecer vai ajudar a ter uma ideia do que esperar desse ponto turístico.

Festas em datas especiais

Pesquise sobre os eventos e festivais que estão disponíveis na época da sua viagem.

6 – Compre os ingressos antecipadamente

Quem se antecipa geralmente não passa aperto! Muitos lugares nem vendem ingresso na hora…

Além disso, garantir seu ingresso com antecedência vai poupar você de enfrentar looooongas filas e de não conseguir visitar a atração porque os ingressos esgotaram.

 

7 – Se possível, deixe um dia livre

Pode parecer loucura, mas não é. Um dia livre não significa estar perdendo a oportunidade de ver mais coisas.

Um dia livre significa que você terá tempo de ver tudo com calma. Ninguém conta com contratempos como chuvas, problemas técnicos entre outros.

E, se no dia que você escolheu para conhecer uma atração, por exemplo, um museu, faltar energia elétrica? Certamente você não vai conseguir visitá-la.

Isso já aconteceu comigo em Santo Domingo, na República Dominicana. Eu estava dentro do museu e faltou luz. As janelas estavam abertas, mas muitas peças eu não consegui ver muito bem porque alguns pontos das salas eram bem escuros.

Eu não retornei ao museu porque ao menos havia janelas, oferecendo alguma iluminação, mas e se isso não acontecer com você?

Desta forma, pense na possibilidade de deixar um dia para rever o que você mais gostou ou, para fazer o que não conseguiu nos dias escolhidos no seu roteiro.

8 – Faça o roteiro no Google Maps

O Google Maps é uma ferramenta muito boa e, por isso, faça uso dela! Basta você criar seu próprio mapa e marcar os pontos de interesse. Assim você já ficará por dentro do tempo de deslocamento e distância a ser percorrida.


Seguros Promo

9 – Seu roteiro pode ser feito no Excel, Word ou onde você preferir

O seu roteiro de viagem dia a dia não precisa ser uma obra de arte. O que ele precisa é ter as informações necessárias para sua sobrevivência dia após dia.

Algumas pessoas adoram usar o Excel; outras preferem fazer tudo no Word. Seja como for, escolha a ferramenta que mais lhe agrada e prepare seu roteiro.

Além dessas opções mencionadas, ainda existem apps que ajudam os viajantes a organizarem o roteiro. O Sygic Travel Maps, por exemplo, traz roteiros pré-montados e sugestões de lugares para visitar nos destinos.

10 – Coloque informações úteis como telefones de emergência, seguro-viagem e contatos de agências de passeios

E tão importante quanto saber o que fazer e como chegar, é ter em mãos informações de emergência, como telefones de emergência e contatos importantes.

A dica é: Imprima seu roteiro!

Eu sei que pode parecer meio jurássica essa ideia, mas eu sempre tenho tudo impresso para uma eventualidade.

É a história do vai que… “Vai que a bateria do celular acaba? Vai que o celular quebra ou tenha sido furtado… e assim vai! O seguro morreu de velho, é o que eu penso!

Seguro Viagem Geral 2

11 – Coloque os meios de transporte que você vai usar

Como você irá de um ponto ao outro? Definir o meio de transporte é algo que vai fazer você poupar tempo.

Em algumas cidades as atrações não ficam tão próximas e é necessário um deslocamento maior. Por isso, analise se vale a pena pegar um transporte público, um carro de aplicativo ou um táxi.

Eu costumo viajar com minha família e, para nós, algumas vezes acaba saindo mais em conta pegar um carro de aplicativo, já que somos 4 pessoas.

No mais, o importante é você se planejar e curtir cada minuto da sua viagem. Um roteiro bem elaborado vai dar mais segurança e visibilidade de tudo durante sua viagem.


Aproveite para compartilhar esse post com os amigos. Se ele ajudou você, certamente ajudará outras pessoas.

Até!

😉

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu