11 passos para planejar uma viagem por conta própria

Artigo, Viagem

|

Como planejar uma viagem em 11 passos

 

 

 

Viajar é abrir os horizontes, é querer viver experiências diferentes e se aventurar em um mundo novo!

No entanto, é necessário planejar cada detalhe com antecedência para não deixar nenhum item de fora.

E neste sentido, precisamos pensar em definir o orçamento, qual o destino que será desbravado, entre outros detalhes, e é isso que vamos ver agora.

Finalmente, para nossa alegria, nós temos a tecnologia a nosso favor para dar uma mãozinha! Temos um leque enorme de informações disponíveis e, que serão muito úteis nessa jornada.

Aqui, você terá um passo a passo para planejar a sua viagem do zero, não importando se você tem experiência ou não. Siga esses passos e, em breve, seu planejamento vai sair o papel.

Vamos conferir!

Leia também: O que fazer no Porto: Roteiro completo de 1 dia.

1 – Defina quanto tempo você terá disponível

Essa primeira etapa é muito importante. De acordo com o tempo disponível, você definirá se fará uma viagem para um destino mais distante ou não.

Não considere a ida e a volta

Ainda, não considere o tempo de ida e volta, pois são dias quase perdidos. Por exemplo, se você pretende ficar oito dias em um lugar, planeje dez dias.

Planeje seu retorno para 2 ou 3 dias antes do término do seu recesso

Não negligencie esta dica. Nunca retorne de uma viagem no último dia que você terá disponível e eu vou explicar o porquê.

Imprevistos acontecem e, portanto, conte com eles. Quando estive em Londres pela segunda vez, ainda em períodos de pandemia de Covid-19, meu voo de volta foi cancelado pela companhia aérea e remarcado para dois dias depois.

Se eu tivesse me programado para chegar em casa no último dia das minhas férias, eu certamente me atrasaria para o retorno ao trabalho. Então, olho vivo!

2 – Estabeleça quanto você poderá gastar

 

 

Verifique o seu orçamento e faça uma planilha de gastos. Inclua: hospedagem, alimentação, atrações, transporte (ida e volta), transporte interno (como você vai se locomover no destino), seguro-viagem e extras.

Todo esse cálculo vai dar uma visão do valor a ser gasto e, assim, você poderá definir qual destino cabe no seu bolso.

Leia também: Economizando para a viagem.

3 – Defina para onde você vai

 

Com o seu orçamento em mãos, agora você já pode definir para onde ir, mas nem sempre a gente consegue viajar para onde quer no momento que deseja.

Se o destino dos seus sonhos estiver fora do seu orçamento, avalie a possibilidade de adiar a viagem, para ter tempo de juntar mais dinheiro para realizar esse sonho ou, escolha um destino que caiba no seu bolso e comece a organizar a viagem!

Objetivo da viagem

Enfim, defina o que você espera dessa viagem. Saber o seu objetivo com essa viagem vai ajudar muito na definição do destino. Você quer relaxar em uma praia? Você quer fazer passeios culturais? Sua viagem será para ter experiências gastronômicas? Você pretende praticar esportes radicais?

Assim que você entender seu objetivo com a viagem, ficará mais fácil definir seu destino.

E, para começar, pesquise informações sobre o destino. Verifique o que fazer, o que ver, os melhores locais para se hospedar, onde comer, quando ir e o que mais você conseguir reunir de informações.

Verifique em qual temporada você viajará

É fato que na alta temporada os preços praticados são bem mais salgados e, neste sentido, o valor da hospedagem sobe, pois a procura aumenta;  as atrações não oferecem descontos e assim vai.

Se o seu orçamento comportar uma viagem em alta temporada, vá em frente com o planejamento da sua viagem, caso contrário, busque um outro destino dentro da sua realidade financeira.

Veja o clima no destino no período da viagem

Outro item importante é o clima. Pesquise como estará o tempo no período que você vai viajar para poder organizar as roupas e os acessórios que você vai levar na viagem.

Leia também: Superando a barreira do idioma.

4 – Documentos básicos

 

Esse item é um dos mais importante, pois não adianta você preparar toda a viagem e não apresentar a documentação correta no momento necessário.

Para viagens nacionais, o CPF e o RG, ou a CNH resolvem. Em caso de menores, você pode usar a certidão de nascimento, porém, menores de 16 anos precisam de autorização, por escrito, para viajarem sozinhos ou com terceiros.

No caso de viagens internacionais, a documentação fica mais complexa e você precisa verificar várias questões:

– O país para onde vai você exige visto?

– É obrigatório o seguro-viagem? Ainda que não seja, faça um!

– Precisa apresentar certificado de vacinação contra febre amarela (CIVP), covid-19 ou algum teste antígeno para covid-19 para não vacinados?

E se você não sabe o que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), leia o post e tire suas dúvidas.

– É necessário ter passaporte? Se sim, você precisa tirar com antecedência caso não possua um.

Minha experiência

Quando eu tirei meu passaporte, a emissão estava levando cerca de 6 meses, pois o papel com o qual o passaporte é confeccionado estava em falta, por isso, muita atenção!

Se não exigir passaporte, você precisa conferir se documento de identificação está dentro da validade ou, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo país para onde você vai viajar.

Além desses documentos básicos que precisam ser apresentados na imigração (via física), você ainda precisa imprimir:

– As passagens de volta;

– Os vouchers de hotel ou carta convite, se você for ficar na casa de pessoas conhecidas;

– Os comprovantes de meios de se sustentar naquele país.

Todos os documentos devem se apresentados em via física, ou seja, impressos. Você não poderá usar a internet na imigração, nem poderá fazer uso do celular.

Importante! Não deixe a documentação para a última hora, pois você pode não conseguir cumprir os requisitos exigidos.

São muitos os detalhes, mas é por isso que devemos planejar a viagem com antecedência.

5 – Roteiro

E, finalmente, chegou a hora de montar o seu roteiro de viagem e, para isso, siga esses passos:

– Coloque no seu roteiro as atrações próximas para que você possa visitar sem muito deslocamento.

– Decida como você vai se deslocar internamente (carro, transporte público, táxi…). Se sua opção for o carro, verifique a necessidade do PID (Permissão Internacional para Dirigir). Dá para emitir online.


– Verifique a necessidade de roupa especial, pois alguns lugares na Ásia, por exemplo, não permitem a entrada de pessoas mostrando o ombro ou as pernas em templos religiosos.

– Pesquise se a atração que você deseja visitar oferece dias gratuitos. Alguns museus oferecem horários gratuitos em dias específicos ou, valores com desconto.

Leia também: “Como criar um roteiro de viagem dia a dia

6 – Compre suas passagens

O ideal é que você compre com antecedência para pegar valores mais baixos. Quem compra em cima da hora não tem tempo de pesquisar e, por isso, acaba pegando valores mais altos.

Para quem vai viajar de avião, o melhor dos mundos seria adquirir as passagens com, ao menos, 3 ou 4 meses de antecedência.

Se você for viajar de carro, não se esqueça de fazer a revisão. Segurança acima de tudo!

 


vai-de-promo

 

7 – Hospedagem

 

 

Agora é o momento de decidir onde você vai ficar. Para isso, leve em consideração:

O custo x benefício

Pagar um pouco mais caro pelo conforto de ter o café da manhã disponível pode valer à pena, principalmente se você viajar com crianças.

A avaliação dos viajantes nos sites de reserva

As avaliações do Booking são feitas por viajantes reais e, por isso, leia os comentários. Geralmente reservo hospedagens com avaliação acima de 8,5. Menos que isso, eu evito.

 



Booking.com

Localização

Nem sempre uma hospedagem mais barata, mas que está distante de tudo, vale a pena. O valor que você gastará em deslocamento pode não compensar a “possível” economia da hospedagem.

8 – Arrumando as malas

E que delícia arrumar as malas! Em todas estas etapas para planejar a viagem você já sente o gostinho e a sensação boa, mas arrumar as malas traz uma sensação que diz: “A hora está chegando!”

No entanto, alguns pontos precisam ser observados:

– Confira o peso e as medidas da mala de bordo que a companhia aérea aceita.

As companhias aéreas estão pesando as malas de bordo, portanto, não exagere, senão precisará pagar para despachar sua bagagem, e os valores não são nada camaradas.

– Verifique o peso limite da mala a ser despachada, se for o caso. Compre uma balança portátil e não passe aperto! Já precisei abrir a mala no aeroporto para retirar itens, pois o peso estava acima dos 23kg.

E a dica para arrumar as malas é: Leve somente o necessário!

Sei que dá vontade levar um monte de coisas, mas lembre-se que você ainda vai querer comprar algumas coisinhas na viagem.

Viajar leve é a melhor coisa que você pode fazer. Lembre-se disso!

9 – Seguro-viagem

Contratar um seguro-viagem é viajar com segurança. Nunca precisei usar, mas conheço pessoas que precisaram e, se não tivessem um, teriam voltado da viagem dos sonhos com muitas dívidas.

Leia o post “Seguro-viagem: entenda para que serve e como contratar” para tirar suas dúvidas. Alguns cartões de crédito oferecem um seguro-viagem que cobre apenas os gastos hospitalares, não incluindo extravio de bagagem, entre outros.

 

Seguro Viagem Geral 2

10 – Câmbio

 

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

 

E para levar dinheiro em espécie, procure comprar aos poucos. O câmbio costuma variar, e se você for comprando um pouco de cada vez, conseguirá valores melhores.

Geralmente os viajantes levam dólares e vou explicar o porquê.

No Brasil é fácil comprar euros, dólares e libras. As demais moedas não são comerciais e, isto significa que não tem muita procura. Então, quando você encontra a moeda que quer, ela está muito cara.

No entanto, não leve apenas dinheiro. Alguns lugares só aceitam pagamento em cartão. Aproveite para abrir sua conta na WISE.

 

11- Pesquise sobre a cultura local

Respeitar os moradores e a cultura local é algo de extrema importância. O post “Turismo Responsável: O que é?”, traz bastante informação sobre o que é ser um turista “responsável”. Não deixe de ler! 😉

E, falando em cultura, em alguns países determinados gestos são considerados ofensivos, por isso, antes de viajar, pesquise sobre como cumprimentar as pessoas, sobre como se vestir, se algum tipo de gesto é considerado ofensivo e tudo mais que você puder descobrir.

 

Enfim, esse guia serve de base para você se inspirar e viver cada minuto de seu sonho, pois mesmo antes de viajar fisicamente, a nossa mente já cria expectativas e isso é uma delícia!

Compartilhe esse post com os amigos que vão viajar e precisam aprender a planejar uma viagem.

Viaje antes, durante e depois!

Boa viagem! 😉

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu