O que são os CENOTES?

México

|

Os cenotes são piscinas de água que fazem a conexão entre a superfície e áreas alagadas subterrâneas, verdadeiras depressões formadas de calcário poroso. Eles aparecem em abundância na região da Riviera Maya.

Você sabe de onde vem esse nome “cenote”? Ele vem da palavra maia dzonot ou ts’onot, que significa buraco com água/ poço (e é bem isso mesmo!).

Mas, como os cenotes se formam?

Segundo o guia que nos acompanhou em Chichén Itzá, eles se formam pelo acúmulo de água no subsolo, pois a região é pobre em rios e, as poucas lagoas que existem são pantanosas, fazendo com que a água das chuvas não tenham para onde escoar, portanto é possível que novos cenotes apareçam a qualquer momento. Existem milhares no México!

Há uma lenda que diz que eles se formaram há milhares de anos com a queda de meteoros na região onde se encontra o México, mas sem provas científicas que comprovem esta tese, então, é lenda!

A águas dos cenotes geralmente são muitos limpas e cristalinas porque a água passa por uma filtragem bem lenta no solo. Além disso, geralmente há muita vegetação nas suas proximidades.

Eles foram muito importantes para a civilização Maia por 2 motivos:

1 – Eram utilizados para rituais de sacrifícios tanto humanos, como de animais. Os Maias acreditavam que essas piscinas eram portais para a vida após a morte. Alguns artefatos de sacrifício dourados foram encontrados em alguns cenotes e levaram a explorações arqueológicas na primeira metade do século XX. Na exploração feita no Cenote Sagrado, em Chichén Itzá, foram encontrados esqueletos humanos e objetos de sacrifício, confirmando a lenda local, o Culto do Cenote, que envolvia sacrifício humano ao deus da chuva Chaac.

2 – Abasteciam as cidades com água doce.

Os cenotes são iguais?

Não! Absolutamente! Existem alguns cenotes que são abertos, como o Cenote Azul.

Cenote Azul

E outros que são fechados, estilo cavernas, como o Cenote Hubiku, próximo a Chichén Itzá.

Cenote Hubiku e raízes de árvores penduradas

Bem, na verdade não importa o cenote que você vai visitar, eles são realmente maravilhosos, cada um com sua beleza. Geralmente a água é fria, já que vem do subsolo, mas não deixe isso parar você! Esqueça que está quase tendo uma hipotermia e se concentre na beleza do local rsrs! Digo isto porque visitei os cenotes no inverno, então, relaxa que no verão é bem melhor!

Algo que a maioria dos cenotes tem em comum é a presença de peixes e tartarugas. Peixes de vários tamanhos e cores! Local excelente para snorkeling.

Dicas gerais para a visitação dos cenotes:

Seja um bom “cenoteiro”!

– Ajude a conservar as águas limpas dos cenotes;

– Não use protetor ou repelente que não seja biodegradável;

– Não pegue nada que você encontrar no cenote;

– E, o mais importante de tudo: use com segurança. Não se pendure nas raízes das árvores nem quebre as estalactites.

E os precinhos das entradas?

Tem entrada para bolsos econômicos e bolsos mais abastados. Os valores vão de 120 pesos a algo em torno de 550 pesos. Os mais caros podem incluir colete salva-vidas, roupa de neoprene, equipamento para mergulho e etc.

Dica importante: O melhor cenote a ser visitado é aquele que cabe no seu bolso.

Existem os mais conhecidos, mas não significa que outros menos comentados sejam de menor importância. Eu amei os cenotes fechados, mas existem pessoas que se sentem mal nesses ambientes e preferem locais abertos. Viu? Tudo depende do ponto de vista.

Agora que você já sabe o que são os cenotes, escolha aqueles que vão de encontro ao seu interesse e aproveite! Tenho certeza que você vai curtir cada momento.

Até!

😉

2 Comentários. Deixe novo

  • Olá, Obrigada por todo a informação e conselhos…
    Boas explorações, e sejam bem vindas as suas palavras de experiências e recomendações.
    Um grande bem haja.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu