8 dicas para ajudar você a viajar mais e sempre!

Artigo, Viagem

|

Vamos viajar mais?

 

Que tal pensar em viajar mais? E quando a gente fala em viajar o coração já palpita, os olhos brilham e a imaginação voa!

Afinal, quem é viajante só pensa em viajar cada vez mais! A emoção de provar novos sabores, conhecer gente nova, viver uma experiência diferente e sair da rotina, são sentimentos que motivam, cada vez mais, a busca por oportunidades de viajar, porém, nem sempre é tão fácil.

E é por isso que esse post foi pensado em você, viajante! Vamos tomar nota dessas 8 dicas quentes para poder tornar esse sonho de viajar mais, em realidade.

1 – Guarde dinheiro

Eu sei que pode parecer difícil guardar dinheiro, mas com um pouco de esforço e um pouco de planejamento você vai conseguir.

Por isso, anote essas dicas e mãos à obra!

Caderneta de poupança

Abra uma poupança, caso você tenha medo de algum outro investimento. Na poupança o dinheiro rende menos que em outras aplicações, mas não se preocupe. A caderneta já é um bom começo!

CDI

Guardar dinheiro tendo o CDI como rendimento é uma escolha segura. Alguns bancos chamam essas aplicações de “caixinhas”. Nesta modalidade, você pode juntar dinheiro aos poucos e ainda obter um rendimento maior do que o da caderneta de poupança.

No entanto, não estou aqui fazendo propaganda de nenhum banco. Apenas escolha o banco de sua preferência e faça!

Caso você decida aplicar no CDI, faça uma aplicação em que você possa retirar o dinheiro a qualquer momento, caso você tenha receio de investir em um prazo maior. No primeiro mês o rendimento é consumido pelos impostos, mas depois disso, você vai ver resultados!

Banco digital ou físico?

Ah, não importa se você fará sua aplicação em banco digital ou físico, pois o BACEN (Banco Central) garante investimentos de até R$250.000,00 por instituição. Portanto, seu dinheiro estará seguro!

Leia também: “11 passos para planejar uma viagem por conta própria

2 – Viaje nos finais de semana para lugares próximos

Vista da rampa de voo livre, Saquarema, RJ

 

Coloque isso como meta para a sua vida: você não precisa aguardar as sonhadas férias para viajar.

Muita gente se esquece que os fins de semana são uma excelente oportunidade para explorar lugares próximos, fugir da rotina e relaxar.

Você já pensou que muita gente sai de longe para visitar aquela cidadezinha, que fica a poucos quilômetros de onde você mora?  Então, não deixe esse destino fora do seu roteiro!

Vantagens

Existem várias vantagens nesse tipo de viagem:

  • Você não vai gastar com passagem aérea e poderá ir de carro, ônibus, trem ou outro meio de transporte local.
  • Você não terá o desgaste de uma viagem longa.
  • O custo é mais baixo.
  • Muitas hospedagens oferecem pacotes promocionais para turistas locais.

3 – Corte gastos desnecessários do dia a dia

Não almoce fora todos os fins de semana

E, para começar, você não precisa almoçar fora todos os fins de semana! Quem não gosta de ir a um bom restaurante? Eu gosto muito! Mas você pode ir uma vez ao mês, ou em ocasiões especiais.

Tenho certeza de que só aqui você já consegue economizar um bom dinheiro!

Seja menos consumista

Outro item da nossa lista: Seja menos consumista. Inclusive, esta é uma questão ambiental. Hoje em dia, muito tem se falado sobre ESG, que é a sigla em inglês para Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa.

Neste sentido, vamos nos concentrar na sustentabilidade ambiental. Isso significa que quanto menos consumirmos, mais ajudaremos o meio ambiente.

Desta forma, menos roupas, menos sapatos e bolsas e menos consumo = VIAGEM, EXPERIÊNCIAS NOVAS, PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE.

E, para quem tem filhos, invista menos em brinquedos e priorize as experiências.  Crianças enjoam rápido das coisas e, depois de um brinquedo novo, elas sempre querem outro!

De repente você acabou de ler esta frase e está pensando: estou em busca de dicas para viajar mais e estamos falando de consumo, coisas como não gastar com brinquedos etc.

Mas viajar é uma escolha e, a cada escolha, uma ação/ uma atitude precisa ser tomada.

Agora, você precisa se perguntar: Preciso deste produto ou eu quero comprar este produto?”.

Se a resposta for “eu quero”, avalie se você pode empurrar um pouco mais para frente esse desejo. Não é fácil, mas com um pouco de treino você vai conseguir! 😉

Leia também: “Economizando para a viagem

4 – Cadastre-se nos programas de fidelidade

Os programas de fidelidade de milhas e pontos são excelentes formas de transformar suas despesas do dia a dia em passagens aéreas.

A dica é: cadastre-se em todos os programas de fidelidade. O cadastro é gratuito!

Muita gente ouve falar em milhas e pontos, mas não sabe diferenciar uma coisa da outra, por isso, vou explicar aqui, de forma bem simples, o que significa cada coisa.

Pontos

Os famosos pontos são os acúmulos feitos nos programas de fidelidade dos bancos. Você consegue juntar os pontos no dia a dia, apenas usando seu cartão de crédito. Além disso, os sites desses programas de pontos funcionam como um shopping.

Através do site destes programas, você compra em lojas como Casas Bahia, Camicado, entre outras e, assim, você conhece ganhar pontos extras por comprar através do site do programa de fidelidade.

A vantagem de juntar ponto através dos programas de fidelidade dos bancos é que eles são mais estáveis.

Os programa de fidelidade dos bancos são:

Livelo

Programa de fidelidade do Banco do Brasil e do Bradesco.

IUPP

Programa de fidelidade do Banco Itaú.

Esfera

Este é o programa de fidelidade do Banco Santander.

Átomos

Programa de fidelidade do C6 Bank.

Caixa

Programa de pontos da Caixa Econômica Federal.

A dica é: Verifique se seu cartão participa de algum destes programas de fidelidade. Se não participar, busque um que junte pontos para ontem!

Milhas

As milhas são os acúmulos feitos nos programas de fidelidade das companhias aéreas. O cadastro é gratuito e é feito diretamente nos sites de cada empresa de aviação.

Smiles

Esse é o programa de fidelidade da Gol e, você consegue emitir passagens com as empresas aéreas parceiras (Air France, American Airlines, KLM e AeroMexico e outras).

Tudo Azul

O programa da companhia AZUL permite que você acumule milhas, voando AZUL ou, com seus parceiros (United Airlines e a TAP Portugal). Além disso, é possível juntar milhas nesse programa também se você tiver o cartão de crédito da AZUL ou do Banco Itaú.

LATAM PASS

O LATAM PASS permite que você acumule milhas, voando com as companhias parceiras (British Airways, Delta, Qatar Airways …). Nele, você também pode trocas suas milhas por produtos e ainda aproveitar as promoções que são exclusivas para os participantes do programa.

TAP MILES & GO

Esse é o programa da TAP Air Portugal e você pode usar as milhas com passagens, hotéis, restaurantes entre outros serviços.

Conclusão

Para resumir tudo, a dica é a seguinte: Use o seu cartão de crédito para acumular pontos nos programas de fidelidade dos bancos.

Depois, aguarde as promoções que dão bônus de pontos quando você transfere os pontos acumulados nos programas de fidelidade dos bancos para os programas de fidelidade das companhias aéreas, transformando esses pontos em milhas.

Aqui neste post a intenção é mostrar o que pode ser feito, sem nos aprofundarmos neste assunto de milhas e pontos, uma vez que esse tema é muito extenso e tem assunto para um curso completo!

5 – Planeje suas viagens com antecedência

Tudo o que fazemos com antecedência dá para planejar e projetar melhor.

Quando você planeja sua viagem com antecedência, você tem tempo para pesquisar valores, comparar preços, pegar promoções, se capitalizar e organizar seu roteiro com mais tempo.

Por exemplo: Eu sempre reservo pelo Booking a hospedagem. E reservo com muita antecedência e com cancelamento gratuito sempre. Eu costumo reservar de 3 a 4 hospedagens e, ao longo dos meses, continuo buscando. Caso apareça algo melhor, eu cancelo aquelas que eu considero menos adequada para aproveitar a melhor oportunidade.

Enfim, o tempo é um fator muito importante.

6 – Viaje em baixa temporada

Viajar em baixa temporada significa pegar valores mais em conta em restaurantes, hotéis, passeios e tudo mais.

Além dos valores estarem mais em conta, o fluxo de pessoas também diminui e, isto significa que você não vai enfrentar longas filas em atrações nem vai precisar ficar disputando lugar para tirar a sonhada foto.

7 – Viaje para destinos mais econômicos

Muitas vezes a pessoa deseja tanto ir para determinado destino, que acaba não vendo excelentes oportunidades em outros lugares.

Se seu objetivo é fazer uma viagem internacional, por exemplo, esteja com a mente aberta a todas as possibilidades, sem preconceito. Por exemplo, a Bolívia e a Colômbia, nossos vizinhos, têm muito a nos oferecer.

Outro exemplo é o Equador, que tem muitas atrações interessantes e as pessoas nem sabem. No entanto, se você pesquisar, vai querer conhecê-lo.

A Europa é uma maravilha, mas você precisa se capitalizar, pois os valores já começam altos nas passagens aéreas.

Por isso, busque destinos mais baratos e, certamente, você vai conseguir viajar mais!

Você pode gostar de ler: “Conhecendo a charmosa Bogotá

8 – Corte as compras desnecessárias durante a viagem

Eu sei que comprar é uma tentação, mas resista! É claro que ninguém vai viajar e voltar de mãos abanando.

Inclusive, comprar dos produtores locais é uma ótima forma de movimentar o comércio local, valorizar a mão de obra local e ter contato com a cultura do destino.

No entanto, você não precisa trazer o destino com você. Compre somente o necessário e viaje leve. Inclusive, antes de viajar você deve deixar o espaço dos produtos que serão adquiridos durante a viagem.

Não se esqueça que as companhias aéreas são bem rigorosas quanto ao peso das bagagens e, portanto, não abuse para não ter de pagar excesso de bagagem. Geralmente o valor do excesso é bem mais caro que o valor pago pela bagagem despachada.

Agora que você tem todas essas informações, já se prepare para viajar mais e compartilhe este post com alguém que você ama e quer viajando muitoooo!

 

Até! 😉

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu