Veja estas 10 dicas para passar pela imigração sem aperto!

Artigo, Viagem

|

O que não fazer na imigração? 10 dicas para passar pela imigração sem aperto!

 

Conhecer um destino internacional é o sonho de muita gente e viver novas culturas, paisagens exuberantes e comidas exóticas faz parte deste planejamento. No entanto, muitas pessoas temem o momento de passar pela imigração.

Ainda, o que mais amedronta é não saber o que vai acontecer. Então, o nervosismo toma conta e a pessoa acaba adiando o desejo de cruzar as fronteiras.

Neste sentido, alguns viajantes já passaram por situações desagradáveis na imigração e, então, bate a insegurança na hora de viajar.

Por isso, preparei esse guia com dicas de como passar pela imigração sem aperto para que você possa se preparar. Siga as seguintes orientações e vá curtir o destino dos seus sonhos!

Veja também:O que saber antes de ir  à Holanda
<
VDP - AEREO INTERNACIONAL

Regras Gerais

E chega aquele momento que para alcançar seu sonho você precisa passar pelo agente da imigração.

As dicas deste post servem para todos os destinos. Alguns são mais exigentes em relação a documentação, outros nem tanto, mas o importante é se preparar de forma correta e ter em mãos toda a documentação necessária.

Seja como for, a forma como você reage e responde as perguntas também dizem muito sobre você. Por isso, leia tudo com atenção até o fim.

 

10 dicas para passar pela imigração sem aperto

 1 – Não dê repostas longas

 

Algumas pessoas gostam muito de conversar, mas o momento da imigração não é para este tipo de interação. Responda somente o que for perguntado, de forma tranquila e com segurança.

Lembre-se que muitas vezes a fila do atendimento na imigração está grande e, aquele agente, ainda ficará várias horas ali, fazendo triagem. Ele não está ali para conversar, e sim, para averiguar a veracidade das informações que você está passando.

2 – Não discuta com o agente

É muito comum alguns agentes olharem para você de forma irritante ou de forma provocativa. Lembre-se, o agente pode não autorizar a sua entrada no país. Trate-o com respeito e cordialidade.

Minha experiência

Quando fui para a Inglaterra, fiz algumas viagens de bate e volta a outros países da Europa. Em uma das vezes que eu estava retornando para Londres, o agente da imigração decidiu implicar com meus carimbos no passaporte. Eram carimbos turísticos de Macchu Picchu, Ilhas Galápagos entre outros.

Ele começou a insistir que aquilo não poderia estar no passaporte. Gentilmente, eu respondi que isso era comum e que muitos viajantes tinham esses carimbos de lugares diversos ao redor do mundo.

Eu respondi, ainda, que jamais havia lido ou tinha sido informada sobre a proibição daqueles carimbos.

O agente que estava me atendendo com cara de “eu vou impedir a sua entrada”, mostrou meu passaporte para outro agente, que por sinal já estava rindo. Eles cochicharam alguma coisa e, finalmente o agente carimbou meu passaporte, autorizando minha entrada.

O que ele queria era me irritar, mas minha vontade de entrar naquele país era muito maior que a persistência dele!

A dica é: Se você quiser carimbar seu passaporte com esses carimbos de atrativos turísticos, utilize um passaporte vencido, ou leve um caderninho ou bloquinho com esta finalidade.

Seja como for, evite qualquer tipo de contratempo na imigração.

 

Seguro Viagem Geral 1

3 – Não entregue toda a papelada ao agente, a não ser que ele peça

Muita gente fica afobada e ansiosa na hora de mostrar os documentos. A vontade de provar que as intenções são verdadeiras fazem a pessoa querer mostrar tudo o que tem e algo mais.

No entanto, aguarde o agente solicitar os seus documentos. Às vezes não pedem nada, às vezes pedem tudo, por isso, esteja com tudo impresso em uma pasta de fácil acesso e só entregue se o agente pedir.

Minha experiência

Já passei por imigrações que as pessoas consideram complicadas, como por exemplo, a Espanha, e o agente que me atendeu mal olhou na minha cara. Apenas pediu o passaporte e pronto! Entrada autorizada.

No entanto, quando fui para o México, o agente da imigração só faltou pedir um teste de DNA para eu provar que eu era eu mesma. Neste sentido, foi longa a entrevista…

Em síntese, respire, relaxe e apresente os documentos à medida que forem solicitados.

 

4 – Não tire fotos na área restrita

Antes de mais nada, estamos vivendo um momento em que as pessoas querem estar conectadas com o mundo em tempo real. Mostrar o que estão fazendo e onde estão é quase que uma obrigação.

De qualquer forma, resista e essa tentação e NÂO tente burlar o sistema. Não se esqueça, os aeroportos são repletos de câmeras.

Jamais, em tempo algum pense que você vai conseguir. Essa área é de segurança, portanto, é proibido registrar imagens ou fazer vídeos. Você não quer que sua viagem acabe antes mesmo de começar, não é verdade?

5 – Desligue o celular

Para não errar, desligue seu telefone celular antes de acessar a área restrita. Muitos países têm controle de segurança muito rígidos e você não vai querer que seu aparelho seja apreendido. Consegui-lo de volta será uma tarefa árdua…

6 – Não perca a paciência

Existem pessoas que são muito estressadas e se irritam com facilidade e, isso não pode acontecer durante o processo de imigração.

Às vezes os agentes repetem as perguntas para ter certeza de que você não está mentindo, e essa atitude é bem comum. Apenas responda! Repita a sua resposta também. Lembre-se: você precisa dessa autorização para entrar no seu destino!

 

7 – Não chegue na imigração sem conhecer seu roteiro

De antemão posso dizer que muitos viajantes cometem esse erro simples: não ler seu roteiro. Ou porque foi elaborado por outra pessoa, ou porque não ter decidido exatamente o que fazer.

Independente da situação, tenha em mente os principais pontos que você deseja visitar e os passeios que pretende fazer.

Eventualmente o agente da imigração pode perguntar o que você pretende ver e fazer no país.

Neste sentido, ter conhecimento do seu roteiro demonstra que você tem um objetivo claro naquele país e que não está apenas tentando entrar, ou ainda, mascarando seus reais interesses.

Caso você esteja viajando em família, compartilhe as informações do roteiro com todos os membros e evite contratempos.

Minha experiência

Fiz uma bate e volta à Amsterdã, saindo de Londres. Cheguei em Amsterdã cedinho e meu voo de retorno à Londres seria por volta das 22h.

Assim que o agente me atendeu, me pediu a passagem de volta. Quando viu que era para o mesmo dia, logo me perguntou o que eu iria fazer ali em um dia. Claro que meu roteiro estava todinho na minha cabeça e eu não tive dificuldade em responder.

Definitivamente eu estava com as entradas de um museu impressas e tudo mais que fosse necessário. Porém, o agente nem pediu para vê-las e recebi o carimbo no passaporte. Só alegria!

8 – Não carregue alimentos proibidos

Na dúvida, não passe pela imigração com nenhum tipo de alimento e pronto. Existe uma lista bem grande de produtos que não podem entrar nos países, como os de origem animal, vegetal entre outros.

Certifique-se de que você não saiu do avião com nada!

Minha experiência

Como sabemos, toda regra tem exceção. Uma vez quando eu estava retornando para o Brasil de uma viagem à Colômbia, antes de passar pelo raio X, eu perguntei para uma agente onde eu poderia descartar a garrafa de água. Era uma garrafa de 1 litro e ainda tinha mais de meio litro de água nela.

Eu estava com minha filha, que tinha apenas 4 anos na época. A agente olhou para a minha filha, olhou para mim e disse: “Pode levar a água da menina!”

Eu fiquei tão feliz, não exatamente pela água, mas por não parecer com alguém que iria explodir o avião, que agradeci com um sorriso que ia de uma ponta até a outra da cara!

Por fim, essa atitude dessa agente foi rara, mas é importante dividirmos as experiências para mostrar que a imigração não é nenhum bicho papão.



Booking.com

9 – Preste atenção nas filas e mantenha a discrição

Geralmente existem duas filas na imigração: uma para os nacionais, ou seja, para os moradores daquele país que possuem o passaporte dali e, uma outra para os internacionais, com passaporte estrangeiro, ou seja, você!

Uma vez na fila correta, evite falar alto e fazer movimentos bruscos. Algumas pessoas ficam com olhar assustado, olhando para tudo e para todos, o que pode levantar suspeitas. Não se esqueça que tudo está sendo filmado!

Outro ponto importante na fila é não deixar buracos. Siga a fila corretamente. Quando as pessoas andarem, ande também.

Se você estiver viajando em família, isto é, com cônjuge, filhos, pais entre outros, quando chegar a sua vez no atendimento, você e sua família podem se dirigir ao mesmo balcão. Agora, se você estiver viajando com amigos, cada um precisa esperar a sua vez para ser atendido.

Minha experiência

Eu viajo com meus filhos desde pequenos. Cada vez que eu estava em uma fila, o coração quase saía pela boca. Eles ficavam passando por debaixo daquelas faixas que organizam as filas, mas eu tentava manter calma e trazer os pequenos para perto.

Já no balcão de entrevistas, poucas não foram as vezes que na hora de entregar o passaporte e mostrar a criança, eu me virava e… onde estavam as crianças? Ah, eles estavam correndo pelos corredores… Os agentes foram muito pacientes conosco e nunca nos colocaram no voo seguinte para retornarmos ao nosso país (ufa!)

10 – Se você não souber o idioma do país, explique, pausadamente no seu idioma

Primeiramente, nada de entrar em pânico por não saber o idioma. Explique, pausadamente que você não entende aquela língua. Se possível, aprenda essa frase no idioma que precisa.

Outra estratégia que você pode adotar é tentar escrever uma carta no idioma do país para onde vai, esclarecendo seu objetivo lá.

Ainda, se o agente não conseguir se comunicar com você, não se preocupe que eles vão providenciar algum tradutor para ajudar.

Uma outra situação que pode ocorrer é levarem você para a temida “salinha”. Se isso acontecer, permaneça em paz! Isso não significa que você voltará ao seu país de origem no próximo voo.

No entanto, é claro que essas salas são reservadas para as pessoas que os agentes têm dúvidas quanto aos objetivos. Mas, eles podem levar você para lá para conversar com o tradutor também porque alguma resposta sua não ficou muito clara para o agente da imigração.

Finalmente, mantenha a calma! Seus documentos são legítimos e você só precisa explicar e mostrar a papelada, quando solicitarem, corroborando tudo o que você alega.

Eu nunca passei por isso, mas uma amiga sim. Ela foi a sorteada e, como dizem, foi “a bola da vez”! Não se esqueça que, por questões de segurança, você pode ter sido a pessoa sorteada para ir para a salinha. A cada X pessoas que passam pela imigração, uma vai para a salinha, por amostragem.

Minha filha, que é criança, já foi sorteada para passar pela inspeção no scanner e tudo bem! Era só rotina mesmo.

De qualquer forma, repito pela milésima vez, mantenha a calma! Vai dar tudo certo e sua viagem será linda!

Conclusão

Seguindo estas orientações você vai passar pela imigração e verá a porta se abrindo para seu sucesso!

Aproveite para compartilhar este post com os amigos que vão viajar e precisam de ajuda. 😉

 

Organize sua viagem aqui!

Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉

🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com

🚘 Aluguel de carroRentCars

🗼 Passeios com descontosCivitatis

🌎 Seguro viagemReal Seguro Viagem

🏷️ Produtos em geralAmazon

📶 Chip InternacionalAmerica Chip

🏧 Transferência InternacionalWise

✈️ Passagens aéreas com descontoVai de Promo

🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato

🛫 Guias locais, experiênciasiFriend

Boa viagem! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também:

Menu