Um passeio inesquecível pelo Aterro do Flamengo
Se você quer um dia perfeito, com paisagens belíssimas, misturando montanha e mar, o Rio de Janeiro é esse lugar (rimou!).
E nada melhor que passar um dia tranquilo, relaxando entre parques, mar e uma vista maravilhosa, que só a cidade do Rio de Janeiro pode proporcionar e, hoje eu trouxe um roteiro top para você que quer aproveitar um pedacinho da Cidade Maravilhosa em 1 dia.
Leia também: “Roteiro de 1 dia: O que fazer na zona portuária do Rio de Janeiro?“
Um pouquinho de história
O Aterro do Flamengo tem o nome de “aterro” porque essa área foi, literalmente, aterrada ao longo dos anos.
Desta forma, o mar que chegava até onde era o antigo Hotel Glória, na Rua do Russel, foi sendo aterrado para dar vida ao Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, que é o nome verdadeiro do Parque do Flamengo.
Assim, o parque se estende desde o Aeroporto Santos Dumont até a o começo da praia de Botafogo.
Passeios pelo Rio de Janeiro com nossa parceira Civitatis.
É seguro caminhar no Aterro do Flamengo?

Falar sobre segurança em grandes cidades é algo delicado, pois toda grande cidade vai ter algum grau de insegurança, mas, no geral, o Aterro não é um lugar perigoso e as orientações são as mesmas de outras grandes cidades do mundo.
Por isso, evite andar com dinheiro e tenha apenas uma quantia para comprar pequenos lanches na rua, dar gorjetas ou algo assim.
Ainda, evite andar com seu celular na mão, e isso não só no Rio de Janeiro. Quando estive em Londres, me avisaram de ciclistas que passam e levam os celulares dos desavisados.
Enfim, um pouco de precaução não faz mal! É só tomar alguns cuidados e aproveitar o passeio, porque o Rio de Janeiro, realmente, continua lindo!
Você vai gostar de ler: “O Rio de Janeiro visto de cima – voo de helicóptero“
Roteiro de 1 dia a pé:
Esse roteiro você pode fazer começando cedo, para aproveitar cada momento e tem cerca de 4,5 km. No entanto, garanto que é bem tranquilo de se fazer, porque o que não falta é sombra e água fresca do mar para você se refrescar, caso o dia esteja ensolarado.
Seu seguro viagem com 9% de desconto usando o cupom PRATICANDOVIAGEM.
MAM (Museu de Arte Moderna)

O MAM foi fundado em 1948 e possui uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina. O seu acervo conta com mais de 16 mil obras.
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.
Aproveite e adquira já suas passagens aéreas com preços imperdíveis para conhecer a Cidade Maravilhosa.
Monumento aos Pracinhas (Museu e Mausoléu)
Saindo do MAM, seguiremos para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, também conhecido como “Monumento aos Pracinhas”.
Primeiramente, este monumento foi inaugurado em 05 de agosto de 1960, e foi idealizado pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, que foi comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Neste sentido, este monumento foi construído para receber os restos mortais dos soldados brasileiros mortos na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial e o próprio Marechal deixou registrado que “Eu os levei para o sacrifício; cabia-me trazê-los de volta para receber as honras e as glórias de todos os brasileiros…”.
Finalmente, o Monumento aos Pracinhas é composto por 3 partes:
A Plataforma Elevada

Tirei essa foto ao nascer do sol!
Nessa plataforma ficam o Pórtico Monumental, que tem 31m de altura e foi o primeiro lugar no país onde utilizaram o concreto aparente, que é uma técnica em que o concreto fica em seu estado original para preservar ao máximo as características do material, sem receber qualquer tipo de revestimento.
Ainda, ali você vai encontrar uma escultura metalizada, em homenagem à Força Aérea Brasileira; uma escultura de 5m, representando as três Forças Armadas e, uma pirâmide, onde se encontram as informações referentes à obra.
O Mausoléu

O mausoléu é a razão de este monumento existir. Ali estão sepultados 466 militares brasileiro, que morreram na Itália.
O Museu

No museu estão expostas peças que foram utilizadas pelos militares brasileiros, bem como materiais que pertenceram aos militares alemães.
Minha experiência
É bem difícil descrever a sensação de estar em um lugar que guarda tantas memórias de tempos difíceis, que assolaram a humanidade e, se você estiver passando por momentos complicados, eu oriento você a não entrar no museu e apenas visitar o exterior do monumento, que tem uma vista lindíssima do mar.
Neste sentido, estar ali e ver peças de roupas, cartas, objetos pessoais de pessoas que morreram, lutando pela liberdade, é bem chocante, mas também traz a sensação de que a liberdade não tem preço e, manter a memória daqueles que lutaram por ela, é mais que um dever.
Ainda, a verdade é que precisamos nos lembrar do que aconteceu, para que não se repita, portanto, mesmo sendo uma parte triste da História da Humanidade, vale muito a pena a visita.
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 75 – Glória, Rio de Janeiro.
Leia também: “Os tesouros literários do Real Gabinete Português de Leitura“
Aterro do Flamengo

Esse parque, que começa perto do aeroporto Santos Dumont e, que vai até Botafogo, foi construído sobre aterros na Baía de Guanabara, e teve seu projeto paisagístico realizado por Roberto Burle Marx, que foi um grande paisagista reconhecido internacionalmente.
Além disso, você vai encontrar inúmeras espécies nativas, que atraem aves, fazendo o ambiente ficar mais agradável ainda.
E, para os amantes de bicicleta, o parque conta com uma ciclovia que liga o Centro da Cidade à Zona Sul, portanto, tenha a certeza de que passear por ali é estar no meio da cidade, e não perder o contato com a natureza.
Enfim, o que não falta é opção de lazer nesse parque, pois além da ciclovia, existem várias quadras e você ainda pode passear com seu pet e fazer piquenique, então, é só usar a criatividade e se divertir!
Não deixe de ler: “14 acessórios de viagem indispensáveis na sua bagagem“
Marina da Glória

Além da vista, que é linda, o local sedia vários eventos e você também vai encontrar restaurantes no entorno. Ainda, se você quiser fazer um passeio de barco, certamente ali é o local perfeito!
Desta forma, a Marina da Glória é aquele lugar que você chega e não quer mais sair. Imagina estar em um local com vista para o mar, o Pão de Açúcar e o Corcovado. Além disso, nos dias mais quentes, sentir a brisa do mar batendo no seu rosto é uma delícia!
O local possui estacionamento próprio, que não é barato, é claro, mas se você está apenas visitando e não vai colocar o carro ali todos os dias, é uma opção.
Leia também: “10 maneiras de encarar seus perrengues de viagem – Confira!“
Praia da Glória

Saindo da Marina da Glória você anda um pouquinho e chega à Praia da Glória. Essa prainha é o máximo! A faixa de areia é pequena, mas o local é muito aconchegante e oferece vista privilegiada do Pão de Açúcar.
De fato, dá vontade de passar o dia ali, contemplando os aviões descendo em direção ao aeroporto Santos Dumont. E se você está com crianças, os pequenos vão adorar, pois as águas dessa praia são tranquilas.
A praia é própria para banho?
Sim! Hoje em dia ela está própria e merece ser visitada, mas há alguns anos, a praia era imprópria para banho. No entanto, investimentos em saneamento básico foram feitos para que a população pudesse ter de volta essa prainha charmosa e aconchegante.
Enfim, eu adoro essa praia e ela fica em frente a um dos cartões postais do Rio de Janeiro.
Veja também: “11 passos para planejar uma viagem por conta própria“
Outeiro da Glória

A Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, ou apenas Igreja da Glória, foi inaugurada em 1739 é um dos maiores patrimônios da arquitetura colonial religiosa do Brasil.
Seja como for, por estar e um ponto bem alto, ela fica visível de várias partes do Flamengo e dos arredores. Eu mesma tenho fotos da igreja de vários ângulos!
Ainda, essa igreja tem uma planta poligonal em estilo barroco. É linda!
Endereço: Praça Nossa Senhora da Glória, 135/204, Glória, Rio de Janeiro.
Você vai gostar: “Como criar um roteiro de viagem dia a dia“
Monumento a Estácio de Sá

Esse monumento é uma homenagem ao militar português Estácio de Sá, que fundou a cidade do Rio de Janeiro em 1565.
Ainda, essa pirâmide foi projetada por Lúcio Costa, o mesmo arquiteto e urbanista que projetou o plano-piloto de Brasília e cada um dos seus três lados apontam para um local importante do Rio, que são: o Marco Zero, na Praia de Fora; a região onde ficava o Morro do Castelo e a Praia de Botafogo, para onde o Rio se expandiu.
Neste sentido, este local é ideal para tirar fotos, pois você vai ficar frente a frente com o Pão de Açúcar. Vista privilegiada!
Enseada de Botafogo

E termine seu dia na Enseada de Botafogo, curtindo a vista com as embarcações e o Pão de Açúcar. Você já deve ter visto cartões postais com a foto deste lugar. É simplesmente maravilhoso!
E se bater a fome, não se preocupe! Ali no entorno você vai encontrar muitos restaurantes, entre eles a Churrascaria Fogo de Chão (famosa e cara!) e o Pub Big Bem.
Ainda, você pode aproveitar para conhecer o Botafogo Praia Shopping e o Shopping Rio Sul, que além de inúmeras lojas, tem vários restaurantes e cafés para todos os gostos.
Bem, espero que este roteiro possa lhe ajudar a viver um pouquinho do clima carioca.
Até!
Organize sua viagem aqui!
Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉
🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com
🚘 Aluguel de carro – RentCars
🗼 Passeios com descontos – Civitatis
🌎 Seguro viagem – Real Seguro Viagem
🏷️ Produtos em geral – Amazon
📶 Chip Internacional – Simpremium
🏧 Transferência Internacional – Wise
✈️ Passagens aéreas com desconto – Vai de Promo
🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato
🛫 Guias locais, experiências – iFriend
Boa viagem! 😉




