Saquarema – Lugar de ser feliz e amar!
Saquarema é um município que fica localizado na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e a cidade é conhecida como a capital brasileira do surfe.
Ainda, é na praia de Itaúna onde se reúnem os astros do surfe para campeonatos nacionais e internacionais, mas Saquarema não é lugar apenas para quem aprecia o surfe, mas também lugar de quem quer desacelerar, aproveitar a natureza, assistir um belo pôr do sol e relaxar nas praias de areias branquinhas.
Não é à toa que o slogan da cidade é “Lugar de ser feliz e amar”.
E aí? Gostou? Então, venha comigo que eu vou mostrar para você o que fazer em Saquarema.
Roteiro de 1, 2 ou 3 dias:
Dia 1
Praia
Que tal começar seu dia na praia? E o que não falta é praia em Saquarema, pois ali você encontra praia de oceano e praia de lagoa. Nesse primeiro dia, não deixe de escolher uma (ou todas!) e relaxe!
Atenção: Em Saquarema a maior parte das praias tem mar agitado, pois não é à toa que a cidade é a capital nacional do surfe.
Eu gosto muito de relaxar caminhando, por isso, uma boa ideia é você ficar um pouco em uma praia e, depois, caminhar um pouquinho e partir para outra. Algumas ficam bem pertinho, portanto, a caminhada nem é tão longa assim.
Mas, vamos falar sobre cada uma e você poderá escolher, combinado? 😉
Você vai gostar de ler: “Roteiro de 1 dia: O que fazer na zona portuária do Rio de Janeiro?”
Praia de Itaúna

É na praia de Itaúna (ao fundo, na foto), que os campeonatos de surfe acontecem e, além do show dos surfistas na água, durante o campeonato ocorrem vários eventos ao longo do dia, como apresentação da Esquadrilha da Fumaça Civil, treinos funcionais na areia, festival de música Sun, Sound & Soul, entre outros.
E quando não tem campeonato de surfe, a praia é ideal para que quer ouvir o barulho do mar. Neste sentido, são ondas de até 3m de altura que hipnotizam, mas apesar de as ondas serem altas, se você ficar na beirada da água, não vai correr perigo. Fica a dica! 🙂
Leia também: “O Rio de Janeiro visto de cima – voo de helicóptero“
Praia da Barrinha

Saindo da praia de Itaúna, você chega à praia da Barrinha (ao fundo, na foto) em 10 minutos de caminhada e essa praia é perfeita para quem está com crianças, pois tem partes bem rasinhas e águas tranquilas (raridade!).
A praia da Barrinha fica no fim da lagoa de Saquarema, onde a lagoa encontra o mar, pertinho da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth.
No entanto, a faixa de areia é pequena e, no verão, é super disputada, por isso, quando eu vou, chego muito cedo, por volta das 7h30min da manhã para conseguir estacionar e pegar um bom lugar na areia. E, acredite, quando eu digo que lota, quero dizer que lota mesmo!
Infraestrutura
Em alta temporada algumas tendas são montadas na praia e você nem precisa sair da areia para comer, pois os vendedores levam a comida até você, mas não se preocupe porque ali tem um ou outro restaurante que vai lhe atender, caso os ambulantes não estejam por ali.
Atrações para as crianças
No período de alta temporada, os comerciantes oferecem várias opções de atrações para os pequenos, como aluguel de bola inflável e venda de brinquedos para usar na água.
Veja também: “Os tesouros literários do Real Gabinete Português de Leitura“
Prainha

Saindo da Barrinha, você chegará à Prainha. De carro é rapidinho, caminhando você vai levar uns 15 min. A vantagem de ir caminhando é que você vai passar pela ponte de Saquarema, que no Natal fica toda enfeitada.

A Prainha, apesar de só ter 100m de extensão, ali as águas são bem agitadas e, tem dia que está tão agitada, que é melhor nem tentar colocar o pé no mar.
Eu gosto de ir ali à noite, no verão, para relaxar, pois bate um vento maravilhoso, que a gente chega até sentir frio! E se você precisar comer alguma coisa, tem vários restaurantes e sorveterias ali perto.
Leia também: “Explore a Beleza da Serra do Vulcão até a Rampa de Voo Livre“
Praia da Vila
E logo ao lado da Prainha fica a praia da Vila, que também é conhecida como praia de Saquarema. O mar é agitado também, mas a infraestrutura é boa, pois conta com quiosques, além dos restaurantes que ficam nas proximidades da praia.
Ainda, eventualmente acontece uma feirinha no “calçadão”, com venda de artesanatos, biquínis entre outros produtos.
Praia de Vilatur
Embora eu não tenha passado um dia nessa praia, eu a conheço. Eu acabo escolhendo a praia de Itaúna, Barrinha ou Lagoa de Saquarema para relaxar, pois a praia de Vilatur é mais afastada do centro de Saquarema.
A principal característica dessa praia é que ela é mais tranquila, por razões óbvias: Não fica no fervo!
Boqueirão
Não incluí a praia do Boqueirão no primeiro dia roteiro e explicarei mais adiante o porquê.
Você vai se interessar: “11 passos para planejar uma viagem por conta própria“
Centro
Depois de curtir um pouco as praias, dê uma volta no centrinho de Saquarema. Vale a pena! Ali existem restaurantes, pizzarias, sorveterias e ainda você vai encontrar uma infinidade de guloseimas para provar.
Praça Antenor de Oliveira (Praça do Canhão)
Essa praça é pequena, mas bem aconchegante, sendo bem badalada à noite, pois no entorno existem várias pizzarias e restaurantes. Ali pertinho tem uma pista de skate para a garotada aproveitar muito!
Praça Oscar de Macedo (Feira de Artesanato)
É nessa praça que os artesãos expõem seus trabalhos e, nos fins de semana sempre tem uma feirinha, cheia de novidades.
Praça Casa da Pedra
Essa praça, totalmente revitalizada, tem uma bela vista da igreja do morro, além de espaços instagramáveis.
Igreja de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema

Essa igreja é o cartão postal da cidade e daqui você tem a melhor vista 360º de Saquarema. A paisagem é simplesmente maravilhosa! Para mim não existe lugar melhor para assistir ao pôr do sol. É um espetáculo que realmente merece aplausos!
A igreja foi construída em 1620 e já passou por inúmeras reformas, sem perder a sua essência, e foi dedicada à Nossa Senhora de Nazareth, que é a padroeira da cidade.
Ao lado da igreja tem um cemitério, que possui uma vista bem bonita e por isso é muito visitado também. Contornando a igreja e descendo um pouco, você verá a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Ah, ali tem um letreiro “EU AMO SAQUAREMA”. Bom para uma foto, não acha?
Mirante Morro da Cruz

Esse mirante tem uma vista incrível da Lagoa de Saquarema. Ali tem uma placa “Eu Amo Saquarema” que é bem disputada para fotos.
A dica é: Ele está sempre aberto e é gratuito. Se puder, vá assistir ao pôr do sol. Você não vai se arrepender!
Lagoa de Saquarema
Tem gente que não gosta de praia de lagoa por causa daquele “barrinho” que fica no fundo, enquanto a maré não sobe, mas eu amo!
O local é cheio de árvores e você nem precisa levar guarda sol, bastando escolher um cantinho e se esticar, mas cuidado com as formigas! Tenha certeza de que você não está em cima de um formigueiro. Experiência própria!
Dia 2
Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada (Museu do Sambaqui da Beirada)

Esse sítio arqueológico foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e está em excelente estado de conservação. Mas por que visitar um sítio arqueológico? E, o que é um sambaqui?
Bem, um sambaqui é uma formação constituída de ossos de animais, conchas, restos de fogueira entre outros restos, inclusive ossos humanos, que formam grandes montões e, visitá-los é aprender um pouco como era a vida e os costumes dos povos que habitavam aquele lugar.
E, neste sentido, o Sambaqui da Beirada está devidamente preservado. Ali, foram encontrados três esqueletos e o mais antigo tem cerca de 4. 520 anos! Com certeza, vale a visita, não acha?
A entrada é gratuita e funciona às quartas, quintas e sextas, das 13h às 16h e, aos sábados e domingos, das 9h às 16h. O telefone para contato é (22) 2651-9413.
Para quem vai de ônibus, basta pegar o ônibus da viação Rio Lagos, sentido Jaconé, e descer perto do CIEP Barra Nova. Endereço: Rua do Sambaqui da Beirada, R. Carlos Lacerda, s/n – Saquarema, RJ.
Praia do Boqueirão

Finalmente, vamos falar da praia do Boqueirão. Ela fica a cerca de 3km de distância do centro, perto do Centro de Desenvolvimento de Voleibol, por isso incluí aqui, neste segundo dia.
A praia do Boqueirão, nada mais é, que uma extensão da praia da Vila. Atravessando a rua, você encontra alguns bares e restaurantes por perto.
Depois da praia do Boqueirão, na mesma extensão, fica a praia de Barra Nova, depois Laje de Manitiba e, na sequência, Jaconé.
Centro de Desenvolvimento de Voleibol
A cerca de 2,5km da praia do Boqueirão está o CDV. E quem disse que Saquarema só é a terra do surfe? Nada disso! A cidade é terra do voleibol também!
Você pode agendar, gratuitamente, uma visita guiada pelo CDV, entrando em contato pelo telefone (21) 96808-9259 ou enviando um e-mail para recepcaocdv@volei.org.br para agendamento prévio.
As visitas guiadas acontecem de terça até quinta, entre 9h e 11h e das 14h às 16h. Às segundas, sextas, sábados, domingos e feriados não tem visitação. Endereço: Av. Min. Salgado Filho, 7000 – Barra Nova, Saquarema, RJ.
Dia 3
No seu terceiro dia você pode escolher fazer uma trilha ou relaxar nas águas congelantes e refrescantes de uma cachoeira. Além disso, se você tiver um espírito mais aventureiro, você poderá saltar de parapente, aproveitando uma vista linda!
No entanto, se seu espírito aventureiro não for tão aguçado, escolha uma praia e seja feliz! 😉
Fazer uma trilha

Saquarema tem várias opções de trilhas, com trajetos mais difíceis ou mais tranquilos, mas você precisa avaliar seu condicionamento físico antes de embarcar em uma aventura dessas.
Neste sentido, eu fiz duas trilhas em Saquarema, sendo uma saindo da Serra de Matogrosso, para a rampa de voo livre sul e, a outra, saindo do Tingui, para a rampa de voo livre norte. Nesta, havia um balanço do infinito, mas estava quebrado. ☹
Veja como foi minha experiência lendo os posts, e já se prepare para sua aventura!
Cachoeira do Roncador
Local ideal para se refrescar no calor. Dá para ir de carro, mas uma parte do caminho tem que ser feita a pé.
A dica é: Vá de tênis, pois em algumas partes o terreno é escorregadio e não se esqueça do repelente.
Ah, outra informação importante: ali a internet não pega.
Saltar de parapente

Bem, confesso que, hoje, não sei se eu teria coragem de me aventurar saltando de parapente. Tenho até vontade, mas acho que vai ficar só campo da vontade mesmo (rsrs)!
De qualquer forma, saltar de parapente é algo bem emocionante e no Mirante da Serra você ainda vai apreciar uma vista de tirar o fôlego!
O QG do Voo Livre é o ponto de onde os aventureiros costumam partir, portanto, vale a pena entrar em contato para ver valores e como saltar, pois, tudo vai depender das condições climáticas, afinal, a segurança vem em primeiro lugar.
O que mais eu posso fazer?
Se você tiver mais dias na cidade, aproveite para conhecer a orla da praia de Jaconé. Ali você encontra lugar para estacionar e o calçadão é excelente para caminhadas, além, claro, de você poder aproveitar o dia na praia.

Quanto à infraestrutura, não se preocupe! O local é bem servido de bares e restaurantes.
Espero que você estas informações te ajudem a aproveitar o que Saquarema tem de melhor. 😊
Abraços e até o próximo post!
Organize sua viagem aqui!
Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉
🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com
🚘 Aluguel de carro – RentCars
🗼 Passeios com descontos – Civitatis
🌎 Seguro viagem – Real Seguro Viagem
🏷️ Produtos em geral – Amazon
📶 Chip Internacional – Simpremium
🏧 Transferência Internacional – Wise
✈️ Passagens aéreas com desconto – Vai de Promo
🛫 Guias locais, experiências – iFriend
Boa viagem! 😉








