Guia para quem vai visitar os parques em Orlando pela primeira vez

Visitar qualquer lugar pela primeira vez é um desafio, pois as dúvidas surgem e é necessário estudar bem o local para conseguir aproveitar ao máximo e, com Orlando não é diferente.
Neste sentido, conhecer a magia dos parques (Disney, Universal…) é o sonho de muita gente e só de organizar a viagem a gente já começa a viajar, no entanto, conseguir escolher um ou quais parques visitar é um trabalho árduo!
Por isso, antes de visitar os parques em Orlando, primeiro você deve se preparar bem e entender como eles funcionam para que sua visita seja realmente mágica!
Você vai gostar de ler: “10 maneiras de encarar seus perrengues de viagem – Confira!“
Lista dos parques em Orlando
Para facilitar, separei os parques de Orlando por blocos, mas fique sabendo que Orlando é lotada de outros parques pequenos e, que para os saudosos de brinquedos “raiz”, vale a pena separar ao menos a metade de um dia para fazer uma visita a um ou dois deles.
Parques da Disney
Magic Kingdom
Epcot
Disney’s Hollywood Studios
Disney’s Animal Kingdom
Typhoon Lagoon
Blizzard Beach
Parques da Universal
Universal Studios Florida
Universal’s Islands of Adventure
Universal’s Volcano Bay
Universal Epic Universe
Parques do SeaWorld
SeaWorld
Busch Gardens
Discovery Cove
Aquatica
Parques diversos
Legoland
Kennedy Space Center
Como escolher um parque?

Oh, dúvida cruel! Vontade de conhecer todos os parques a gente tem, mas isso demanda muito tempo, dinheiro e disposição, pois a caminhada dentro dos parques é intensa.
Primeiramente, avalie quais são os seus interesses, uma vez que cada parque tem um tema. Neste sentido, pense o seguinte: você é fã das princesas da Disney e não vê a hora de estar frente a frente com o castelo encantado? Você ama os filmes da Disney com animais e adoraria viver um dia nesse mundo encantado?
Ao responder essas perguntas, você vai começar a selecionar qual parque deseja visitar. Portanto, veja quais são suas prioridades, pois todos os parques oferecem brinquedos infantis, radicais, tecnológicos e “normais”, para aqueles que fogem de aventuras.
Não se esqueça da sua conta internacional. Abra agora mesmo!
Qual a dinâmica para percorrer os parques?
Quando eu visitei os parques da Disney e Universal, em Orlando, no início, quando eu estava fazendo o planejamento, a minha maior dificuldade foi me localizar dentro daquele mundo.
Primeiramente eu não sabia como percorrer o parque para economizar tempo, mas depois que conferi o mapa, tudo ficou mais claro.
Os parques foram feitos de forma que se você seguir circulando (digo, seguir neste sentido), você consegue ver todas as atrações. O importante é saber por onde você deve começar, mas falaremos sobre isso mais adiante.
Portanto, não se desespere e olhe o mapa. Ainda, os parques são grandes, mas não são gigantes e eles estão organizados por “áreas temáticas”. Por exemplo, o Magic Kingdom tem a Tomorrowland, com tema futurista e atrações com este tema; já a área Adventureland, tem atrações como Os Piratas do Caribe e Jungle Cruise.
Enfim, é fato que você não vai querer entrar em todos os brinquedos, porque se você não gosta de montanha russa, por exemplo, nessa atração você vai, no máximo, fotografar e seguir adiante.
Não deixe as passagens aéreas para a última hora.
Dicas para sua visita aos parques
1 – Escolha os parques que deseja visitar e compre seus ingressos
Primeiramente, faça a escolha dos parques e adquira seus ingressos. Quem compra com antecedência consegue pegar promoções, portanto, fique de olho!
Além disso, existem diferentes tipos de ingressos para os parques da Disney e para os parques da Universal e, desta forma, quando você compra o combo, existem benefícios.
2 – Baixe o app dos parques que você vai visitar
Os parques da Disney e Universal contam com apps próprios, nos quais você consegue cadastrar seus ingressos e registrar a pessoas que estão no seu grupo.
Para os parques da Disney, baixe o “My Disney Experience”. Para os da Universal, baixe o “Universal Orlando Resort”.
Do mesmo modo, é por ali que você consegue entrar em filas virtuais de algumas atrações, você pede comida, agenda almoço, adquire fura filas, compra pacote fotos, entre outras coisas. Enfim, não dá para ficar sem ele.
E para não ficar sem internet adquira seu chip internacional aqui e, usando o cupom “PATRICIAPRATICANDOVIAGEM” você ganha 20% de desconto!
E a dica é: Comprou os ingressos? Então, já baixe o aplicativo e comece a explorá-lo.
Leia também: “Como viajar para o exterior sem falar inglês?“
3 – Planeje seu dia no app dos parques e acompanhe o tempo das filas
Após fazer o seu cadastro no app e registrar o seu ingresso e os das demais pessoas do seu grupo, escolha as atrações que você deseja explorar. Depois de marcar todas, o aplicativo vai fazer um roteiro para você, mostrando qual deve ser visitada primeiro.
Igualmente, você poderá pedir almoço, fazer reservas nos restaurantes mais procurados e acompanhar seu pedido pelo app.
E faça seu seguro viagem usando o cupom “PRATICANDOVIAGEM” e garanta 9% de desconto!
Tem fila nos brinquedos?!?
O aplicativo vai considerar o tempo das filas e, tem fila sim! Neste sentido, algumas filas levam até 1h30min! Mas, claro que existe uma infinidade de fatores que influenciam essas filas: Período de férias escolares, fins de semana (sextas, sábados e domingos), feriados nos EUA, alta temporada, entre outros.
Portanto, lembre-se de que as famílias americanas também visitam os parques, então, verifique se o período que você pretende conhecer os parques está dentro do período de lotação, e prepare-se para pegar filas longas nas principais atrações.
Leia também: “O que fazer no Porto: Roteiro completo de 1 dia“
4 – Chegue cedo e vá para a atração mais concorrida

Chegar cedo significa “chegue antes de o parque abrir”. Por isso, se o parque abre às 8h, você deve estar nos portões às 7h50min. Se você for de carro, precisa chegar pelo menos 30 ou 40 min antes, uma vez que você vai ter de parar no estacionamento e andar, ou pegar um transporte até a entrada do parque.
E esse aqui é o pulo do gato: ir direto para as atrações mais concorridas. Ainda que esta atração esteja em um ponto mais distante do parque, vale a pena começar por ela, pois, ao longo do dia, as filas só pioram.
Desse modo, ainda que você entre assim que os portões abrirem, certamente já haverá pessoas nas filas, pois os hóspedes dos hotéis da Disney podem entrar antes dos parques abrirem.
Leia também: “11 passos para planejar uma viagem por conta própria“
5 – Leve protetor solar mesmo durante o inverno
Pode parecer exagero, mas não é. Mesmo nos dias de inverno, faz sol, ainda que nem sempre esteja calor, mas aquele solzinho queima! Por isso, leve seu protetor solar e use sem moderação.
6 – Os parques têm bebedouros, então leve uma garrafa de plástico
Para economizar nos parques leve sua garrafinha, mas só pode garrafa de plástico, por questões de segurança.
Do mesmo modo, existem vários bebedouros espalhados pelos parques e, geralmente perto dos banheiros você encontra um, mas não se preocupe, são muitos e você não tem como errar.
7 – Use calçados confortáveis pois você vai caminhar cerca de 15 km em um dia

Apesar de os parques não serem gigantes, você vai caminhar muito! Tem filas que dão a volta ao mundo e você não tem como se sentar, vai ficar em pé mesmo!
Além disso, você acaba andando muito, pois por exemplo, na hora do almoço você está em uma ponta do parque e se dirige para outra, ou a atração que está perto de você está com 1h de fila, enquanto uma de seu interesse está com apenas 15 min, e você anda até lá.
Desta forma, no fim do dia, você já andou uns 15 km sem perceber, por isso, não abandono o conforto dos meus tênis. 😉
Não deixe de ler: “Veja estas 10 dicas para passar pela imigração sem aperto!“
8 – Leve lanches leves, pois as filas podem estar enormes e você vai sentir fome
Levar lanches é uma excelente ideia, pois durante as longas esperas, se bater a vontade de comer, você não vai passar aperto, além de ser uma excelente forma de economizar um pouquinho!
9 – Evite colocar parques no seu roteiro todos os dias
Vai por mim, se você fez um parque em um dia, e no dia seguinte colocou outro parque, deixe o terceiro dia livre, pois a maratona é árdua, principalmente se você estiver com crianças.
No entanto, se você é do tipo de pessoa que está acostumada a fazer muito exercício e tem muita resistência, fique à vontade, mas tenho certeza de que você vai acabar não aproveitando ao máximo sua experiência.
A dica é: Coloque, no máximo, uma sequência de 2 parques e deixe um dia livre para compras, descanso ou para conhecer algum outro atrativo em Orlando.
10 – Os parques não fecham nos dias de chuva

É isso mesmo, os parques não fecham nem nos dias de chuva! Eu fui ao Disney’s Hollywood Studios em um dia chuvoso, fazia um frio tremendo, mas o parque estava lá, funcionando a todo vapor!
Ainda, foi o dia que eu peguei as menores filas, uma vez que o mal tempo assustou muita gente. Como resultado, consegui ir em atrações que eu nem tinha planejado! Até na “xícara maluca”, que é um brinquedo infantil, eu fui!
Você vai gostar de ler: “Os maiores medos dos viajantes – Aprenda a lidar com eles“
11 – Os parques não são só brinquedos

Para viver a experiência completa de um parque, você precisa ver um desfile, tirar fotos com um dos icônicos personagens, e respirar a atmosfera da fantasia.
Ainda que você queira ir à maior parte dos brinquedos, não deixe de assistir a um show de queima de fogos, a um desfile de personagens ou comer em um restaurante temático, pois vale muito a pena.
Do mesmo modo, os parques oferecem eventos temáticos, de acordo com a época do ano, como por exemplo, festas de Halloween, em outubro e celebrações de Natal em dezembro.
Quanto aos restaurantes temáticos, reserve cm bastante antecedência, pois as vagas esgotam rápido.
12 – Orlando não é só parque

Eis que Orlando não é só parque mesmo, apesar de ser lotada deles.
A cidade oferece várias outras atrações, além dos parques, como parques naturais, a Old Town, onde parece que você está nos anos 80, shoppings e centros e compras, que fazem a alegria dos turistas. Além disso, existem algumas praias próximas, que valem a pena a visita.
13 – Dá para visitar 2 parques em um dia?
Então, até dá, mas acho que não vale a pena. Se você só tem um dia e quer muito fazer isso, acorde bem cedo, escolha um parque, fique até umas 13h e vá para o outro e, dê preferência para ir ao que fecha mais tarde por último.
No entanto, depois de ter “’maratonado” quatro parques da Disney e três da Universal, por experiência própria, posso dizer que eu iria preferir aproveitar ao máximo um parque, do que não aproveitar nem um nem outro.
Acima de tudo, a escolha é de cada um e a gente conta aqui a experiência que viveu para poder ajudar os viajantes, certo? Se vai te fazer feliz fazer dois parques em um dia, faça e aproveite bastante!
Finalmente espero que sua viagem seja fantástica! Boa viagem! 😉
Organize sua viagem aqui!
Nossos parceiros têm a solução perfeita para suas viagens! E sabe o que é legal, também? É que cada vez que você fecha o serviço usando estes links, o blog recebe uma comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a se manter, mas não se preocupe, pois você não pagará um centavo a mais por isso. 😉
🏨 Hospedagem (hotéis, apartamentos, casas) – Booking.com
🚘 Aluguel de carro – RentCars
🗼 Passeios com descontos – Civitatis
🌎 Seguro viagem – Real Seguro Viagem
🏷️ Produtos em geral – Amazon
📶 Chip Internacional – Simpremium
🏧 Transferência Internacional – Wise
✈️ Passagens aéreas com desconto – Vai de Promo
🗺️ Viajar Barato (pacotes com descontos) – Viajar Barato
🛫 Guias locais, experiências – iFriend
Boa viagem! 😉



